Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DE TABELA DE VALORES

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar valores;
  • Compreender e perceber a função da tabela;
  • Realizar leitura e utilizá-la como recurso nas atividades propostas.
Duração das atividades
A aula será dividida em três momentos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Atribuir valores as fichas;
  • Perceber e identificar o símbolo numérico;
  • Fazer a relação número/ quantidade por meio de leitura da tabela
Estratégias e recursos da aula

É importante familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabela e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolvendo atividades para que possam analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.

ATIVIDADE 1 - Interpretação e construção de tabelas

1º momento - O professor e os alunos conferem os brinquedos da sala de aula e registram as quantidades na tabela, levando os alunos a familiarizar-se com esse recurso e, em seguida, explica a finalidade de seu uso e de sua função. Nessa atividade o professor estabelece um diálogo com os alunos e pergunta a partir das seguintes questões: O que será que está escrito aqui nessa tabela? Como podemos ler as informações? E lê com as crianças as informações; para que servem as informações? Como poderemos completar as informações? A partir da última questão, começam a buscar na sala os brinquedos indicados, levam até a roda da conversa e faz a contagem e completa a tabela.                                       

atividade 2 - Atribuir valores as fichas coloridas


1º momento - O professor deve conversar e orientar para que as crianças atribuam valores às fichas apresentadas. Inicialmente, apresenta ao grupo: Cinco fichas de cores distintas; em voz alta, anuncia que as crianças irão atribuir valores a cada uma das fichas; os valores devem ser fixos, isto é, cada cor terá sempre o mesmo valor; os valores atribuídos serão de 1 a 5, dependendo da idade do grupo poderá atribuir valores maiores ao que foram mencionados; definido os valores as crianças irão construir a tabela.

Atividade 2 -  Construção coletiva da tabela.


1º momento - A  tabela deve ser construída passo a passo com a participação das crianças para que percebam como são organizados os dados contidos nela. Dessa forma, irá facilitar o momento da leitura da mesma, uma vez que, construída com a participação dos alunos possibilita o  reconhecimento dos dados  por eles. Assim, o professor deverá seguir os seguintes passos:


• dividir uma cartolina em cinco colunas e três linhas;
• Elaborar o título da tabela e escrever com a participação das crianças;
•  colar somente as fichas de cores variadas, as cores representaram os números;
• Colar a quantidade de palitos de acordo com o valor fixado para as cores;
• representar pelo numeral a quantidade de objetos.


Obs. 1- É importante que as crianças percebam que uma determinada coleção pode ser representada de diferentes modos: pelo símbolo numérico, pela quantidade de objetos e, também, representada por qualquer outro símbolo.

Obs. 2 - É necessário familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabelas e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolver atividades para  analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.

Avaliação

Verificar se as crianças conseguiram:

  • Fazer a identificação de valores;
  • Compreender e perceber a função da tabela depois de sua construção e no momento de utilização nas tarefas;
  • Realizar leitura de tabelas e utilizá-la como recurso para a resolução de problemas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra Camargo, Colégio Estadual Artur Vargas , Rio de Janeiro - disse:
    acvlemes@uol.com.br

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    Achei bem divertida a aula e com objetivos bem específicos. Parabéns!


  • adriano barros de souza, cdf colegio e curso , Rio Grande do Norte - disse:
    cdfznprovas@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    este trabalho é maravilhoso,fantastico,... Parabéns professora Luciana Lacerda de Castro


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.