20/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender que, independente da ideologia veiculada na mídia, para termos um corpo perfeito o importante é estarmos com saúde.
Conceitos básicos de saúde
A mídia geralmente orienta as pessoas sobre os benefícios que a prática regular de atividade física pode oferecer.
Segundo Matsudo (1998), apenas 30 minutos diários de atividades físicas podem representar o limiar para a população em geral adquirir o passaporte para a saúde. De acordo com essa visão só não é saudável quem não quer, pois pouco tempo de atividade física diária seriam suficientes para adquirir os possíveis benefícios para quem quer aderir a esse movimento.
Professor! Converse com os estudantes de sua turma e pergunte a eles quanto tempo diário de atividades físicas eles praticam? E seus familiares?
Será que as pessoas que levantam às 6 horas da manhã, enfrentam uma hora e meia de ônibus, trabalham mais de 8 horas diárias, retornam para suas casas dão conta dos afazeres domésticos e dos filhos, precisam fazer atividade física? Será que podemos considerá-los sedentários?
Questione seus alunos: Vocês se consideram sendentários ou não?
Sugerimos que coloque esta imagem para apreciação dos alunos. Esta no WORD PRESS. Dispinível em: http://aqueleeoutro.files.wordpress.com/2009/02/cansado2.jpg acessada em 16/09/2009.
Para que nosso corpo esteja bem, é necessário que façamos escolhas que atendam aos nossos interesses, sejam prazerosas, sejam cotidianas e possibilitem a relação das relações sociais.
TERRA.COM. Disponível em: http://imagem.vilamulher.terra.com.br/interacao/original/60/beleza-x-saude-60-198.jpg acessada em 16/09/2009
- Analisando as imagens apresentadas, podemos dizer que o corpo dos personagens podem ser considerados sedentários?
- Por que a maioria das imagens veiculadas pelas mídias apresentam somente pessoas consideradas bonitas pela classe dominante, geralmente magros e com um padrão de beleza de modelos?
- Peça para que cada aluno dê sua opinião sobre o que é ter saúde?
- Você tem saúde? Peça para que os alunos justifiquem suas respostas.
- Pesquise sobre a expectativa de vida há 30 anos e como está hoje.
- Quais eram as principais causas de morte e quais são atualmente?
- No seu município, existem maneiras diversificadas de práticas esportivas oferecidas pelas políticas públicas? Práticas estas que atendam a população como um todo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos)?
Para o senso comum, atividade física, esporte e exercícios físicos são sinônimo de saúde.
Mas, você sabe de onde vem essa associação?
Essa associação entre prática regu lar de atividade físic a e a saúde vem desde a Antiguidade, podemos usar como exemplo a f rase grega: "Mens sana in corpore sano", que significa "Mente sã em corpo são".
Vamos realizar um debate com nossos alunos podendo dar ênfase as seguintes colocações:
- Somente atividade física pode promover a saúde?
- Se esporte é saúde, como devemos tratar o uso do doping, as lesões esportivas e os casos de morte súbita de atletas?
- Ser magro é ser saudável? Devemos fazer dietas e sacrificar nosso corpo em busca de um corpo "perfeito"? O que é um corpo perfeito para você?
- Qual sua opinião sobre os atletas de final de semana? Esse tipo de atividade traz algum benefício? Por quê?
Vida legal [Esporte na escola]
O vídeo aborda o esporte como uma maneira para fugir do estresse. Informa que os benefícios do esporte afastam as neuroses, alivia as tensões e melhora a sociabilidade, traz equilíbrio, saúde, harmonia e alegria. Apresenta entrevista com o ator Marcos Frota que relata sua carreira no circo e fala sobre os benefícios da atividade física. O vídeo propõe a atividade da serpente que trabalha o domínio do corpo (saída rápida, parada brusca, mudança de direção, deslocamentos laterais); afetividade e cooperação entre integrantes do grupo que toma decisões coletivas; habilidades (tempo de reação, raciocínio rápido, visão periférica).
Após conversar com os alunos sobre o que viram de interessante no vídeo, vamos construir um tambor para dar o ritmo da atividade proposta, caso não tenham em mãos um tambor o ritmo poderá ser improvisado com palmas.
Para a confecção do tambor vamos precisar:
- 1 lata
- Barbante
- Papel colorido
- 1 pedaço de madeira (baqueta)
- Retalhos
Serpente
- Separar os alunos em grupos de 5 ou 6 integrantes, quanto mais gente tiver nos grupos melhor será brincar.
- O objetivo da brincadeira é a de aumentar o número de integrantes da sua serpente.
- Os alunos que estão na cabeça de cada serpente devem tentar pegar os últimos integrantes das outras.
- O tambor dá o ritmo, quando a batida é rápida eles aceleram a corrida e quando é mais lenta andam devagar.
- Cada aluno que é pego passa a ser a cabeça da serpente que capturou.
- Para defender sua cauda as serpentes devem andar, correr e executar diversos tipos de movimentos.
- Quando o tempo acabar ganha a serpente que tiver o maior número de crianças.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é "um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doenças ou enfermidade". Enfim, para estarmos realmente com saúde nosso corpo e mente devem estar em plena harmonia e ainda estarmos de bem com as pessoas que nos cercam.
Com base neste conceito, os estudantes devem expressar no final das atividades o seu entendimento, considerando ainda o padrão de beleza veiculado pela mídia e o ideal.
Organize a sua turma de alunos:
- Em dupla, monte um pa inel, com recortes de revistas com receitas mi lagrosas para ficar em forma.
- Após obs ervar e analisar todos os painéis, anote em seu caderno uma crítica a um dos produtos exposto.
- Em equipe, selecione ídolos esportivos, analisem e respondam às questões:
a) Por que essas pessoas se tornaram ídolos?
b) Elas aparecem em propagandas divulgando produtos para a "promoção" da saúde?
c) Vocês acreditam que os produtos oferecidos atingem o objetivo proposto em todas as pessoas da maneira como é divulgado? Por que?
d) As celebridades que fazem propagandas de produtos para promover a saúde usam, realmente, o que vendem?
e) Podemos confiar em um produto, somente por que foi divulgado por um ídolo nosso?
c) Promovam um debate para discutir as conclusões alcançadas.
Nome | Tipo |
---|---|
Vida legal [Esporte na escola] | Vídeo |
BRASIL ESCOLA. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/esporte-saude.htm acessada em: 16/09/2009. Mostra a importância que a prática da atividade física planejada traz para a saúde das pessoas.
Aula: Vaidade tem limites http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4144 acessado em 18/09/2009.
Avaliação será realizada através das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos feitos pelo professor através dos conceitos formados pelos alunos. Podemos utilizar também como forma de avaliação a participação na atividade prática e a construção de painel demonstrativo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a elaboração da aula por contemplar vários aspectos:fundamentação, conversa dialogada, elaboração de materiais e atividades práticas
24/03/2010
Cinco estrelasO tema sedentarismo tem que ser mais discutido no ambiente escolar, pois é um dos fatores de risco da arteriosclerose, assim como, a obesidade, a hipertensão arterial, o fumo, o alcoolismo, etc. Deve ser trabalhado, levando-se em conta os aspectos culturais, socioeconômicos e de oportunidade da prática da atividade física.