03/02/2010
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Reconhecer o princípio de funcionamento do cinema 3D e como esta tecnologia pode melhorar a qualidade das imagens nos cinemas e na educação.
Noções sobre imagens 3D
Ampliar a visão do aluno sobre as aplicações da física no cotidiano.
O professor pode iniciar a aula indagando os alunos se já conhecem sobre a tecnologia dos cinemas 3D, se já visitaram algum cinema com essa tecnologia. Para inicio das pesquisas, indique aos alunos a leitura da reportagem do site IDGNow: Cinema 3D - salas brasileiras aceleram migração para a nova tecnologia: disponível em: <http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/999/12/31/cinema-3d-salas-brasileiras-aceleram-migracao-para-a-nova-tecnologia/> acessado em 03/09/2009
A experiência visual do cinema está sofrendo uma grande mudança com a migração das salas de cinema de 2D para 3D, já é possível encontrar essa tecnologia em grande parte dos cinemas.
Discuta com os alunos quais as conseqüências dessa "imersão" no cinema 3D pode causar a longo prazo, será que só assistiremos vídeos em 3D? Como esta tecnologia pode contribuir para o processo educacional?
Atualmente existe mais de uma técnica de visualização de imagens 3D nos cinemas, a mais conhecida é a que faz o uso de anáglifos, que são imagens ou vídeos que podem ser visualizados utilizando óculos com duas lentes de cores complementares, como o azul e vermelho, esse fenômeno é chamado de efeito estereoscópico, que dão a sensação de profundidade ao se observar a imagem.
Existem os sistemas que utilizam óculos com lentes polarizadoras, estes não apresentam os problemas dos óculos para efeito estereóscópico, pois não existe distorção das cores em relação a imagem observada. Com os óculos a luz é polarizada, separada no lado direito e esquerdo, não causando perda nas cores da imagem.
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Anáglifo
Anáglifo : Imagem disponível em: <http://galileu.fundanet.br/rodello/Grupo%20RV/album/anaglifo2.jpg> acessado em 03/09/2009
Imagem de um anáglifo, pode ser visualizada http://galileu.fundanet.br/rodello/Grupo%20RV/album/anaglifo2.jpg com a sensação de profundidade utilizando-se óculos para efeito estereoscópico.
Para saber mais sobre os cinemas 3D, no site Filmes3D: Como funciona o cinema 3D: disponível em: <http://www.filmes3d.com/blog/45-agosto/112-como-funciona-o-cinema-3d> acessado em 03/09/2009.
No s ite youtube já existem seleções de vídeos que podem ser visualizados em 3D, utilizando óculos estereoscópicos:
YOUTUBE: Videos 3D: Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=5ANcspdYh_U>acessado em 03/09/2009. No site é possível escolher o tipo de óculos a ser utilizado na visualização.
Mago da Física - montagem dragão 3D
Este vídeo mostra como montar um dragão em 3D passo a passo, mostrando o efeito de ilusão de ótica que ele produz. Sugerimos que imprima a imagem para os alunos façam a montagem e partir desta, possam construir outras.
Mago da física: imagem 3D: projeção de uma imagem real
Este vídeo mostra a formação de uma imagem real em 3D pela associação de espelhos esférico. Faça um desafio a turma: a construção do experimento demonstrado no vídeo, com materiais adaptados.
Mago da física - ilusões de óptica - coletânea de imagens
Neste vídeo encontramos uma coletânea de imagens que reproduzem o efeito de ilusão de ótica. A partir deste vídeo, organize a turma em grupos e pesquisem imagens com estas características, discutam sua aplicabilidade na propaganda e na mídia.
Nome | Tipo |
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Mago da Física - montagem dragão 3D | Vídeo |
Mago da física - ilusões de óptica - coletânea de imagens | Vídeo |
Mago da física: imagem 3D: projeção de uma imagem real | Vídeo |
Recursos Complementares:
Procedural: Como criar imagens anáglifas para óculos 3D: Disponível em: <http://www.virtualatend.com.br/cogitas3d/tutos/estereos.html> acessado em 03/09/2009
A avaliação pode ser realizada através das postagens nos blogs produzidos pelos alunos; após essa avaliação prévia, o professor pode considerar a discussão em grupo com os alunos, realizada na prática social final, através de perguntas sobre o tema o professor, na hora de perceber como o estudante utilizará este tema em seu cotidiano, ou mesmo como pré-requisito para o estudo de outros temas o professor pode avaliar o conhecimento adquirido, propor novas atividades e pesquisas se necessário; esclarecer dúvidas ou erros conceituais.
Cinco estrelas 1 classificações
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31/07/2010
Cinco estrelasUma aula excepcionalmente brilhante: com conteúdo inovador e muito atrativo. Uma ótima sugestão para se trabalhar em sala de aula. Parabéns ao elaboradores. Contribuição garantida.