30/09/2009
Maria José Campos Ferreira; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
É importante familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabela e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolvendo atividades para que possam analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.
ATIVIDADE 1 - Interpretação e construção de tabelas
1º momento - O professor e os alunos conferem os brinquedos da sala de aula e registram as quantidades na tabela, levando os alunos a familiarizar-se com esse recurso e, em seguida, explica a finalidade de seu uso e de sua função. Nessa atividade o professor estabelece um diálogo com os alunos e pergunta a partir das seguintes questões: O que será que está escrito aqui nessa tabela? Como podemos ler as informações? E lê com as crianças as informações; para que servem as informações? Como poderemos completar as informações? A partir da última questão, começam a buscar na sala os brinquedos indicados, levam até a roda da conversa e faz a contagem e completa a tabela.
atividade 2 - Atribuir valores as fichas coloridas
1º momento - O professor deve conversar e orientar para que as crianças atribuam valores às fichas apresentadas. Inicialmente, apresenta ao grupo: Cinco fichas de cores distintas; em voz alta, anuncia que as crianças irão atribuir valores a cada uma das fichas; os valores devem ser fixos, isto é, cada cor terá sempre o mesmo valor; os valores atribuídos serão de 1 a 5, dependendo da idade do grupo poderá atribuir valores maiores ao que foram mencionados; definido os valores as crianças irão construir a tabela.
Atividade 2 - Construção coletiva da tabela.
1º momento - A tabela deve ser construída passo a passo com a participação das crianças para que percebam como são organizados os dados contidos nela. Dessa forma, irá facilitar o momento da leitura da mesma, uma vez que, construída com a participação dos alunos possibilita o reconhecimento dos dados por eles. Assim, o professor deverá seguir os seguintes passos:
• dividir uma cartolina em cinco colunas e três linhas;
• Elaborar o título da tabela e escrever com a participação das crianças;
• colar somente as fichas de cores variadas, as cores representaram os números;
• Colar a quantidade de palitos de acordo com o valor fixado para as cores;
• representar pelo numeral a quantidade de objetos.
Obs. 1- É importante que as crianças percebam que uma determinada coleção pode ser representada de diferentes modos: pelo símbolo numérico, pela quantidade de objetos e, também, representada por qualquer outro símbolo.
Obs. 2 - É necessário familiarizar às crianças desde cedo com a leitura de tabelas e gráficos. Assim, o professor de educação infantil deve propiciar situações que envolvam interpretações de dados contidos nas tabelas, bem como desenvolver atividades para analisar e interpretar os dados contidos nas tabelas.
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Cinco estrelas 2 classificações
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28/08/2010
Cinco estrelasAchei bem divertida a aula e com objetivos bem específicos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelaseste trabalho é maravilhoso,fantastico,... Parabéns professora Luciana Lacerda de Castro