20/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.
O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.
Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.
1. Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento musical e sua finalidade dentro do panorama da Música. Discuta sobre o que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento (um exemplo é o bater de palmas das mãos). Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de se tocar a pele e o corpo de um tambor.
Exemplos de vídeos com diferentes formas de se tocar as cordas de um violão:
percussivo - http://www.youtube.com/watch?v=EuAEYCaRk5s
batida 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GnC3ek3BleM&feature=related
batida 2 - http://www.youtube.com/watch?v=jF9D9j7pJq0&feature=channel_page
dedilhado - http://www.youtube.com/watch?v=H0ADXnwV7cg&feature=related
Exemplos com diferentes formas de se tocar instrumentos de percussão:
http://www.percussionista.com.br/videos/index.html
2. Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: transforme o corpo de um colega em um instrumento musical. Um aluno será o instrumentista e o outro será o instrumento. Trabalhe em duplas (no máximo, em trios). Eleja duas partes do corpo do aluno-instrumento para serem tocadas. O aluno-instrumento deverá responder com sons aos diferentes gestos do aluno-instrumentista. Por exemplo: combine que um toque no ombro feito pelo aluno-instrumentista fará com que o aluno-instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele imite uma campainha distorcida. Peça à dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente, improvise e, ao final, apresente uma peça breve (aproximadamente 30 segundos).
http://www.youtube.com/watch?v=AAUCsUgh0iU
3. Ao apresentar para a turma, peça à dupla que descreva seu instrumento e mostre seus sons antes de apresentar a peça.
4. Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento, professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.
O trabalho deverá ser avaliado em conjunto com os alunos, procurando guiar o grupo a uma reflexão sobre a complexidade dos instrumentos criados, levando em conta aspectos como:
a) dinâmica - o instrumento criado é capaz de realizar sons com diferentes intensidades (forte/fraco)?
b) timbre - o instrumento criado possui diversidade timbrística? Quantos timbres diferentes é capaz de produzir? Que ações são necessárias para isso?
c) duração - o instrumento criado é capaz de executar sons com durações diferentes?
d) altura - o instrumento criado é capaz de executar sons de diferentes alturas? Qual é o som mais grave e qual é o mais agudo?
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2015
Cinco estrelasAula bem elaborada e criativa
01/02/2015
Cinco estrelasParabéns uma ótima oportunidade para quem está começando na área de pedagogia. Através do portal do professor, me senti mais segura nas minhas aulas, foi uma benção que Deus me proporcionou. Só tenho que agradecer. OBRIGADA
22/02/2013
Quatro estrelasExcelente, vou usar. É muito bom poder conhecer coisas novas, espero que vcs continuem postando aulas criativas que muito nos tem ajudado.
30/03/2012
Cinco estrelasGostei da dinâmica de transformar o corpo de um colega em instrumento musical.
09/02/2012
Cinco estrelasIdeia muito boa usar o corpo do colega para fazer percussão corporal!!!
10/12/2011
Cinco estrelasBem criativo!!!
10/08/2011
Cinco estrelasA aula está perfeita, pude interpretar com facilidade todo o procedimento,, é certo que os objetivos terão seu destaque.