Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.

O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.

Estratégias e recursos da aula
                                                                                           

1. Caro professor, inicie a aula com uma discussão sobre o que é um instrumento musical e sua finalidade dentro do panorama da Música. Discuta sobre o que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais, sobre o uso do corpo como instrumento (um exemplo é o bater de palmas das mãos). Discuta sobre as várias formas de se utilizar um instrumento convencional, por exemplo: as várias maneiras de se tocar as cordas de um violão, as várias maneiras de se tocar a pele e o corpo de um tambor.

Exemplos de vídeos com diferentes formas de se tocar as cordas de um violão:

percussivo - http://www.youtube.com/watch?v=EuAEYCaRk5s
batida 1 - http://www.youtube.com/watch?v=GnC3ek3BleM&feature=related
batida 2 - http://www.youtube.com/watch?v=jF9D9j7pJq0&feature=channel_page
dedilhado - http://www.youtube.com/watch?v=H0ADXnwV7cg&feature=related

Exemplos com diferentes formas de se tocar instrumentos de percussão:

http://www.percussionista.com.br/videos/index.html

2. Ao fim dessa introdução, proponha a seguinte atividade: transforme o corpo de um colega em um instrumento musical. Um aluno será o instrumentista e o outro será o instrumento. Trabalhe em duplas (no máximo, em trios). Eleja duas partes do corpo do aluno-instrumento para serem tocadas. O aluno-instrumento deverá responder com sons aos diferentes gestos do aluno-instrumentista. Por exemplo: combine que um toque no ombro feito pelo aluno-instrumentista fará com que o aluno-instrumento responda com a sílaba “pa” e um assopro nos cabelos fará com que ele imite uma campainha distorcida. Peça à dupla que coloque um nome no instrumento criado e que experimente, improvise e, ao final, apresente uma peça breve (aproximadamente 30 segundos).

http://www.youtube.com/watch?v=AAUCsUgh0iU


3. Ao apresentar para a turma, peça à dupla que descreva seu instrumento e mostre seus sons antes de apresentar a peça.

4. Se possível, faça uma gravação desta apresentação para que em outro momento, professor e aluno possam avaliar juntos o resultado.

Avaliação

O trabalho deverá ser avaliado em conjunto com os alunos, procurando guiar o grupo a uma reflexão sobre a complexidade dos instrumentos criados, levando em conta aspectos como:

a) dinâmica - o instrumento criado é capaz de realizar sons com diferentes intensidades (forte/fraco)?

b) timbre - o instrumento criado possui diversidade timbrística? Quantos timbres diferentes é capaz de produzir? Que ações são necessárias para isso?

c) duração - o instrumento criado é capaz de executar sons com durações diferentes?

d) altura - o instrumento criado é capaz de executar sons de diferentes alturas? Qual é o som mais grave e qual é o mais agudo?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marici Canto, Colégio AuxiliadorA , Mato Grosso do Sul - disse:
    profmarici@hotmail.com

    08/09/2015

    Cinco estrelas

    Aula bem elaborada e criativa


  • JACKELINE VITELBO, UNIESP FACULDADE DO GUARUJA , São Paulo - disse:
    kellyvitelbo1@hotmail.com

    01/02/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns uma ótima oportunidade para quem está começando na área de pedagogia. Através do portal do professor, me senti mais segura nas minhas aulas, foi uma benção que Deus me proporcionou. Só tenho que agradecer. OBRIGADA


  • Edgar Melo, Educandários Trigos dourados e CEPA , Rio de Janeiro - disse:
    edgar.melo03@yahoo.com.br

    22/02/2013

    Quatro estrelas

    Excelente, vou usar. É muito bom poder conhecer coisas novas, espero que vcs continuem postando aulas criativas que muito nos tem ajudado.


  • Cibelle, Educação Infantil , Minas Gerais - disse:
    cibelledesouza@gmail.com

    30/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da dinâmica de transformar o corpo de um colega em instrumento musical.


  • Edson Júnior, isabel de espanha , Rio Grande do Sul - disse:
    erbjunior@gmail.com

    09/02/2012

    Cinco estrelas

    Ideia muito boa usar o corpo do colega para fazer percussão corporal!!!


  • jurandir, Prefeitura Municipal de Três de Maio , Rio Grande do Sul - disse:
    juraferretti@bol.com.br

    10/12/2011

    Cinco estrelas

    Bem criativo!!!


  • adailson celebre, CENTRO EDUCACIONAL MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA , Maranhão - disse:
    adailsonsouspe@gmail.com

    10/08/2011

    Cinco estrelas

    A aula está perfeita, pude interpretar com facilidade todo o procedimento,, é certo que os objetivos terão seu destaque.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.