Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Saúde é o que interessa...

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde.

Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de saúde

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

A mídia geralmente orienta as pessoas sobre os benefícios que a prática regular de atividade física pode oferecer.

Segundo Matsudo (1998), apenas 30 minutos diários de atividades físicas podem representar o limiar para a população em geral adquirir o passaporte para a saúde. De acordo com essa visão só não é saudável quem não quer, pois pouco tempo de atividade física diária seriam suficientes para adquirir os possíveis benefícios para quem quer aderir a esse movimento.

Professor! Converse com os estudantes de sua turma e pergunte a eles quanto tempo diário de atividades físicas eles praticam? E seus familiares?

Problematização

Será que as pessoas que levantam às 6 horas da manhã, enfrentam uma hora e meia de ônibus, trabalham mais de 8 horas diárias, retornam para suas casas dão conta dos afazeres domésticos e dos filhos, precisam fazer atividade física? Será que podemos considerá-los sedentários?

Questione seus alunos: Vocês se consideram sendentários ou não?

undefined

Sugerimos que coloque esta imagem para apreciação dos alunos. Esta no WORD PRESS. Dispinível em: http://aqueleeoutro.files.wordpress.com/2009/02/cansado2.jpg acessada em 16/09/2009.

Instrumentalização

Para que nosso corpo esteja bem, é necessário que façamos escolhas que atendam aos nossos interesses, sejam prazerosas, sejam cotidianas e possibilitem a relação das relações sociais.

undefined

TERRA.COM. Disponível em: http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/60/beleza-x-saude-60-198.jpg acessada em 16/09/2009

ATIVIDADE 1

- Analisando as imagens apresentadas, podemos dizer que o corpo dos personagens podem ser considerados sedentários?

- Por que a maioria das imagens veiculadas pelas mídias apresentam somente pessoas consideradas bonitas pela classe dominante, geralmente magros e com um padrão de beleza de modelos?

- Peça para que cada aluno dê sua opinião sobre o que é ter saúde?

- Você tem saúde? Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.

- Pesquise sobre a expectativa de vida há 30 anos e como está hoje.

- Quais eram as principais causas de morte e quais são atualmente?

- No seu município, existem maneiras diversificadas de práticas esportivas oferecidas pelas políticas públicas? Práticas estas que atendam a população como um todo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos)?

Para o senso comum, atividade física, esporte e exercícios físicos são sinônimo de saúde.

Mas, você sabe de onde vem essa associação?

Essa associação entre prática regu lar de atividade físic a e a saúde vem desde a Antiguidade, podemos usar como exemplo a f rase grega: "Mens sana in corpore sano", que significa "Mente sã em corpo são".

ATIVIDADE 2

Vamos realizar um debate com nossos alunos podendo dar ênfase as seguintes colocações:

- Somente atividade física pode promover a saúde?

- Se esporte é saúde, como devemos tratar o uso do doping, as lesões esportivas e os casos de morte súbita de atletas?

- Ser magro é ser saudável? Devemos fazer dietas e sacrificar nosso corpo em busca de um corpo "perfeito"? O que é um corpo perfeito para você?

- Qual sua opinião sobre os atletas de final de semana? Esse tipo de atividade traz algum benefício? Por quê?

Vida legal [Esporte na escola]

O vídeo aborda o esporte como uma maneira para fugir do estresse. Informa que os benefícios do esporte afastam as neuroses, alivia as tensões e melhora a sociabilidade, traz equilíbrio, saúde, harmonia e alegria. Apresenta entrevista com o ator Marcos Frota que relata sua carreira no circo e fala sobre os benefícios da atividade física. O vídeo propõe a atividade da serpente que trabalha o domínio do corpo (saída rápida, parada brusca, mudança de direção, deslocamentos laterais); afetividade e cooperação entre integrantes do grupo que toma decisões coletivas;  habilidades (tempo de reação, raciocínio rápido, visão periférica).

ATIVIDADE 3

Após conversar com os alunos sobre o que viram de interessante no vídeo, vamos construir um tambor para dar o ritmo da atividade proposta, caso não tenham em mãos um tambor o ritmo poderá ser improvisado com palmas.

Para a confecção do tambor vamos precisar:

- 1 lata

- Barbante

- Papel colorido

- 1 pedaço de madeira (baqueta)

- Retalhos

Serpente

- Separar os alunos em grupos de 5 ou 6 integrantes, quanto mais gente tiver nos grupos melhor será brincar.

- O objetivo da brincadeira é a de aumentar o número de integrantes da sua serpente.

- Os alunos que estão na cabeça de cada serpente devem tentar pegar os últimos integrantes das outras.

- O tambor dá o ritmo, quando a batida é rápida eles aceleram a corrida e quando é mais lenta andam devagar.

- Cada aluno que é pego passa a ser a cabeça da serpente que capturou.

- Para defender sua cauda as serpentes devem andar, correr e executar diversos tipos de movimentos.

- Quando o tempo acabar ganha a serpente que tiver o maior número de crianças.

catarse

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doenças ou enfermidade". Enfim, para estarmos realmente com saúde nosso corpo e mente devem estar em plena harmonia e ainda estarmos de bem com as pessoas que nos cercam.

Com base neste conceito, os estudantes devem expressar no final das atividades o seu entendimento, considerando ainda o padrão de beleza veiculado pela mídia e o ideal.

prática social final

Organize a sua turma de alunos:

- Em dupla, monte um pa inel, com recortes de revistas com receitas mi lagrosas para ficar em forma.

- Após obs ervar e analisar todos os painéis, anote em seu caderno uma crítica a um dos produtos exposto.

- Em equipe, selecione ídolos esportivos, analisem e respondam às questões:

a) Por que essas pessoas se tornaram ídolos?

b) Elas aparecem em propagandas divulgando produtos para a "promoção" da saúde?

c) Vocês acreditam que os produtos oferecidos atingem o objetivo proposto em todas as pessoas da maneira como é divulgado? Por que?

d) As celebridades que fazem propagandas de produtos para promover a saúde usam, realmente, o que vendem?

e) Podemos confiar em um produto, somente por que foi divulgado por um ídolo nosso?

c) Promovam um debate para discutir as conclusões alcançadas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

BRASIL ESCOLA. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/esporte-saude.htm acessada em: 16/09/2009. Mostra a importância que a prática da atividade física planejada traz para a saúde das pessoas.

Aula: Vaidade tem limites http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4144 acessado em 18/09/2009.

Avaliação

Avaliação será realizada através das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos feitos pelo professor através dos conceitos formados pelos alunos. Podemos utilizar também como forma de avaliação a participação na atividade prática e a construção de painel demonstrativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Geane Chagas, Escola Estadual Carlos Pinho , Amazonas - disse:
    geanechagas21@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a elaboração da aula por contemplar vários aspectos:fundamentação, conversa dialogada, elaboração de materiais e atividades práticas


  • José Corsino Monteiro Júnior, C.E. José de Lannes Dantas Brandão , Rio de Janeiro - disse:
    junior.corsino@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O tema sedentarismo tem que ser mais discutido no ambiente escolar, pois é um dos fatores de risco da arteriosclerose, assim como, a obesidade, a hipertensão arterial, o fumo, o alcoolismo, etc. Deve ser trabalhado, levando-se em conta os aspectos culturais, socioeconômicos e de oportunidade da prática da atividade física.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.