23/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
As atividades dividem-se em atividades no laboratório e uma atividade lúdica, sobre a memória.
Sabemos que o sistema nervoso é o centro regulador de nossas ações e também recordações.
As sugestões de objetos de aprendizagem que seguem, tratam da constituição do sistema nervoso, as células que formam seus órgãos constituintes e a maneira com que se transmite a informação neste sistema (sinapse). Também há um objeto de aprendizagem no que diz respeito à memória. Peça aos alunos para visualizarem os objetos sugeridos e se prepararem para as atividades que se seguirão.
Neste endereço, é possível visualizar as partes que constituem o encéfalo e suas respectivas funções. http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm E aqui tem a imagem de um neurônio e suas partes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Complete_neuron_cell_diagram_pt.svg
Em seguida, temos este objeto de aprendizagem que mostra a diferenciação celular, gerando neurônios e estes o cérebro.
E este que mostra o funcionamento da sinapse.
Aqui o professor pode pedir aos alunos que escutem as informações do áudio sobre memória
Atividade lúdica
O professor se desejar pode trabalhar a memória com seus alunos. Para isto, é necessário que ele traga para a sala de aula um pano grande o suficiente para cobrir a mesa que ele usará e uma infinidade de pequenos objetos diversos (chave, tampa de caneta, borracha, tachinha, brinco, clips.... e o que mais for possível e conveniente).
Ele colocará sem os alunos verem os objetos dispostos em fileiras. E cobrirá com o pano, ocultando-os. Ai pedirá aos alunos que testem a memória. Os alunos que desejarem participar, levantam-se um a um e dirigem-se para a mesa. Eles terão 30 segundos para observar e memorizar os objetos. O tempo pode ser redimensionado segundo a turma e a quantidade de objetos a ser memorizados. Se estiver muito fácil, o professor pode pedir que além do nome dos objetos, coloque-se a seqüência que eles estão dispostos.
O cérebro é um dos mais complexos e fascinantes órgãos do corpo humano. As pesquisas em neurociência não param de trazer novidades sobre o funcionamento do cérebro. A memória é apenas um dos pontos pesquisados, mas sem dúvida não de menor importância. É ela que ajuda a lembrar tudo o que aprendemos, como também das recordações mais queridas e mais doloridas que temos. É interessante levar aos alunos este aspecto do corpo humano, que trabalha com as recordações e emoções. Pode-se discutir com os alunos as profissões que trabalham neste setor, tais como: neurocirurgião, neurocientista, psiquiatras, psicólogos, entre outros e a importância que eles tem para o bem estar das pessoas.
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp
http://www.cerebromente.org.br/n09/fundamentos/transmissao/voo.htm
http://www.virtual.epm.br/material/depquim/4flash.htm
http://br.geocities.com/neurokidsbr/Explore.htm
AVALIAÇÃO
A tabela abaixo relaciona-se com a avaliação sugerida.
Regular: 1,0 | Bom:3,0 | Ótimo: 5,0 | |
Participação | O aluno não participou, ou participou muito pouco. | O aluno participou algumas vezes, fazendo apenas o que era pedido. | O aluno participou ativamente, perguntando e pesquisando muito sobre o assunto. |
Conteúdo da apresentação | A apresentação teve conteúdo fraco ou incorreto. | O conteúdo apresentado está correto, mas ainda superficial. | Abordou o conteúdo de maneira correta e aprofundada. |
Criatividade na exposição | Não houve criatividade e pouco capricho na exposição. | Apresentação cuidadosa, mas sem muito diferencial. | Houve cuidado e originalidade na forma de apresentar. |
Nome | Tipo |
---|---|
Diferenciação celular | Animação/simulação |
Sono e glicose ajudam na memória | Áudio |
Sinapse 3D | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/12/2010
Cinco estrelasGostei muito do site,pois contem as informaçoes corretas para o professor e o aluno
08/07/2010
Duas estrelasACHEI A AULA MARAVILHOSA. EXPLORA TODOS OS ASPECTOS INCLUSIVE OS TECNOLÓGICOS,BEM MOTIVADA,ATRATIVA E ABERTA``AS OBDERVAÇÕES.ESTÁ D PARABÉNS!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada, rica em informações, pricipalmente nos recursos tecnológicos.