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Produtos Notáveis no CAp UFRJ: Uma visão geométrica/algébrica do quadrado da soma de dois termos

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lilian Káram Parente Cury Spiller

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a área de um todo com a soma das áreas das partes do todo.

Concluir que (a + b)2 = a2 + 2ab + b2.

Desenvolver, algebricamente, o quadrado da soma de dois termos e transformar um trinômio quadrado perfeito no quadrado da soma de dois termos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Áreas de quadrado e retângulo.

Operações com números racionais positivos

Operações com polinômios
Estratégias e recursos da aula

Introdução:

Os produtos notáveis são produtos de expressões algébricas utilizados com frequência e que podem ser obtidos pela correta aplicação da propriedade distributiva ou fórmulas resultantes desta, que facilitam sua determinação.

Inicie a aula propondo o cálculo da área da figura a seguir, formada pela decomposição de um quadrado em dois quadrados menores e dois retângulos.

 


Nota: Caso os alunos não se recordem do cálculo das áreas dos quadriláteros em questão, faça uma breve revisão sobre o assunto.

Atribua valores para as medidas dos lados dos quadrados. Por exemplo: 3 unidades para o lado do quadrado azul e 1 unidade para o lado do quadrado amarelo.

Indique esses valores na figura e, com a participação dos alunos, complete as medidas dos lados dos retângulos:

Mostre que a área a ser calculada pode ser encontrada de duas formas diferentes.

1ª Forma: Calcular a área do quadrado maior, de lado (1 + 3): área = (1 + 3)2 = 42 = 16.

2ª Forma: Somar as áreas dos quatro quadriláteros que formam o quadrado maior:

Área = 12 + 1.3 + 1.3 + 32 = 1 + 2.1.3 + 9 = 9 + 6 + 1 = 16

Faça mais alguns exemplos, alterando apenas as medidas dos lados dos quadrados (atribuindo sempre valores numéricos).

Introduza então, um valor numérico para a medida do lado de um dos quadrados e uma variável para representar o lado do outro quadrado. Por exemplo, 1 e a.

Conclusão: (a + 1)2 = a2 + 2 a + 1

Se perceber dificuldade nos alunos, repita o procedimento para, por exemplo, lados 2 e b.

Conclusão: (b + 2)2 = b2 + 4b + 4

Finalmente, atribua as variáveis a e b, para as medidas dos lados dos quadrados e conclua, sempre com a participação dos alunos que:

 (a + b)2 = a2 + 2ab + b2

Nomeie os dois termos da igualdade:

(a + b)2, lê-se: quadrado da soma de dois termos
a2 + 2ab + b2, lê-se: trinômio quadrado perfeito

Square of the sum of two numbers

Recurso disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13065/squareofthesumoftwonumbers.nbp

Nota: Registre e mostre que:

Para obter uma lista de exercícios propostos, clique aqui:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Square of the sum of two numbers Animação/simulação
Recursos Complementares

Duas atividades do Projeto Fundão UFRJ: Atividade 1, Atividade 2.
Lista de exercícios.

Avaliação

A avaliação é feita através de:

– Participação em aula

– Resolução de lista de exercícios

– Trabalhos em grupo ou individuais, tais como: fazer as atividades do Projeto Fundão UFRJ propostas nos links (Atividade 1, Atividade 2)

– Confecção, numa folha de papel quadriculado, do quadrado formado por (a + b)2 com valores de a e b propostos pelo professor

– Resolução de questões desafio em aula etc.

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