16/09/2009
CLÁUDIA REGINA M.G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Os alunos, por meio desta atividade lúdica, farão uma revisão de aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema digestório.
Anatomia e fisiologia do sistema digestório.
Instruções:
1.Os alunos construirão uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:
2. O professor passará no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo) relacionadas ao sistema digestório. Em seguida solicitará aos alunos que escolham 10 destas palavras que deverão ser copiadas à caneta nos espaços em branco da tabela.
BANCO DE PALAVRAS:
INTESTINO DELGADO BILE
ÚLCERAS PEPSINA
FÍGADO AMILASE SALIVAR
AMIDO AMINOÁCIDO
PROTEÍNA MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS
GORDURA GLICOSE
BOCA SALIVA
SUCO GÁSTRICO SUCO PANCREÁTICO
SUCO ENTÉRICO PÂNCREAS
DIGESTÃO VESÍCULA BILIAR
FEZES MASTIGAÇÃO
3. O professor elaborará um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco é material de consulta apenas para o professor.
BANCO DE FRASES:
01. Suco produzido pelo pâncreas que é lançado no intestino delgado.
02. Produto final da decomposição das proteínas.
03. Processo de decomposição dos alimentos para serem aproveitados pelas células.
04. Armazena a bile produzida pelo fígado.
05. Substância produzida pelas glândulas salivares.
06. Órgão que produz o suco pancreático que auxilia a digestão no intestino.
07. É produzida pelo fígado e prepara as moléculas de gordura para serem decompostas.
08. Nutriente que começa a ser decomposto na boca pela amilase salivar.
09. Órgão que produz a bile.
10. Suco produzido pelo estômago que atua no processo da digestão.
11. Órgão que produz o suco entérico.
12. Nutriente que é decomposto no intestino delgado.
13. Feridas estomacais causadas pela ação do suco gástrico.
14. Enzima que decompõe as proteínas no estômago.
15. Processo realizado na boca pela ação dos dentes.
16. Enzima encontrada na saliva que decompõe o amido.
17. Restos alimentares e alimentos que não foram digeridos, nem absorvidos e que precisam ser eliminados do organismo.
18. Nutriente que inicia sua decomposição no estômago.
19. Movimentos musculares rítmicos que empurram o bolo alimentar por todo o trajeto do tubo digestório.
20. Suco produzido pelo intestino que contém substâncias digestivas.
21. Produto final da decomposição do amido.
22. Órgão no qual os alimentos são mastigados e insalivados.
4.O professor sorteia o número da frase que será lida, por ele, em voz alta.
5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso não consigam o professor deverá auxiliá-los em suas dificuldades.
6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto será feito à lápis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será o vencedor do jogo.
Sugestões:
1.O professor poderá entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras poderão ser marcadas com um grão de feijão.
2.O professor poderá presentear o vencedor ou os vencedores com balas, bombons, réguas, canetas, entre outros.
A avaliação se processa durante o desenvolvimento do jogo permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conceitos relativos ao sistema digestório.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2015
Cinco estrelasParabéns.Amei
04/06/2014
Cinco estrelasNossa, muito perfeito foi muito bem elaborado muito bem construído parabéns !
06/03/2012
Cinco estrelasParabéns pela criatividade, aplicarei para os meus alunos.
04/04/2011
Quatro estrelasAdorei a idéia, vou fazer com meus alunos!
02/04/2011
Cinco estrelasótmo nota 1000
03/08/2010
Cinco estrelasParabéns, adorei a ideia. Vou fazer algumas adaptações para os meus alunos.