Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VALORES E DECOMPOSIÇÃO

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria josé Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a habilidade de comparar valores e tomar como base a equivalencia; fazer decomposição de valores.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 20 a 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Agrupamentos e trocas na base 2 e 3;
  • Valor posicional dos algarismos
Estratégias e recursos da aula
                                        

Atividade 1 -  Fazer troca de valores

1º Momento -  O professor deverá anunciar a atividade explicando às crianças que elas irão trocar uma determinada ficha colorida por outras de valores menores, de modo que, elas devem obter o mesmo  valor. Primeiro, o professor explica na grande, depois organiza as crianças em grupos e orienta para uma compreensão maior.


1ª Jogada- Decompor a ficha azul (valor 5)

Fonte: http://www.pedramoca.com/Imagens/fotos_pedr_produtos/quadrado%20azul.gif

2ª jogada- Decompor a ficha verde (valor 4)

Fonte: http://www.caoazul.com/images/clientedomes/quadrado_verde.gif

As crianças deverão arrumar as fichas no chão e, fazendo o caminho inverso, chegarão ao total dos valores das fichas azul e verde.

Obs. As crianças necessitam de material concreto (material de contagem) para efetuar a atividade proposta, pois a maioria, ainda, não realiza cálculo mental. É necessário construir com a turma uma tabela com os valores como um recurso visual de orientação da atividade.  Como segue na figura abaixo:

             Figura 1- Tabela construida pelas crianças no coletivo

2º Momento – O professor deve organizar as crianças  em duplas e/ou trios como achar melhor. O importante é que o grupo trabalhe no sentido de ajudar o colega a perceber o processo de decomposição. Dessa forma, procurarão as diversas possibilidades de decompor o valor da ficha.

  • Decomposição da ficha azul:

         Figura 2- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI

  • Decomposição da ficha verde

              Figura 3- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI

Obs. O professor registra as relações de quantificação e de equivalência que as crianças vão fazendo durante a atividade, para ajudar as crianças a reconstruir a sua atividade material, utilizando a linguagem. 

Recursos Complementares
  • Cartolina colorida;
  • material de contagem;
  • números de 0 a 10.
Avaliação

Analisar as ações das crianças e verificar se suas explicações expressam a atividade realizada pelas mesmas; observar se elas conseguem trocar valores menores por valores maiores de modo que haja equivalência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alice Barreto, UFRJ , Rio de Janeiro - disse:
    aibar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É brilhante a sua aula. Quando você faz uso de material concreto facilita a sua mediação e as crianças internalizam o processo de decomposição do numeral.


  • Vilma, UFGM , Mato Grosso - disse:
    Vil@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Você está de parabéns.


  • Mocilene, Fausto Arruda , Ceará - disse:
    mocilene@yahoo.com.bbr

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma boa aula, bem palnejajada e estrurada no que se refere ao desenvovimento das atividades


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.