Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como funciona o cinema 3D?

 

03/02/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ARNOLDO BRASILIO FILHO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o princípio de funcionamento do cinema 3D e como esta tecnologia pode melhorar a qualidade das imagens nos cinemas e na educação.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre imagens 3D

Ampliar a visão do aluno sobre as aplicações da física no cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

O professor pode iniciar a aula indagando os alunos se já conhecem sobre a tecnologia dos cinemas 3D, se já visitaram algum cinema com essa tecnologia. Para inicio das pesquisas, indique aos alunos a leitura da reportagem do site IDGNow:  Cinema 3D - salas brasileiras aceleram migração para a nova tecnologia: disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/999/12/31/cinema-3d-salas-brasileiras-aceleram-migracao-para-a-nova-tecnologia/> acessado em 03/09/2009

A experiência visual do cinema está sofrendo uma grande mudança com a migração das salas de cinema de 2D para 3D, já é possível encontrar essa tecnologia em grande parte dos cinemas.

Discuta com os alunos quais as conseqüências dessa "imersão" no cinema 3D pode causar a longo prazo, será que só assistiremos vídeos em 3D? Como esta tecnologia pode contribuir para o processo educacional?

Atualmente existe mais de uma técnica de visualização de imagens 3D nos cinemas, a mais conhecida é a que faz o uso de anáglifos, que são imagens ou vídeos que podem ser visualizados utilizando óculos com duas lentes de cores complementares, como o azul e vermelho, esse fenômeno é chamado de efeito estereoscópico, que dão a sensação de profundidade ao se observar a imagem. 

Existem os sistemas que utilizam óculos com lentes polarizadoras, estes não apresentam os problemas dos óculos para efeito estereóscópico, pois não existe distorção das cores em relação a imagem observada. Com os óculos a luz é polarizada, separada no lado direito e esquerdo, não causando perda nas cores da imagem.

.

Anáglifo

Anáglifo : Imagem disponível em: <http://galileu.fundanet.br/rodello/Grupo%20RV/album/anaglifo2.jpg> acessado em 03/09/2009       

 Imagem de um anáglifo, pode ser visualizada http://galileu.fundanet.br/rodello/Grupo%20RV/album/anaglifo2.jpg com a sensação de profundidade utilizando-se óculos para efeito estereoscópico.

      

 Para saber mais sobre os cinemas 3D, no site Filmes3D: Como funciona o cinema 3D: disponível em: <http://www.filmes3d.com/blog/45-agosto/112-como-funciona-o-cinema-3d> acessado em 03/09/2009.

No s ite youtube já existem seleções de vídeos que podem ser visualizados em 3D, utilizando óculos estereoscópicos:

YOUTUBE: Videos 3D: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=5ANcspdYh_U>acessado em 03/09/2009. No site é possível escolher o tipo de óculos a ser utilizado na visualização.


Atividade 1


No laboratório de informática, peça para que os alunos pesquisem sobre cinema 3D e produção de imagens tridimensionais, uma fonte interessante de pesquisa é o site: estereoscopia 3d: Disponível em: < http://estereoscopia3d.wordpress.com/2008/11/> acessado em 03/09/2009

Pesquisando em outras fontes, os alunos podem utilizar o recurso dos blogs para disponibilizar as sua pesquisas e compartilhar os comentários com os colegas de outras escolas.

     undefined


No Portal do Professor, vamos utilizar um recurso de aprendizagem para compreender o funcionamento do olho humano e as ilusões de ótica:

Mago da Física - montagem dragão 3D

Este vídeo mostra como montar um dragão em 3D passo a passo, mostrando o efeito de ilusão de ótica que ele produz. Sugerimos que imprima a imagem para os alunos façam a montagem e partir desta, possam construir outras.

Mago da física: imagem 3D: projeção de uma imagem real

Este vídeo mostra a formação de uma imagem real em 3D pela associação de espelhos esférico. Faça um desafio a turma: a construção do experimento demonstrado no vídeo, com materiais adaptados.

Mago da física - ilusões de óptica - coletânea de imagens

Neste vídeo encontramos uma coletânea de imagens que reproduzem o efeito de ilusão de ótica. A partir deste vídeo, organize a turma em grupos e pesquisem imagens com estas características, discutam sua aplicabilidade na propaganda e na mídia.



Atividade 2

       

  • Nessa atividade, vamos construir um óculos estereocópico para visualizar as imagens e vídeos 3D disponíveis nesta aula. Para a montagem, basta seguir as instruções do site: Globo.com: Como fazer seus óculos 3D: disponível em:  http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL25699-5603,00.html> acessado em 03/09/2009.

undefined



Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:

O cinema 3D funciona funciona com mais de uma técnica de visualização de imagens, utilizando para isso óculos com lentes estereoscópicas( com cores complementares) ou com lentes polarizadoras.

As imagens 3D facilitam a aprendizagem de vários conceitos nas diversas áreas de conhecimento.
 

Sugestão: o aluno poderá registrar suas aprendizagens no blog sugerido, onde o professor irá acompanhar e fazer as intervenções necessárias.




Após a discussão com os alunos sobre as conseqüências dessa "imersão" no cinema 3D pode causar a longo prazo, e como esta tecnologia pode contribuir para o processo educacional. Vamos propor a eles que apresentem idéias sobre temas que poderemos trabalhar em sala de aula, a partir de imagens 3D. Esta análise pode ser feita, tendo em vista as pesquisas realizadas.

Sugira a publicação das atividades no blog da turma.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mago da Física - montagem dragão 3D Vídeo
Mago da física - ilusões de óptica - coletânea de imagens Vídeo
Mago da física: imagem 3D: projeção de uma imagem real Vídeo
Recursos Complementares

Recursos Complementares:

Procedural: Como criar imagens anáglifas para óculos 3D: Disponível em:  <http://www.virtualatend.com.br/cogitas3d/tutos/estereos.html> acessado em 03/09/2009

Avaliação


       

        A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode considerar a discussão em grupo com os alunos, realizada na prática social final, através de perguntas sobre o tema o professor, na hora de perceber como o estudante utilizará este tema em seu cotidiano, ou mesmo como pré-requisito para o estudo de outros temas o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elesio Marques, Escola Estadual Rosmay Kara José , Mato Grosso - disse:
    elesiomarques@gmail.com

    31/07/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula excepcionalmente brilhante: com conteúdo inovador e muito atrativo. Uma ótima sugestão para se trabalhar em sala de aula. Parabéns ao elaboradores. Contribuição garantida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.