28/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Atividade 1 -Trocar palitos por fichas de valores.
1º Momento - O professor deve chamar a atenção das crianças para que realizem uma leitura da tabela de forma coletiva. Inicia com uma brincadeira onde cada criança recebe uma ficha de colorida com valores diferentes. O procedimento da atividade é o seguinte, o professor:
a) distribui as fichas com as seguintes cores: amarela, azul, verde, vermelha e rosa, de modo que, cada criança receba uma;
b ) coloca a ficha de menor valor, no caso a ficha rosa (valor 1) e solicita a criança que estiver com a ficha rosa que venha ao centro da roda etroque-a pela quantidade de palitos correspondente.
Obs. Em outro momento, pedirá que outra criança com ficha de cor diferente que realize a troca por número de palitos correspondentes e assim até proporcionar a realização da atividade por todos..
Obs. É importante que as crianças realizem essa atividade várias vezes para que se familiarizem com as regras e as formas de jogar, pois as crianças na faixa etária de 5 anos, precisam do objeto real para pensar e realizar operações.
2º Momento - O professor pede a duas crianças, com fichas de valores iguais, que representem por meio de palitos o valor das mesmas. Outra variação, solicita que representem o valor das suas fichas, com palitos. Em seguida, que façam a leitura da tabela e questione se o valor da sua ficha está corresponde a quantidade de palitos por eles fixados.
Obs. No momento do questionamento, exige-se da criança uma organização do seu pensamento, o professor orienta as ações que ela deve realizar e os materiais de apoio que deve, nesse caso, a tabela e aos palitos são os recursos a resolução da tarefa.
3º Momento - O professor orienta as crianças para registrar (ainda com apoio de maerial concreto) as trocas de fichas coloridas pelo número correspondente de palitos. Como pode ser observado nas figuras abaixo:
Verificar se as crianças conseguiram representar as atividades, relacionando os valores das fichas às quantidade de palitos; desenhando as operações realizadas com os objetos concretos; fazendo troca de valor por quantidades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!