10/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Relação sociedade / natureza: a questão do trabalho e do meio ambiente |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Recursos Humanos |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.
Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa
Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.
Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou Faculdade.
www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzIEstágio profissional
www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho
Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.
Sugestão de questionamentos:
Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”, apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1 (Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)
Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e, consequentemente, as nossas escolhas profissionais.
A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.
Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou discuta com eles sobre:
Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no grupo durante esta etapa do trabalho.
O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade escolhida na primera fase do trabalho:
Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma, poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente com a pr ofes sora dia e horário.
Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das seguintes questões:
1 - Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que não gosta de trabalhar?
2 - Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia comentar como se sente quanto a este fato?
3 - Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?
4 - Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que são mais adequadas aos homens ou às mulheres?
5 - No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado profissionalmente?
6 - A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
7 - Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso? Na sua opinião porque isso acontece?
8 - O que sabe sobre economia informal?
9 - Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressar-se são importantes? Justifique.
10 - A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê essa posssibilidade?
Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as dissertações elaboradas pelos alunos.
Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas – incentivar comentários.
Nome | Tipo |
---|---|
Estágio profissional | Áudio |
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando, através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.
Quatro estrelas 19 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/09/2014
Quatro estrelasGostei muito, foi muito util para minha pesquisa
13/09/2014
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante , visto que os alunos terão oportunidades de construir o seu conhecimento e além disso vivenciar a prática através das entrevistas propostas .Parabéns!
18/05/2012
Cinco estrelaslegal
11/04/2011
Quatro estrelasÉ muito revelante que nós consideremos as várias realidades que os alunos vivenciam cotidianamente. Em muitas ocasiões eu sinto que os professores ficam em contos de fadas, longe da realidade deles e com um linguajar que não mais satisfaz suas necessidades. É preciso levar o cotidiano pra sala de aula e ajudá-los a interpretar de maneira sólida eficaz e construtiva. Muito bom a sugestão de aula.
22/10/2010
Cinco estrelasAs sugestões das atividades apresentadas considerei de grande valia pois, apresentam questões atendendo a diversidade com incentivos e estimulos de trabalho interativos , possibilitando aos envolvidos conquistas de espaços cotidianos da sociedade ligados aos valores humanos.
19/10/2010
Três estrelasNA realidade o mercado de trabalho hoje exige bons profissionais que sejam habilitados dentro da mesma área. Onde a temática do desemprego que a aula aborda é um paradigma a ser vencido.Foram anexadas entrevistas e com disposição de ampliarmos essa pesquisa via internet.
14/09/2010
Cinco estrelasEsta aula mim ajudou bastante para trabalhar com meu aluno sobre a escolha vocacional sobre as profissões.
26/06/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante o roteiro seguido para trabalhar o tema. Acabei de estudar com as minhas turma sobre a temática em questão seguindo um roteiro muito semelhante. Os educandos mostraram-se muito interessados e paticiparam com entusiasmo. Parabéns aos professores orientadores.
21/06/2010
Quatro estrelasAchei o material bem interessante.
28/05/2010
Cinco estrelasEstou cursando o curso das TIC's e escolhi esta aula pois achei muito dinâmico a maneira como vocês abordaram a questão da escolha de uma profissão dentro da perspectiva do mercado de trabalho. Adorei a aula de vocês.
24/03/2010
Cinco estrelasO Tema da aula é atual e bem conveniente à realidade do aluno do ensino técnico profissional. É muito pertinente apresentar aos alunos as vantagens , as desvantagens, as necessidades que o mercado de trabalho oferece. Parabéns, com certesa utilizarei suas sujestões em minhas aulas do curso técnico em administração.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Bom Trabalho ... Parabéns !!!
24/03/2010
Cinco estrelasProfessores, Gostei muito da abordagem dada ao conteúdo, do uso da tecnologia em todos as etapas e da contextualização com o mundo contemporâneo. A experiência permitiu andar anos-luz no espaço do conhecimento. Saudações tecnológicas, Ana de Cássia
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a idéia muito interessante, porém fazer tudo isto em 6 aulas, só com um grupo de alto rendimento. Para professores que atuam com um grupo de baixo rendimento e sem muitos recursos de mídia, a idéia é ampliar o tempo. Mas é um projeto muito bom. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professores! Certamente para o sucesso das aulas foi necessário um trabalho de planejamento muito bem estruturado. Salvei a aula para utilizar com os alunos do meu colégio que tem ensino profissionalizante. Abraços. Zilda
24/03/2010
Quatro estrelasOtima idéia, assi levanda nos alunos a curiosidades não só das profissições que eles possam ter mais daquelas que eles ainda poderão a vir escolhar no futuro.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei ótima a aula,é lamentável que todos tem oportunidade de fazer uma aula se tornar um espetáculo, entretanto a criança e o jovem estão se afastando da escola. Sou professora, mas continuo acreditando que quem esta falhando somos nós. Os tempos mudaram, a familia mudou,o mercado exige outras posturas e, nós professores continuamos insistindo naquilo que não dá mais certo. Continuo acreditando e pisando fundo, obrigado para quem desenvolveu aeta aula .
24/03/2010
Cinco estrelasParabenizo pela excelente sugestão de aula onde mostra claramente como se trabalhar com as TICs pois sabemos que essas novas tecnologias sobretudo a televisão e computador movimentam a educação e provocam novas mediações entre abordagem do profesor, a compreensão do aluno e o conteúdo vinculado.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é muitissimo boa para trabalhar com alunos que estão saindo do ensino médio, e principalmente para aqueles que fazem um curso profissionalizante integrado. estão de parabéns!