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Estudar, brincar e ser feliz: direito de todas as crianças

 

22/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das aulas que aqui serão propostas deseja-se que os alunos sejam capazes de:

 1) Ter referências sobre  a Declaração Universal dos Direitos das Crianças;

 2) Relacionar um fato ocorrido,vivenciado ou noticiado com os seus direitos;

 3) Produzir novos textos sobre o tema;

 4) Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus direitos quando os mesmos forem afetados;

5) Usar os conhecimentos adquiridos para relacionar imagens aos artigos dos Direitos das crianças;

6) Produzir Histórias em Quadrinhos a partir de uma temática;

7) Fazer entrevistas e transcrevê-las em forma de texto informativo;

8) Resumir principais idéias de um texto ou textos estudados;

10)Estabelecer causa-consequência entre as perguntas e respostas de uma entrevista.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para as aulas que serão propostas será necessário que os alunos já saibam produzir (mesmo que embrionariamente) os seguintes tipos de  textos:  informativos, Histórias em Quadrinhos; conheçam os suportes textuais para se fazer uma entrevista e tenham habilidades para utilizar as imagens como meio de comunicação não-verbal.
Para motivar os alunos para as atividades que serão feitas, sugiro que faça uma breve introdução ao tema, conversando com os alunos sobre a convenção dos direitos da criança adotada em 20 de novembro de 1989. Esse documento enuncia um conjunto de direitos fundamentais: direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais e contempla 54 artigos.
Faça uma breve apresentação desse documento e diga que irá trabalhar apenas com os 10 artigos que compõem a Declaração dos Direitos das Crianças, criada pela ONU em 1959.

Estratégias e recursos da aula


Preparação para a 1ª aula:
Providencie cópia dos Deveres e Direitos das Crianças.

Deveres e direitos

PRINCÍPIO I - "A criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade."
PRINCÍPIO II - "A criança tem direito a ser compreendida, deve ter oportunidade de se desenvolver em condições de igualdade de oportunidades, com liberdade e dignidade."

PRINCÍPIO III - "A criança tem direito à um nome e a uma nacionalidade."
PRINCÍPIO IV - "A criança tem direito à alimentação, direito de crescer com saúde e a mãe deve Ter cuidados médicos antes e depois do parto."

PRINCÍPIO V - "A criança deficiente tem direito à educação e cuidados especiais."

PRINCÍPIO VI - "A criança tem direito ao amor e a compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade."
PRINCÍPIO VII - "A criança tem direito a educação, para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social
PRINCÍPIO VIII - "A criança em qualquer circunstância deve ser a primeira a receber proteção e socorro."
PRINCÍPIO IX - "A criança não deve ser abandonada, espancada ou explorada; não deve trabalhar quando isso atrapalhar a sua educação, saúde e o seu desenvolvimento físico, mental ou moral."
PRINCÍPIO X - "A criança deve ser protegida do preconceito, deve ser educada com o espírito de amizade entre os povos, de paz e fraternidade, deve desenvolver as suas capacidades para o bem dos seus semelhantes

http://scriptproducoes.com.br/antigo/letras2.html

(Acesso feito dia 18/9/2009)

1ª aula


Primeiro trabalhe em grupo com os direitos, separadamente:


1) Confeccione tiras com os princípios dos direitos das crianças. Vide modelo abaixo:


Cada grupo deverá ler, discutir e interpretar o princípio que o professor lhe entregar. A partir da análise feita, os alunos deverão redigir um texto explicando e exemplificando esse principio.


2) Posteriormente, peça aos alunos para sentarem-se em círculo e inicie uma conversa com algumas perguntas.


a) O que vocês conhecem sobre seus direitos?
b) O que é ter um direito?
c) Só adultos têm direitos?
d) Crianças têm direitos? Quais?
e) Você acha que os direitos das crianças são respeitados?

3)A próxima etapa consiste na exibição do texto por um redator escolhido pelo grupo que deverá apresentar sua análise à frente da sala para os colegas.

Dica: Professor faça durante as apresentações, as considerações que julgar necessárias para organizar com clareza o pensamento dos alunos.

Para a próxima aula, solicite que os alunos levem para a sala de aula, revistas e jornais que possam ser recortados, cola, tesoura e pincéis atômicos. Providencie 10 cartolinas ou papel craft para confecção de cartazes.

2ª aula


Professor, es creva em cada cartol ina um princípio dos d ireitos das crianças e organize a sa la em círculo. Coloque as cartolinas em cima das mesas (cada cartaz em uma mesa) e no centro da sala as revistas que os alunos levarão.
Explique a dinâmica que será feita:
Os alunos deverão procurar gravuras que caracterizem (exemplifiquem) os direitos.
Por exemplo:

PRINCÍPIO VII - "A criança tem direito a educação, para desenvolver as suas
aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social

(Figura retirada do clipart em 10/9/2009)

Determine um prazo para que façam essa atividade. Quando os alunos terminarem, sugira que se sentem no chão da sala fazendo um círculo, criando um ambiente favorável à manifestação do porquê da escolha das gravuras, o que os levaram a recortá-las e colá-las naquela cartolina. Identifique com os alunos qual (quais) desses direitos não estão sendo cumpridos em muitas comunidades.


A partir desse momento, converse com os alunos sobre o trabalho doméstico infantil:


*Quais motivos levam crianças e adolescentes a trabalharem na casa de outras pessoas, em fazendas, outros lugares e quais as consequências disso?


*Quais mudanças seriam necessárias para solucionar esse problema tão grave que assusta nosso país?
Observação:É importante ressaltar a diferença entre trabalho doméstico, que é remunerado, e a ajuda aos pais em suas casas.

Dica: Faça um mural na sala de aula com as produções dos alunos.

Faça a reprodução do texto abaixo e distribua aos alunos para o fechamento dessa aula.

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=203

(Acesso feito dia 10/9/2009)

Preparação para a 3ª aula

Solicite aos alunos que façam uma pesquisa com alguns adultos sobre os Direitos das Crianças. Em conjunto, professor e alunos, elaborem os questionamentos que serão feitos aos entrevistados:
Abaixo, sugestão de perguntas a serem feitas:

a) Você sabia que as crianças têm direitos?
b) Os adultos têm direitos diferentes aos das crianças?
c) O que um adulto deve fazer para garantir os direitos de uma criança em relação à família, escola e saúde?
d) Conhecem crianças que tiveram os direitos violados?
e) O que você sabe sobre trabalho infantil e trabalho doméstico?
f) Como as crianças e os adolescentes que trabalham estão sendo prejudicados?
g) O que é preciso ser feito para que todas as crianças tenham seu futuro preservado?
h) Você conhece os órgãos onde se pode fazer uma denúncia de trabalho infantil?

Dica:Veja também a viabilidade de solicitar uma pesquisa na Internet sobre o tema em estudo.
Com base nas respostas da entrevista (e pesquisa, caso solicite), peça que os alunos produzam um texto informativo sobre como está a questão dos direitos da criança no Brasil.

Professor,os textos abaixo servirão de apoio a você, professor. Caso julgue necessário, reproduza-o para seus alunos.

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_sKaouND_vJQ/SRjAlvt1KYI/AAAAAAAAAL0/QAkNsg2rzAg/S240/trabalho_domestico_coisa_ad.jpg&imgrefurl=http://criancanaotrabalha1.blogspot.com/2008/11/honduras.html&usg=__7ZnILXb00czh4sGPew8fMnEwCbs=&h=128&w=130&sz=8&hl=pt-BR&start=6&um=1&tbnid=JHbPsgCKtYBfzM:&tbnh=90&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Dtrabalhos%2Bdomesticos%2Be%2Binfantis%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7SUNA_pt-BR%26um%3D1

(Acesso feito dia 18/9/2009)

3ª aula


Trabalhe com os alunos os textos que eles levaram a partir da entrevista feita. Indague se eles se surpreenderam com alguma res posta, como foi a en trevista e se houve alguma dificuldade para produzir o te xto informativo.
Após a fala dos alunos sobre a entrevista, recolha os textos para que faça as suas considerações em relação à ortografia, pontuação, escrita do gênero solicitado e etc.

Para finalizar,proponha aos alunos a criação de Histórias em Quadrinhos a partir dos direitos das crianças (para isso, é fundamental que esse tipo de texto já tenho sido trabalhado previamente).
Essa atividade poderá ser feita em duplas,em trios ou como preferir  e deverá ser apresentada à turma.

Dica: você poderá pegar uma HQ em que os personagens proporcionem algo relacionado ao tema, retirar as falas e pedir que os alunos as criem a partir dos direitos das crianças.

Recursos Complementares

1)O site abaixo apresenta o Portal da criança e do adolescente. Nele, as pessoas interessadas participam de sua construção através de notícias, eventos, vídeos,publicação de cartilhas,projetos e etc.

http://www.direitosdacrianca.org.br/        (Acesso feito dia 14/9/2009)

2) Sugestão de livro sobre os Direitos humanos para crianças.

Sinopse: Ilustrado com muita sensibilidade, este livro pretende conscientizar as crianças, com uma abordagem bastante acessível, a respeito dos direitos humanos, declarados pela ONU.

http://www.avemaria.com.br/lojavirtual/produto.jsp?cID=20&pID=010008     (Acesso feito dia 14/9/2009)


3) Esse site apresenta os 10 princípios dos Direitos das Crianças. Se possível, trabalhe cada gravura pedindo que indiquem qual o direito correspondente àquela gravura e depois clique nela e confira a resposta.

http://www2.uol.com.br/ecokids/dircrian.htm ( Acesso feito dia 14/9/2009)


4) Músicas de Toquinho e Elifas Andreato: CD: Canção dos Direitos das Crianças.

Avaliação

Professor, selecione um dos textos produzidos pelos alunos a partir da entrevista (com a autorização do autor) e reproduza-o para todos os alunos ou transcreva-o na lousa ou ainda em transparência para retroprojetor e faça a análise, juntamente com os alunos, dos aspectos textuais, ortográficos e morfossintáticos. Finalize a atividade, fazendo a reescrita do texto analisado com os alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • marinete penha, CEPAC , Rio de Janeiro - disse:
    marinetepenha@gmail.com

    28/04/2010

    Quatro estrelas

    Acredito que se fossem usadas as mídias, como por exemplo a apresentação dos direitos com desenhos no power point, a aula ficaria muito mais rica. Também sugiro que os alunos acessem a internet fazendo pesquisas sobre o trabalho infantil, violência contra crianças e outros tópicos interessantes.


  • olga, Colégio Metropolitano , São Paulo - disse:
    olgamartinsleite@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O planejamento da aula coloca o aluno no papel de sujeito. Muito boa também a análise linguística proposta em torno da entrevista.Momento oportuno para se trabalhar a distinção entre registro escrito e oral.


  • Orminda Silva, Escola Estadual Santa Isabel , Amazonas - disse:
    omelsilva@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O projeto desenvolvido pela professora Fabiane foi muito interessante,pois as crianças devem reconhecer os seus Deveres e Direitos desde o inicio de sua vida. Portanto nós educadores temos que fazer valer estes deveres e direios em nossas escolas onde atuamos. Orminda Silva - Municipio de Santa Isabel do rio Negro.


  • Edna Maria, Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna , Bahia - disse:
    mariaande@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa essa proposta de aula. Adorei, tentarei aplicá-la em minha turmas.


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