30/09/2009
Maria josé Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Desenvolver a habilidade de comparar valores e tomar como base a equivalencia; fazer decomposição de valores.
Atividade 1 - Fazer troca de valores
1º Momento - O professor deverá anunciar a atividade explicando às crianças que elas irão trocar uma determinada ficha colorida por outras de valores menores, de modo que, elas devem obter o mesmo valor. Primeiro, o professor explica na grande, depois organiza as crianças em grupos e orienta para uma compreensão maior.
1ª Jogada- Decompor a ficha azul (valor 5)
Fonte: http://www.pedramoca.com/Imagens/fotos_pedr_produtos/quadrado%20azul.gif
2ª jogada- Decompor a ficha verde (valor 4)
Fonte: http://www.caoazul.com/images/clientedomes/quadrado_verde.gif
As crianças deverão arrumar as fichas no chão e, fazendo o caminho inverso, chegarão ao total dos valores das fichas azul e verde.
Obs. As crianças necessitam de material concreto (material de contagem) para efetuar a atividade proposta, pois a maioria, ainda, não realiza cálculo mental. É necessário construir com a turma uma tabela com os valores como um recurso visual de orientação da atividade. Como segue na figura abaixo:
Figura 1- Tabela construida pelas crianças no coletivo
2º Momento – O professor deve organizar as crianças em duplas e/ou trios como achar melhor. O importante é que o grupo trabalhe no sentido de ajudar o colega a perceber o processo de decomposição. Dessa forma, procurarão as diversas possibilidades de decompor o valor da ficha.
Figura 2- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI
Figura 3- Foto das crianças da turma 4B- manhã/ NEI
Obs. O professor registra as relações de quantificação e de equivalência que as crianças vão fazendo durante a atividade, para ajudar as crianças a reconstruir a sua atividade material, utilizando a linguagem.
Analisar as ações das crianças e verificar se suas explicações expressam a atividade realizada pelas mesmas; observar se elas conseguem trocar valores menores por valores maiores de modo que haja equivalência.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ brilhante a sua aula. Quando você faz uso de material concreto facilita a sua mediação e as crianças internalizam o processo de decomposição do numeral.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula. Você está de parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasUma boa aula, bem palnejajada e estrurada no que se refere ao desenvovimento das atividades