27/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lilian Káram Parente Cury Spiller
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Relacionar a área de um todo com a soma das áreas das partes do todo.
Concluir que (a + b)2 = a2 + 2ab + b2.
Desenvolver, algebricamente, o quadrado da soma de dois termos e transformar um trinômio quadrado perfeito no quadrado da soma de dois termos.Áreas de quadrado e retângulo.
Operações com números racionais positivos
Operações com polinômiosOs produtos notáveis são produtos de expressões algébricas utilizados com frequência e que podem ser obtidos pela correta aplicação da propriedade distributiva ou fórmulas resultantes desta, que facilitam sua determinação.
Inicie a aula propondo o cálculo da área da figura a seguir, formada pela decomposição de um quadrado em dois quadrados menores e dois retângulos.
Atribua valores para as medidas dos lados dos quadrados. Por exemplo: 3 unidades para o lado do quadrado azul e 1 unidade para o lado do quadrado amarelo.
Indique esses valores na figura e, com a participação dos alunos, complete as medidas dos lados dos retângulos:
Mostre que a área a ser calculada pode ser encontrada de duas formas diferentes.
1ª Forma: Calcular a área do quadrado maior, de lado (1 + 3): área = (1 + 3)2 = 42 = 16.
2ª Forma: Somar as áreas dos quatro quadriláteros que formam o quadrado maior:
Área = 12 + 1.3 + 1.3 + 32 = 1 + 2.1.3 + 9 = 9 + 6 + 1 = 16
Faça mais alguns exemplos, alterando apenas as medidas dos lados dos quadrados (atribuindo sempre valores numéricos).
Introduza então, um valor numérico para a medida do lado de um dos quadrados e uma variável para representar o lado do outro quadrado. Por exemplo, 1 e a.Se perceber dificuldade nos alunos, repita o procedimento para, por exemplo, lados 2 e b.
Finalmente, atribua as variáveis a e b, para as medidas dos lados dos quadrados e conclua, sempre com a participação dos alunos que:
Nomeie os dois termos da igualdade:
(a + b)2, lê-se: quadrado da soma de dois termos
a2 + 2ab + b2, lê-se: trinômio quadrado perfeito
Square of the sum of two numbers
Recurso disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13065/squareofthesumoftwonumbers.nbp
Nota: Registre e mostre que:
Para obter uma lista de exercícios propostos, clique aqui:
Nome | Tipo |
---|---|
Square of the sum of two numbers | Animação/simulação |
Duas atividades do Projeto Fundão UFRJ: Atividade 1, Atividade 2.
Lista de exercícios.
A avaliação é feita através de:
– Participação em aula
– Resolução de lista de exercícios
– Trabalhos em grupo ou individuais, tais como: fazer as atividades do Projeto Fundão UFRJ propostas nos links (Atividade 1, Atividade 2)
– Confecção, numa folha de papel quadriculado, do quadrado formado por (a + b)2 com valores de a e b propostos pelo professor
– Resolução de questões desafio em aula etc.
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