24/10/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de rádio e/ou computador com caixa de som.
AULA 1
Atividade 1
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:
- Vocês já ouviram música?
- Que tipo de música vocês gostam?
Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem uma música, de sua escolha. É importante que ao fazer isso o professor tenha em mente seu público de alunos, se são crianças, adolescentes ou adultos.
Depois que ouvirem a música o professor faz outros questionamentos.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
- Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
Agora, nós vamos ouvir uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha.
Apresentar o Recurso.
Recurso:
Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com os alunos e pergunta se elas gostaram da história, pergunta o que elas acharam mais interessante.
O professor, neste momento mostra que tanto a música que elas ouviram como a história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças, são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores. Por isso é importante que na sala de aula tenha diferentes tipos de textos para auxiliar o professor na explicação e dar a oportunidade aos alunos de conhecer os exemplos.
Atividade 2
Fazer uma lista na lousa sobre os diferentes tipos de textos que as crianças conhecem. Os alunos continuam sentadas em círculo para continuar um clima de diálogo.
Se possível, mostrar às crianças, jornais, revistas, folhetos de supermercados e outros tipos de texto. É importante deixar que as crianças possam folhear os diferentes tipos de textos e falarem as diferenças que existem entre eles.
Atividade 3
Depois que as discussões sobre diferentes Tipos de Texto forem feitas, e quando o professor perceber que as crianças já são capazes de conhecer a diversidade de gêneros existentes, pedir para que as crianças façam um desenho, sobre a música ou sobre a história que ouviram. Cada aluno fica a vontade para escolher.
Depois disso, o professor, com o auxílio dos alunos coloca os desenhos na parede e pede para que algumas crianças voluntárias expliquem o que desenhou, se optaram por desenhar algo da música ou da história que ouviram.
Assim, o professor apresenta mais um tipo de texto, e explica que um desenho, apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o “lêem”.
AULA 2
Atividade 1
Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram como poesia, história, textos de jornal, desenho, música, receitas, parlenda entre outros, é importante instigá-los a escolher um tipo destes textos e escrever outro texto, uma poesia, uma receita de algo que conhece inventar uma música.
O professor pode colocar na lousa alguns exemplos destes textos e explicar a estrutura de um poema, de uma música, de uma receita, de uma história etc.
Neste momento, outros aspectos da alfabetização podem ser trabalhados, como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais etc.
Estas são aulas que podem ser trabalhadas com alunos que tenham Deficiência Visual, Deficiência Mental e Hiperatividade.
Para os alunos com Deficiência Visual, estas aulas serão importantes porque trabalharão o sentido da audição. Em relação à escrita de textos e desenhos, irá depender do recurso que o aluno utilizar, pois se for, por exemplo, o Braille ela fará seu texto em Braille.
Para o aluno com Deficiência Mental, ela poderá ter o auxílio de um colega ou mesmo do professor durante a escrita.
Para o aluno Hiperativo, estas são aulas, que despertam o interesse e os motivam, possibilitam que os mesmos possam se sentar em círculos e conversarem com os colegas, além de oferecer estímulos sonoros e visuais, o que faz com que o aluno Hiperativo se sinta mais ativo e instigado a realizar as atividades.
Nome | Tipo |
---|---|
Série formação do leitor: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 397 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/07/2015
Cinco estrelasMuito interessante o plano de aula! ótima para qualquer tipo de turma da para adaptar em qualquer série! Parabéns
08/05/2015
Três estrelasParabéns!!!!!!
05/04/2015
Cinco estrelasExcelente! Parabéns!
24/09/2014
Cinco estrelasMuito boa essa ideia, peço permissão para aplica-la em uma turma que faço intervenção psicopedagógica. Gostaria de ter a acesso a parte 2 da série.
15/07/2014
Cinco estrelasOtima aula!
31/03/2014
Cinco estrelasParabensprofessora, você esta na linha certa, nossos professores já estão trabalhando com os diversos gêneros e vou apresentar seu trabalho ao grupo de alfabetizadores do PNAIC, tenho certeza que sera bem aceito e servirá de estimulo aos principalmente aos professores do campo.
15/10/2013
Cinco estrelasfoi otimo sober mais pois sou apenas uma estagiaria mas mesmo assim aprendie mas para poder ensinar mas.......
25/03/2013
Quatro estrelasSua ideia é genial!Vou complementar as minhas aulas com mais clareza. Obrigada!
12/02/2013
Cinco estrelasmuito bom,fra de extrema ajuda para as minhas aulas.parabéns.
17/08/2012
Cinco estrelasAchei excelente a sugestão da aula.
12/04/2012
Quatro estrelasMuito bom
07/04/2012
Cinco estrelasQue sugestão maravilhosa!!!!!!
21/03/2012
Cinco estrelasExcelente plano de aula. Dele, poderemos criar outros para estimular os nossos alunos ao gosto pela leitura e o retorno aos livros de histórias. Vou aplicá-lo na minha sala de aula com algumas informações. Valeu! Continuem assim ajudando a gente que não sabe como criar momentos inesquecíveis para o nosso alunado. Obrigada.
15/03/2012
Cinco estrelasé ótimo porque há interção com os alunos e sobre tudo valoriza o conhecimento que eles já tinham
04/03/2012
Quatro estrelasMuito boa, vai ajudar bastante.
27/02/2012
Cinco estrelasAMEI, ADOOOOOOOOOOOOOOOREI ESSE MATERIAL, O MESMO É EXCELENTE. CHEGO A NÃO TER PALAVRAS PARA DESCREVER O QUANTO ESSE MATERIAL É ÓTIMO. ESSE MATERIAL É DE EXCELENET QUALIDADE PARABÉNS AOS AUTORES E CO-AUOTRES DESSE TRABALHO. ALDANYRA.
26/02/2012
Cinco estrelasExcelente, parabéns pelo conteúdo abordado me deu um grande suporte de orientação e informação de trabalho. abraço
26/01/2012
Quatro estrelasachei suas dicas maravilhosa
25/01/2012
Cinco estrelasque Jesus continue te iluminando. Com essa aula você ajudará muitos professores. Amei a aula. Parabéns!
15/01/2012
Cinco estrelasAdorei o plano de aula e pretendo aplicá-lo na minha sala de aula com a sua devida permissão.
18/11/2011
Cinco estrelasMuito bom e ilustrativo. Parabens!
01/11/2011
Cinco estrelaspossa dizer que essa forma de alfabetizar é muito proveitosa, pois desenvolve varias habilidades dos alunos. parabéna á equipe.
01/11/2011
Cinco estrelasBem interessante essas sugestões de trabalhar vários gêneros textuais, além de ser prazeroso a forma de como serem trabalhados.
29/10/2011
Cinco estrelaseu ache a aula muito boa, eu estudo na escola estadual lamounier godofedo, e acho super importante divulgar o trabalho das escolas, para valorizalas melhores e aprender coisas com elas, resumindo adorei.bjs karina
20/10/2011
Cinco estrelasmuito produtiva ,apliquei e falo com propriedade que a atividade proposta gerou participação ,interesse, envolvimento e muita aprendizagem. parabéns!
15/10/2011
Quatro estrelasÓtimo plano, estou me formando em pedagogia e irei trabalhar neste último estágio um projeto de literatura infantil, o qual se busca incentivar a a leitura.
08/10/2011
Quatro estrelasÓTIMO,O CONTEUDO DESSE SITE NESSE ASSUNTO FOI D +,CONTINUEM ASSIM...
21/09/2011
Cinco estrelasÉra realmente disto que eu estava precisando, adorei este plano de aula,vc esta de parabéns. jamais pensei de encontrar um plano de aula tão rico o quanto este, eu estou planejando realizar um projeto e não estava vindo nenhuma ideia, derrepente pensei em pesquisar na net e acabei encontrando algo tão maravilhoso. mais uma vez parabéns.
08/09/2011
Quatro estrelasmuito bom, seria providencial escutar músicas clássicas que as crianças conhecem (usadas em desenhos animados) seria algo que demonstraria uma correlação entre seu mundo e o mundo dos adultos (sua cultura).
07/09/2011
Quatro estrelasMuito bom. vou trabalhar na minha aula, pois sou professor do 5º ano.
04/09/2011
Cinco estrelasQue projeto! Gostei muito.
02/09/2011
Cinco estrelasa minha opinião e de 500000
03/08/2011
Cinco estrelasmaravilhoso este plano de aula!!! estou trabalhndo os meios de comunicação com alunos do 5 ano e adorei esta proposta. obrigada pelas dicas
31/07/2011
Cinco estrelasGostei de sua aula e a adaptarei com meus alunos das séries finais do ensino fundamental, mudarei os textos, os questionamentos e utilizarei o data-show para mostrar os conteúdos. Obrigada!
30/07/2011
Cinco estrelasAchei a aula muito proveitosa.Maravilhosa!
25/07/2011
Quatro estrelasótima, pois ajuda as crianças tímidas a interagir na aula.
18/07/2011
Cinco estrelasolá boa tarde! adorei esta aula sobre, apredendo com diferentes tipos de textos. é uma maneira bem lúdica de se trabalhar em sala de aula, visa também a escolha do aluno em fazer o desenho do qual texto ele gostou, deixando-o, a vontade de escolha. parabéns pelo o projeto.
18/06/2011
Cinco estrelasbelissima
14/06/2011
Quatro estrelasEstá de parabens, pois uma aula bem planejada como a contextualizada, certamente contribui muito para a participação dos alunos durante toda a atividade, o que consequentemente garante aprendizagem de forma prazeroza. Evanylton
13/06/2011
Cinco estrelasAdorei, uma aula que com certeza irá chamar a atenção dos alunos.
03/06/2011
Quatro estrelasPoderiam deixar exemplos escritos dos variados gêneros textuais.
26/05/2011
Quatro estrelasO trabalho com diferentes textos na sala de aula nos proporciona momentos de descobertas. Através da leitura, professor e aluno viajam em mundos jamais conhecidos. Parabéns pelo trabalho, adorei a história da lagarta, acho até que no processo de ensino/aprendizagem, fazemos parte dessa metamorfose, é preciso fazer de nossas lagartinhas, lindas borboletas.
16/05/2011
Cinco estrelasTrabalhar dessa forma em sala de aula, realmente vale apena,pois esse tipo de aula contextualizada vem despertando nos educandos o prazer pela leitura e escrita .Eu também já ministro as minhas aulas usando textos diversificados.Sempre aproveito algumas dicas dos colegas para melhorar a minha prática.
15/05/2011
Quatro estrelasFoi in teressante esta atividade,pq se trabalha com os diversos tipos de texto,mas não dessa forma de apresentação q a profª empregou ,como metodologia,aos seus alunos.
10/05/2011
Cinco estrelasotima!!!! e muito importante esse momento feito em circulo, pois vc consegue visualizar todas as reações dos alunos. Até por que els dao mais atenção ao professor, o problema é que muitas vezes, eles querem falar todos de uma vez. adorei...
02/05/2011
Quatro estrelasfoi otima
30/04/2011
Três estrelasPoderia ser melhor poderia incluir mais conteúdo
30/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula apresentada, e a partir dela podemos elaborar vários trabalhos em classe; pois ela sugere essa idéia. Obrigada. Janete
14/04/2011
Cinco estrelasAdorei o tema de diferentes textos. Já trabalho com um projeto do ceará chamado PAIC, e ele nos remete exatamente a esta aula que acabei de assistir. Exelente, espero aprender mais.
03/04/2011
Cinco estrelasParabens professora, excelente idéias vai ajudar muito
03/04/2011
Quatro estrelasAchei interessante e vou tentar adaptar para turmas do ¨6º ao 9º ano.
02/04/2011
Cinco estrelasOtimas ideias!
01/04/2011
Cinco estrelasEU GOSTEI MUITO DA AULA E VOU PASSAR PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA ONDE EU SOU GESTORA
01/04/2011
Quatro estrelasGostei muito. Sempre é bom levarmos algo novo para a sala de aula. Valeu!
01/04/2011
Cinco estrelasotimaaaa!!!! e muito importante esse momento feito em circulo, pois vc consegue visualizar todas as reações dos alunos.....otimooooooo!!!
26/03/2011
Cinco estrelasParabéns, professora! Tânia
24/03/2011
Cinco estrelasEsta aula ajodou muito, pois tive um bom aproveitamento com meus alunos.
23/03/2011
Quatro estrelasParabéns professora! Idéia genial. Obrigada, pois clareou algumas idéias...
23/03/2011
Três estrelasgostei foi mais uma possibilidade interessante e algumas ja pratico como assunto curriqueiro ja que dou aula em multiseriado isto é varias series,parabens pela sugestao
17/03/2011
Cinco estrelasAmei! Obrigada pelas informações.
15/03/2011
Quatro estrelasAdorei.
14/03/2011
Quatro estrelasirei aplicar com os meus queridos alunos
13/03/2011
Cinco estrelasAmei seu planejamento sempre ensinei a alunos de ensino fundamental, porem nunca trabalhei com 1º ano(fundamental). suas sugestões clarearam as minhas ideias. obg.
08/03/2011
Quatro estrelasMuito criativa e produtiva, com certeza vou aplicar em sala de aula.
07/03/2011
Cinco estrelasGostei dessa sugestão. Criativa, simples e eficaz.
02/03/2011
Quatro estrelasÓtimo, assim poderemos ter uma idéia incial e adaptarmos a nossa realidade/escola.
28/02/2011
Cinco estrelasÓtima aula.
23/02/2011
Cinco estrelasadorei os conteudos exposto aqui, tudo serve para que o professor possa fazer um bom planejamento de suas aulas. parabens.
23/02/2011
Quatro estrelasGostei da tua proposta,servrá de apoio para nossas aulas.Um abraço
22/02/2011
Cinco estrelasmuito boa, mas ajude-nos a elaborar aulas para alunos do Ensino Especial com D.I e Dislexia
22/02/2011
Quatro estrelasAULA DE EXCELENTE QUALIDADE, PARABÉNS!
20/02/2011
Cinco estrelasLivia, que legal! adorei.... a maneira de trabalhar com os diversos tipos de textos e de forma bem diversificada.
20/02/2011
Cinco estrelasachei muito bacana essa maneira de trabalhar os diversos portadores de textos e de forma bem diversificada. Parabéns!
20/02/2011
Cinco estrelasAdorei a exposição dessa aula, nos ajuda a perceber quanto é prático o professor preparar uma aula diferente e que nela os alunos realmente irão aprender.Parabéns.
20/02/2011
Cinco estrelasAchei a sequência dinâmica e estimulante.
15/02/2011
Cinco estrelasExcelente aula. Uma vez que esta, de fato, dar ênfase ao prazer que as crianças devem desenvolver em sala de aula e de forma significativa. PARABÉNS!!!!!
13/02/2011
Cinco estrelasAdorei as sugestões das aulas,pois as mesmas abrangem vários gêneros textuais , fazem com que as nossas aulas se tornem mais atrativas e também para que possamos sair das mesmices.
09/02/2011
Quatro estrelasAdorei as sugestões de uma aula diferente e interessante.
07/02/2011
Quatro estrelasInteressante, pois é realizada com poucos recursos. O tempo para o desenvolvimento é coerente e pode ser até utilizada como avaliação diagnóstica.
05/02/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante, ainda mais que trabalho com Jovens e Adultos, que não tem muito contato com os variados tipos de textos existentes.
01/02/2011
Três estrelasMuito interessante, vou aplicá-la em minhas aulas. Valeu.
27/01/2011
Cinco estrelasGostei das dicas e concerteza vou colocá-las em prática. já que trabalho com série multisseriada, entao da pra desenvolver em todas as séries.
24/01/2011
Quatro estrelasótimo, adorei
24/01/2011
Três estrelasgostei, dá para desenovelver boas sequencias didáticas focando um só gênro.
23/01/2011
Três estrelasBom trabalho! É desenvolver mais e mais atividades, possibilitando incentivo aos estudantes.
23/01/2011
Três estrelasTrabalhar com os diverso tipos de textos é necessário e quanto maior o incentivo melhor. Considero um bom início de trabalho para os que estão iniciando.E com a continuidade das atividades, teremos a obtenção dos objetivos (não descritos no presente trabalho). Parabéns, Lívia Raposo!
18/01/2011
Duas estrelasachei o trabalho com tipos de texto muito r´pido. Perceber a diferença entre os tipos de texto a ponto de produzi-los não se faz em duas aulas nem somento vendo estes textos. Este objetivo é trabalho para várias aulas nas quais os alunos tenham um período de contato com com a tipologia estudada, perceba sua características, produza seus próprios textos e reescreva-os a partir da comparação com outros da mesma tipologia. è preciso ter cuidado para não cairmos na simplicidade do trabalho.
14/01/2011
Quatro estrelasachei muito interessante essa atividade e com certeza usarei para mostrar aos meus alunos a diversidade textual
10/01/2011
Cinco estrelasexcelente proposta que voce nos ofere. Parabénssssssss...
05/01/2011
Quatro estrelasPrecisamos de aulas assim,que incentive e estimule o aluno.Parabéns!
04/01/2011
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante.Além de ser lúdica dá oportunidades a todos de participar de forma prazerosa.Com certeza contribuiu muito para a troca de experiências.Parabéns.
02/01/2011
Três estrelasmais ludico ficaria interessante.
28/12/2010
Quatro estrelasÉ uma aula muito boa, coerente com as propostas pedagógicas e para alunos reais.
19/12/2010
Quatro estrelasDe fato, Lívia, concordo com você. O texto escrito, o livro, como fonte de informação ainda deve perdurar na sala de aula. E, claro, as tecnologias devem ser usadas nesse sentido, sim, de instigar a produção da escrita tanto no computador quanto nos cadernos e folhas de anotações, muito bem lembrado.
19/12/2010
Quatro estrelasLívia, achei seu planejamento maravilhoso, acredito que assim os alunos terão acesso a uma aprendizagem realmente significativa, e a utilização das tecnologias terá efeito sobre aqueles que são mais dispersoa.
19/12/2010
Cinco estrelasQuanto ao envolvimento e êxito das disciplinas no uso das mídias, este está intimamente ligado aos procedimentos utilizados pelos profissionais da educação: objetivos da atividade desenvolvida, conteúdos trabalhados, recursos tecnológicos utilizados, duração da atividade, enfim o uso das mídias requer planejamento das habilidades propostas.
16/12/2010
Cinco estrelasSão aulas que poderão alunos com deficiência
07/12/2010
Quatro estrelasachei muito importante as aulas por isso quis fazer minha inscrição. para estar ampliando meus conhecimento. parabens. adorei.
04/12/2010
Cinco estrelasParabéns pela iniciativa! Utilizei suas sugestões juntamente com o projeto do livro "Ler e Escrever" adotado pela Seduc da rede municipal onde leciono. O resultado foi surpreendente!!! Att. Professora Marcela
28/11/2010
Quatro estrelasSeu trabalho é de muita valia para quem está atuando ou vai atuar em sala de aula, principalmente nas séries iniciais e nas turmas de EJA; este esclarecimento foi promissor, significa que o ato de ler deve estar sempre presente na vida de todos.
25/11/2010
Quatro estrelasachei muito interessante sua aula. você está de parabéns.
25/11/2010
Cinco estrelasParabńes! Gostei da proposta
24/11/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante as sugestões, pois me ajudaram muito na minha elaboração da minha aula, valeu.
22/11/2010
Cinco estrelasParabéns! É de pessoas assim que nosso país precisa, pois é trocando as experiencias que podemos melhorar a nossa prática.
21/11/2010
Cinco estrelasparabéns a vc pelo texto só nos enriquece pois, nossos alunos precisam ter contato com os diversos generos textuais o quanto antes, não só os alfabetizando-os mas desde cedo abrindo espaço para o letramento e sua função social. Um abraço...
20/11/2010
Cinco estrelasExcelente!!!!!!!!!!
20/11/2010
Quatro estrelasgostei porque e dinamica
19/11/2010
Quatro estrelasParabéns Livia Temos que trabahar com o construtivismo nada de educação bancaria. Eles adoram interagir e dar opinião a atividade fica mas prazerosa. Achei sua aula interessante e produtiva. Temos que adquir novas idéia para que as aulas seja prazerosa e não ficar o mesmice.
18/11/2010
Quatro estrelasEU ACHEI OTIMA APREINDI MUITO OBRIGADO. ESPERO PRENDER MAIS
07/11/2010
Cinco estrelasParabéns Lívia!!!!!!! Você certamente é muito comprometida com a alfabetização de seus alunos. Adorei sua aula.
02/11/2010
Cinco estrelassuas aulas estão exelentes ao planeja-las você pensou em todo tipo de crianças.
19/10/2010
Cinco estrelasÉ ótimo seu desenvolvimento destas aulas, continue dando sugestões para os professores. Parabéns.
19/10/2010
Cinco estrelasACREDITO QUE QUANDO O PROFESSOR PROPÕE ESTE TIPO DE TRABALHO HUMANIZADO , ELE ENSINA O EDUCANDOR A CONSTRUIR E ESCREVER SUA PROPRIA HISTÓRIA DE VIDA. PARABENS .GOSTEI BASTANTE DA AULA.
18/10/2010
Quatro estrelasÉ IMPORTANTE A DIVERSIDADE DE TEXTOS P/QUE OS ALUNOS POSSAM SABER QUE POSSUEM LIBERDAD DE EXPRESSÃO EM MOMENTOS D EPRODUÇÕES TEXTUAIS.
16/10/2010
Cinco estrelasmaravilhoso, trabalhar a leitura com os diferentes tipos de texto com os alunos é excelente,pois assim irá despertar o gosto pela leitura e também pela escrita,amei..
15/10/2010
Cinco estrelasA sua aula foi muito produtiva
12/10/2010
Quatro estrelasMuito. sou professora de matemática,mas em outro período estou como apoio pedagógico.Seria muito importante que outros professores das séries iniciais também utilizassem essas dicas, para tornarem as aulas mais eficazes para que realmente ocorra aprendizagem.
11/10/2010
Cinco estrelasGostei muito!Parabens!!!!!
09/10/2010
Cinco estrelasOlá; Estas atividades dão muito certo, nas atividades de receitas os alunos adoram porque depois eu faço a receita com eles. As parlendas, músicas e outros textos, eu faço um "livrão" e fica exposto para leitura e manuseio deles.
09/10/2010
Quatro estrelasOlá, Achei sua aula dinâmica e criativa. Abraços, Shirley Fortes
09/10/2010
Quatro estrelasgostei muito da aula, achei muito interessante e ifromativa com cnteudo bastante solidos e de facil assimilação
07/10/2010
Quatro estrelasmuito criativa e dinâmica oportuniza ao aluno conhecer diverssos textos de forma coletiva e dialogada envolvendo todos no prcesso de aprendizagem significativa.
06/10/2010
Cinco estrelasexcelente
04/10/2010
Cinco estrelasGostei muito das atividades propostas, acredito que são atividades que despertam nos educandos,interesse e vontade de aprender mais sobre o assunto, parabéns.
02/10/2010
Quatro estrelasachei muito interessante a forma em que foi visto o conceito pedagogico de como se pode ministrar uma aula sem virar rotina, nos dias atuais no sentido processo do educando, faz muita diferença tanto para o professor como para o aluno...
28/09/2010
Cinco estrelasAulas puramente expositivas tornam ineficaz o processo de ensino aprendizagem, mas a diversificação das práticas pedagógicas e a utilização do letramento cuja proposta é a inserção das práticas sociais na sala de aula através do contato direto do educando com os mais diversos gêneros textuais tornam o ensino significativo , contextualizado e baseado nos conhecimentos prévios do aluno.
27/09/2010
Três estrelasé importante estarmos sempre retomando as atividades que proponha ao aluno a diversidade de textos, suas caracteristicas e por fim a funcionalidade dos mesmos, sendo portanto muito importante sempre este tipo de contribuição.
27/09/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula pois é muito importante que o professor trabalhe com gêneros textuais diferentes e a música é muito atrativa para os nossos alunos,é um gênero que eles adoram, faz parte do seu dia a dia. Após a leitura que fiz das atividades propostas notei que foram bem diversificadas em suas estratégias, tornando-a assim de fácil assimilição na interpretação da letra do texto . Importante na proposta destas aulas quando sugere leitura de outros gêneros textuais, como poesia,etc
22/09/2010
Quatro estrelasGostei muito. Continuem nos ajudando
17/09/2010
Duas estrelasconforme dicas da aplicação da aula acima pois são desta forma que trabalha com as criança buscando primeiro ver o seu conhecimento do que ele sabe para depois dar explicações bem amplas para os mesmo
16/09/2010
Quatro estrelasEsta aula esta muito legal e com certeza servirá de alicerce para muitos professores
13/09/2010
Cinco estrelasvou trabalhar com meus alunos do pav,esta aula é um belo trabalho em conjunto.
12/09/2010
Quatro estrelasMuito interessante! A utilização de uma metodologia diversificada, como é o caso, é fundamental para que o educador consiga atrair a atençao de toda a turma e o que é mais importante, atender às necessidades de cada aluno.
05/09/2010
Quatro estrelasAula foi muito bem elaborada está de parabens que planejou
31/08/2010
Quatro estrelasEstá aula foi bem planejada e possui diversos recursos para os professores. Parabéns!!
31/08/2010
Cinco estrelasÉ uma aula bastante criativa, bem produtiva que irá desensolver interesse não só dos aulos mas da instituição tbm .amei!!!
17/08/2010
Quatro estrelasMaravilhosa ,simples e criativa !!!Valeu demais.
15/08/2010
Cinco estrelasamei a sua aula. Além de mostrar uma diversidade dos recursos utilizados principalmente com a tecnologia,esclareceu que pode ser utilizada nãosó com os alunos das turmas regulares como também dos jovens e adultos e com alunos especiais. Adorei!!!!
13/08/2010
Cinco estrelastexto muito bom.AUXILIO PARA PROFESSORES.
12/08/2010
Quatro estrelasParabens me ajudou muito por eu ser professor do fundamental 2 e estou substituindo uma colega e cinto dificuldade como ensinar escreverem texto no 5 ano fundamental 1. Ajude-me.
11/08/2010
Quatro estrelasGostei das sugestões, pois é a partir da variedade textual que se adquire conhecimentos variados e vivenciados.
03/08/2010
Quatro estrelasGosto de conhecer diferentes tipos de aulas que possam estimular cada vez mais a aprendizagem de meus alunos,Adorei conhecer mais um modelo de aula que pode ser aplicado e até mesmo modificado em alguns pontos para que posa utilizálo em minha turma de 3º ano,
02/08/2010
Cinco estrelasAula maravilhosa.Parabéns!
22/07/2010
Cinco estrelasAchei muito boa esta aula vou passar para os coordenadores de ensino fundamental I e para a turma do EJA.Parabéns
21/07/2010
Cinco estrelasGostei. Pois trabalhar dessa forma, a aula torna-se mais prazerosa. Parabéns.
13/07/2010
Cinco estrelasMuito interessante a maneira pela qual trabalhou os gêneros textuais.Parabéns!
13/07/2010
Quatro estrelasBoa tarde! Gostei muito.´Esta será uma aula que os alunos vão interagir em grupos. Assim eles trocarão idéias sobre os textos e a avaliação da aula vai ser produtiva. Um abraço, Claudia Tibaes S.J.C-SP
07/07/2010
Cinco estrelasExcelente, vou aplicar em uma das minhas aulas no projeto do qual trabalho...
02/07/2010
Cinco estrelasExcelente!!!
30/06/2010
Quatro estrelasAdorei a aula com certeza vou aplicar aos meus alunos do 1º ano
26/06/2010
Cinco estrelasESTOU ADORANDO O PORTAL E ADOREI SUA AULA, VOU ADAPTÁ-LA A MINHA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
16/06/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, muito criativa. Irei utilisa-la na minha turma.
15/06/2010
Duas estrelasAchei legal
25/05/2010
Cinco estrelasachei muito interessante, foram idéias que eu vou usar rm sala de aula.
22/05/2010
Quatro estrelasMuito bom mesmo!! Gostaria de fazer um curso de pedagogia não tenho condições sei que aprendia mais!!!
14/05/2010
Cinco estrelasLívia sua sugestão de aula está excelente,mas vc trabalhou foi Gêneros TEXTUAIS e ñ TIPOS TEXTUAIS..
12/05/2010
Cinco estrelaseu acho interessante porque aprende muita coisa novas da lingua portuguesa.
07/05/2010
Três estrelasMuito bom veio acrescentar nas minhas aulas e como planeja-las.
04/05/2010
Quatro estrelasA metodologia usada nesta aula é muito interessante, pois desperta nas crianças o prazer do letramento.
03/05/2010
Cinco estrelasExcelente.
20/04/2010
Cinco estrelasadorei o acesso rapido e as informações contidas são de facil entendimento e vibilidade didatica facil tambem.
03/04/2010
Cinco estrelasexcelente.
29/03/2010
Três estrelassua aula remete muita coerencia e aproveitamento, dentro do que vc propôs a ensinar. parabens!
26/03/2010
Quatro estrelasGostei muitissimo!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sugestão de como ministrar aulas com diferentes tipos texto, valeu!
24/03/2010
Cinco estrelasIntegrar tecnologia e educação é promover maiores possibilidades de aprendizagem e inclusão. A leitura a partir da diversidade textual coloca o aluno em contato sistemático(escola) com sua própria realidade utilizando como material pedagógico e de fonte de conhecimento seu próprio cotidiano, o resultado não poderia ser melhor... alunos que dentro da sua realidade organizam, criam e recriam seus conhecimentos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente!!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasotimo
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a sugestão apresentada. As oportunidades e materiais a serem trabalhados com diferentes tipos de texto, mostrando aos nossos alunos um certo direcionamento, abordando diversas culturas e valores da leitura e escrita em nossa civilização. Excelentíssimo trazendo também propostas de como podemos trabalhar com as mídias. Parabéns pelas aulas.
24/03/2010
Quatro estrelassempre é bom nos depararmos com o novo e fazer do mesmo indícios para uma nova jornada.Foi ótimo.parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei bastante interessante. A forma como foram conduzidas as duas aulas, relmente instiga o aluno a participar e o melhor de tudo é que ele acaba conhecendo os vários tipos de texto. Com toda certeza vou levar para sala de aula.
24/03/2010
Três estrelasmuito boa essa aula!!! parabens!!
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero muito apropriado a forma como foi tratado o tema em questão.há muito buscava um espaço assim para a difusão de idéias práticas que possam contribuir para a ampliação de meu repertório didático pedagógico
24/03/2010
Cinco estrelasNossa! Achei maravilhosa. Com certeza vou aproveitar em minha sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente por ser uma aula dinâmica, atrai e atenção da turma.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula engloba todo um processo necessário para um bom desempenho e resultado. Prático, eficiente e a forma de avaliação foi fundamental para o que se objetivou alcançar. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boas as sugestões das atividades, sempre é bom inovarmos. Eu gosto muito de trabalhar diversos tipos de textos. Um abraço.
24/03/2010
Quatro estrelasQue bom que você procura dinamizar suas aulas. A sua idéia é ótima vou procurar utilizar em sala de aula
24/03/2010
Três estrelasAQUI ACREDITO MERECE UMA MELHOR DESCRIÇÃO DOS REGISTROS QUE AS CRIANÇAS REALIZARAM APÓS SEREM SUBMETIDAS AS LEITURAS E AUDIÇÕES DE MUSICAS E HISTORIAS
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante e concordo plenamente com seu planejamento
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da sugestão,bom para as séries iniciais,mas eu trabalho com 7°ano,P.A.VII,1° e 3º ano(ensino médio).Queria sugestões para trabalhar em 2010.
24/03/2010
Quatro estrelasO trabalho com diferentes tipos de textos permite um contato significativo com o mundo da leitura,o aluno tendo essa oportunidade de manusear têxtos verbal e não verbal terá a apropriação de leitura e consequentemente de escrita ; a diversidade textual possibilita o encontro entre o leitor e o mundo mágico da leitura.Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER UMA FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES QUE ESTÃO SOB MINHA COORDENAÇÃO, UTILIZANDO ESTAS IDEIAS
24/03/2010
Quatro estrelasPra que se encontrava perdida e sem saber o que fazer logo no início do ano, encontrei sujestões maravilhosas com a dica recebida.
24/03/2010
Cinco estrelasUma excelente aula ... estava precisando de ideias nos para meu projeto...
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente as sugestões apresentadas, pois eu como professora a um ano e meio tenho tentado trabalhar com textos variados, mas ainda tenho certas dificuldades. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante sua aula, parece ser uma forma agradável tanto para o professor quanto para o aluno. Os alunos aprendem de forma prazerosa e saudável com um bom som pra ouvir, aprendendo a ouvir e analisar o q está ouvindo. Parabéns! Sucesso sempre.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula de como alfabetizar alunos tanto pequenos quanto grandes ficou mais rico quando se exemplificou para alunos portadores. Foi show.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, achei muito interessante sua aula sobre tipos de texto. O material utilizado é procedente; a forma de abordar o assunto também. Gostei do trabalho de comparação dos tipos que dá ao aluno a oportunidade da observação e da conclusão por si próprio.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DESTA ATIVIDADE,VOU REALIZAR COM MEUS ALUNOS;ELES GOSTAM MUITO DE DESENHAR E OUVIR MUSICAS E CANTAR.ABRAÇOS
24/03/2010
Cinco estrelasLívia, boa noite! Gostei de sua aula bem atrativa. Como tenho alguns alunos hiperativo vou aplicá-la com certeza, pois precisamos de coisas novas para sanar as dificuldades de nosssos alunos e, o recurso é este trabalhar a variedade de gêneros textuais. Abração, JUçanã Francisco dos Santos
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula, a leitura de diversos portadores de textos é um ótimo recurso para a construção do conhecimento e para a alfabetização dos nossos alunos
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo, sua aula é um contributo para quem deseja trabalhar até mesmo a questão da modalidade dos gêneros, ou seja, para quem deseja explorar o mesmo tema nos diversos tipos e gêneros textuais.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula traz idéias simples e usa recursos de fácil acesso à todos, como: jornais, panfletos, receitas e outros. Adorei as sugestões.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula sobre diferentes tipos de texto principalmente o texto de Ruth Rocha de quem sou fã . Mais uma vez quero parabenizar a equipe que elaborou esta aula , pois mostra -se muito criativa e inovadora. Atenciosamente Valéria Cristina.
24/03/2010
Quatro estrelasUma forma de nossos alunos atribuirem valor a leitura e oferecer diferentes tipos de textose oportunidades de leitura também por prazer , eles poderão vivenciar a utilidade da leitura na sua vida pratica, no seu meio social, principalmente as comunidades mais carentes com pouco acesso, importante lembrar opapel da mídia no processo de aprendizagem. As atividades apresentadas são criativas e praticas e de abordagem interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desse recurso!!! Usarei com os meus alunos! Obrigada!! Sirlete
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE
24/03/2010
Três estrelasadorei muito..........bem legal
24/03/2010
Quatro estrelastexto muito bom ,pois ajuda na interação do aluno e no conhecimento que o mesmo poderá adquirir no decorrer da aula.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão apresentado.(diferentes gêneros textuais).A diversificação de textos em sala de aula instinga o aluno a descobertas e avanços nos conhecimentos que possuem.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante da aula, pois, o trabalho com textos diversos, ajuda a desenvolver no educando, a capacidade de leitura, interpretação, ortografia e pontuação, além de torná-lo um cidadão crítico. E a aula apresentada foi bastante dinâmica, fato que desperta e prende a atenção do aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasEssa aula foi ótima, com isso só faz enriquecer nossos conhecimentos.
24/03/2010
Três estrelasTENHO TIDO BONS PROVEITOS COM ESSAS SUGESTÕES DE AULAS. SÃO MUITO INTERESSANTES. PARABÉNS
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, esta aula se for bem trabalhada a aprendizagem das crianças vai ser significativa.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito participativo
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa, gostei mesmo- adauto agc
24/03/2010
Cinco estrelasA idéia é exelente!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula da professora Lívia, pois trabalhar com gêneros textuais é muito importante para o avanço do aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasOtima, assim os alunos podem se interessar pela leitura de textos.
24/03/2010
Cinco estrelasEscola Prof. Clori Benedette de Freitas.DoradosMS. Ótima aula! É um trabalho que vem acrescentar, somar. Estou fazendo o Pró-Letramento e a diversidade de textos é interessante para os alunos e professores.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito importante o projeto , pois a aula torna-se atrativa , os alunos ficam mais motivados parabens
24/03/2010
Cinco estrelasimportantíssima
24/03/2010
Cinco estrelasEu trabalho com o 1º ano de alfabetização e estou querendo montar um projeto de leitura para incentivá-los a ler e assim aumentar o interesse dos alunos e diminuir a dificuldade encontrada no processo de leitura. As aulas e as atividades da Lívia me deram uma grande idéia e assim poderei desenvolver o meu projeto.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor, você deveria ter indicado outras leituras e ampliado a possibilidade dos alunos perceberem os gêneros textuais. As perguntas precisam (tanto as iniciais quanto as feitas após a leitura do texto da Ruth Rocha) devem instigar mais os alunos a buscar outros textos conhecidos e novos. Sua forma de avaliação é bem coerente.
24/03/2010
Quatro estrelasa aula apresentada pelo colega foi muito boa pois,mostra ao aluno varios tipos de textos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula. É bastante dinâmica e produtiva. Excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasProfessores, material bastante inteligente e criativo. A variedade de gêneros textuais nas séries iniciais é uma porta de entrada para bons futuros leitores. Inclusive, a atividade pode ser perfeitamente adaptada a qualquer série. Muito motivador! abraços!
24/03/2010
Cinco estrelasinteressante muito bom aporte teórico;sugestões
24/03/2010
Cinco estrelasgostei da metodologia como foi apresentada, porem nao enfoca a série mais adequada para esta aula.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns gostei , irei enviar a minha aulas próximas obrigado
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente a sugestão apresentada. As oportunidades de leituras oferecidas aos nossos alunos fazem com que eles atribuam valor à leitura e escrita na sociedade, ainda mais em comunidades mais carentes, onde não há tanta oferta de material impresso. Importante também ressaltar que a autora coloca o uso dessa mídias no processo de aprendizagem de alunos inclusos, que sem dúvida faz com que o aluno se sinta mais ativo e instigado a realizar as atividades.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é excelente. Eu e minha colega Georgia que administramos as aulas de jardim II, em que temos a preocupação de despetar nos nossos alunos o gosto pela leitura, utilizando os registros,como uma forma de interpretar.Fazemos acolhida com musica, formação humana,que é o momento de interação com assunto da aula, logo após acontece a contação de histórias variadas, e na rotina de sala fazemos os registdia c/ um tipo material. Esse contato com diferentes tipos de texto é muito importante.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito dos textos e atividades propostas creio que aplicarei com sucesso para meus professores.
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito dos tipos de leitura!!!!! Escola Estadual Herbert José de Souza-alfabetização de adultos
24/03/2010
Cinco estrelasLívia, excelente sugestão.Os alunos em contato com diferentes tipos de texto são estimulados nas buscas das diferenças. É nesse momento que desperta no aluno o gosto pela leitura.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito criativa a aula da professora e gostaria de utilizá-la nas turmas em que leciono.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei
24/03/2010
Quatro estrelasÉ a primeira vez que acesso o portal e gostei muito de sua aula ,gosto de trabalhar assim utilizando música como recurso didático.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito boa a ideia proposta nesta aula. Agradeço a ajuda
24/03/2010
Cinco estrelasAchei super criativa a sugestão de aula, gostei bastante pois há a necessidade de levar os vários tipos de textos para a sala de aula, porque o aluno precisa ter contato com toda a forma de comunicação que permeia a sociedade.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente,inovadora e criativa
24/03/2010
Cinco estrelasA sugestão de atividade descrita para trabalhar a alfabetização com diferentes tipos de texto é excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula sobre tipologias textuais,pois está resgatando os valores dos textos os conceitos e a importância de cada um e os recursos utilizados. Devemos dar ênfase a leitura. Outro aspecto importante é que podemos trabalhar também com alunos com Dificuldades visuais, mental e hiperativo. Um abraço
24/03/2010
Três estrelasQuerida Lívia Raposo Bardy, muito obrigada por disponibilizar um trabalho tão maravilhoso e significativo. Como educadora da Ed Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tenha certeza que várias das idéias apresentadas irão colaborar com minha prática.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima sugestão com certeza irei utilizar essas estratégias de leitura.
24/03/2010
Cinco estrelaso Professor deve ser criativo e aproveitar as aulas para avaliar o processo de aprendizagem do aluno e criar novas estratégias.
24/03/2010
Quatro estrelasEssas sugestões de aulas como trabalhar com textos diversos,achei exelente para eu trabalhar na formação continuada de meus professores,já que esse ano letivo de 2009 estarei atuando como coordenador pedagógico.Parabéns pelo material divulgado,continuem sempre nos auxiliando .
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula bastante interessante, pois dá para se trabalhar o gênero textual de uma forma descontraída. A aula também é interativa, permite que todos se envolvam, troque textos, trabalho com desenhos e animações e ao final, todos podem construir seu próprio texto, usando os recursos tecnológicos, além de a aula ser flexível, pois o professor poderá adaptá-la em séries diferentes e de mais complexidade. Amei.
24/03/2010
Cinco estrelasSou professora Alfabetizadora e amei as sugestões, algumas delas já utilizo e gostei muito do recurso utilizado utilizado da escritora Ruth Rocha e Telma Weiss
24/03/2010
Quatro estrelasClara,objetiva e prática...valeu.
24/03/2010
Cinco estrelasLívia, gostei muito de sua ideia, o trabalho com textos sempre traz muitos frutos positivos, pois o aluno consegue se expressar com mais clareza e nos dar uma ideia a respeito do que está pensando, o que entendeu, etc. Boa sorte!
24/03/2010
Uma estrelaÓtima aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei essa aula e com certeza colocarei em prática aqui no meu município.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, suas sugestões foram ótimas, principalmente para mim que trabalho com Jovens e Adultos. Eles precisam de algo assim, dinâmico como essas atividades, para que venham despertar o interesse pela leitura.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ com aulas como essa os alunos avanção!
24/03/2010
Cinco estrelasÉxcelente!
24/03/2010
Cinco estrelasé muito bom compartilhar com colegas experiências desta naturza na alfabetização, pois é uma etapa muito difícil tanto para o aluno, quanto o professor, parabéns .
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das aulas e pretendo desenvolvê-las com meus alunos. Obrigada pelas idéias.
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula é muito interessante, pois facilita o aprendizado das crianças principalmente na área de leitura. Eu trabalho com esses direntes tipos de textos na sala de aula, com alunos do 5º ano e o desempenho deles é satisfatório.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, muito boa sua aula,porém você confundiu "tipo de texto" com "gênero de texto". Tipo de texto são poucos, exemplo: narrativo, descritivo, argumentativo, etc. Já gêneros textuais são inúmeros.No caso, sua aula é sobre gêneros textuais e nao tipos.Achei importante fazer essa observação,pois é a que é adotada nos livros didáticos e para nao confudir os alunos. Abraços
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasLivia, gostei da sua aula. Somos eternos aprendizes; não tenho muita dificuldade porque eu fiz o PROFA.
24/03/2010
Quatro estrelasbom
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito boa a sugestão de trabalho com gêneros a fim de que o aluno perceba as diferenças entre eles. A atividade pode ser ainda mais proveitossa se os próprios alunos alunos coletarem os textos.
24/03/2010
Cinco estrelasas aulas são bem diversificadas e vem atender as dificuldades dos educandos
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, parabéns, gostei do seu plano de aula,onde as etapas são exploradas de forma ampla, permeando todo um processo que permite registrar os conhecimentos prévios, relacionados à diversidade de gêneros textuais. Mais interessante, se torna a sua proposta, porque você usa como suporte a música,que na minha opinião, contagia todo ser humano e envaidece-o e o leva a reflexões imprevisíveis. Adoro tocar violão na sala de aula com meus alunos.É gratificação mútua.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns e obrigado!!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasGostei do desenvolvimento da aula, parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora otima sugestão de trabalho. Acredito que o processo de despertar, o gosto pela leitura, passa pela nossas maos no instante que fazemos dela uma janela para olhos avidos.
24/03/2010
Cinco estrelasadoro aulas criativas e dinâmicas, pois os resultados serão sempre bem mais proveitosos.
24/03/2010
Cinco estrelasFoi maravilhoso adorei as aulas,com isso podemos aperfeicoar o ja´tinhamos em mente.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante este tipo de trabalhos pois, os alunos aprendem de forma diferenciada vários tipos de textos, podendo ser trabalhado de forma interdiciplinar.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula é otima. Está de acordo com o curso que estou fazendo ( Pró-Letramento Alfabetização e linguagem). Com certeza irei utilizá-la e adaptá-la a minha turma.
24/03/2010
Cinco estrelasmaravilhosa!!!
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da atividade. Trabalhar em roda, de forma a interagir todas as crianças é o caminho para a construção do conhecimento. Acredito nesta proposta de trabalho e a sequência estabelecida pela professora foi muito boa, somente acrescentaria como sugestão a construção coletiva de atividades dos diferentes gêneros textuais para melhor entendimento pois sabemos que existem os canais de sentidos e, nós professores devemos sempre contemplar a todos (visual, auditivo, cinestésico corporal...).
24/03/2010
Quatro estrelasÉ muito bom ver que estou no caminho certo e posso acrescentar muito ao meu trabalho, com os ex. da aula que acabei de ler. Muito bom.
24/03/2010
Quatro estrelasLivia, muito boas as suas sugestões. Eu, como sou professora de litaratura, criei na escola um jornal com as turmas de 4º e 5º anos e estou constatemente usando os mais diversos gêneros textuais utilizando os variados recursos tecnológicos que dispomos na escola mas é sempre bom essa troca de experiências pois sempre acrescentamos algo mais a nossa prática.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, achei muito interessante sua aula sobre tipos de texto. O material utilizado é procedente; a forma de abordar o assunto também. Gostei do trabalho de comparação dos tipos que dá ao aluno a oportunidade da observação e da conclusão por si próprio. Porém acredito que por ser tão vasto o tema, poderíamos extender um pouco o tempo de aula. Duas aulas não comportariam algumas minúcias que o assunto requer. Não poderíamos redimensionar esse tempo?
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilha! Estava apenas visitando e encontrei esta aula maravilhosa. Meus alunos irão aprender com mais facilidade, com certeza! Parabéns1
24/03/2010
Quatro estrelasFoi uma boa sugestão, pois, a partir do momento que a criança passa a distinguir quais são as finalidades dos textos ela passa a desenvolver sua automia enquanto estudante e pesquisador.
24/03/2010
Quatro estrelasConsidero uma ótima aula, pois trabalha mostrando diferentes tipos de textos de forma dinâmica e criativa.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!
24/03/2010
Três estrelasOlá Lívia! Sua aula é bacana, que na verdade faz parte do nosso cotidiano. Incentivar os alunos menores a ler não é difícil, mas os maiores, como jovens e adolescentes já é meio complicado principalmente quando somos nós que direcionamos a leitura. Observe que uma roda de leitura para que tenha efeito o professor precisa rebolar, precisa chamar atenção, ou seja usar estratégias de para intervir a todo momento para que essa aula flua e atenda aos objetivos propostos.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito,otima sugestão. mas tenho um aluno hiperativo e não o vejo realizando as atividades por muito tempo!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa, esta aula... realmente e significativa.
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns. aula muito boa!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua sugestão de como trabalhar os diferentes tipos de texto. Eu trabalhava os textos de forma individualizada. Obrigada pela sugestão. Pretendo utilizar com meus alunos. Abraços
24/03/2010
Cinco estrelasachei os recursos e estrategias excelentes.
24/03/2010
Quatro estrelasEstamos aplicando essa metodologia com nossos alunos, estamos percebendo significativos resultados segundo a estimulação oferecido com diferentes textos. Parabens, vc contribuiu com algumas atividades.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessora Lívia bardy, você está de parabéns, suas aulas são plausíveis, você usou esforços suficientes para explorar bastante os conteúdos intrínsecos ao material explorado. Vejo, porém que o tempo para a referida aula deve ser ampliado uma vez que envolve muitos assuntos a ser trabalhado. Parabéns, ótima aula.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito proveitosa. Sabe-se que nessa vida tudo se aprende um pouco. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a aula,pois com estes tipos de recursos estamos mostrando ao nosso aluno que a leitura se dá em todo lugar e pode ser a ferramenta da reflexão e construção do conhecimento. da sua autonomia e acesso a informação e cidadania. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente,pois a todos os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasa aula apresentada acima é de exelente qualidade, pois leva o aluno a interagir, refletir e construir seus proprios conhecimentos. Dá oportunidades aos educandos de ter acesso a diferentes gêneros textuais, os verbais e nao verbais. Propicia ao aluno a optar por um destes generos, e que ele venha a se interessar pela literatura, e a partir daí possamos ter um futuro seguidor de Machado de Assis, Rubens Alves e muitos outros de nossa Literatura Brasieleira.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da sua aula Lívia. Gosto muito de trabalhar em roda, é uma forma de interação de aluno x aluno, aluno x professor, professor x aluno. É o caminho para a construção do conhecimento. Acredito nesta proposta de trabalho e da forma que você estabeleceu foi muito boa.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, a sua aula só veio a enriquecer o meu trabalho em sala de aula.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia,achei sua aula muito interessante.Trabalho com alfabetização e gostei de sua proposta.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula sempre ganha um toque de interesse quando utilizamos os recursos tecnologicos no processo de aprendizagem o aluno fica receptivo, demonstra interesse e surpreende. Cantando, brincando e descobrindo todos aprendem. Pode ser criança ou adulto, o importante é sempre inovar para motivar o aluno, pois quando um aluno rompe o casulo do analfabetismo ele descobre um mundo letrado que pode leva-lo a lua ou em qualquer mundo da fantasia infantil, assim ele tem a chave do conheciment
24/03/2010
Três estrelasgostei muita da proposta da professora e pretendo realizar em sala.
24/03/2010
Cinco estrelasessa aula ficou muito bem planejada sou apaixonada pela a alfabetização e acreditando com firmeza no aluno ele compreende os enunciados e aprende de verdade maria luisa
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela colaboração, excelente o trabalho desenvolvido, peço licença para adaptar seu trabalho na minha sala. Abraços
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom! Agora gostaria de ver algum texto charge para trabalhar a migração com os alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasEsse é um tipo de aula que dá resultado. pois as minhas turmas em que trabalham assim se saem muito bem. principalmente com aulas dinâmicas onde se realiza várias atividades despertanto não só os sentidos da visão , mas o da audição e do contato. quando trabalho com textos sempre sigo essa linha. Com produçaõ também dá pra ser assim. Já tenho um coleção de mais de 500 sonetos de aulunos do 2º ano do ensino médi.
24/03/2010
Quatro estrelasA ideia de aula com vários tipos de texto é ótima, pois os alunos conseguem verificaras diferenças entre os diversos tipos de texto. O melhor é que essa aula pode ser adaptada para todas as séries, modificando apenas o grau de complexidade dos textos. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito da sugetao apresentada,que demonstra que de maneira facil e simples como usar diferentes tipos de textos em diferentes situaçoes deixam nós e nossos alunos mais interessados e motivados a ler e escrever.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula bastante interessante, pois possibilita ao aluno compreender na prática o que esta sendo aprendido.
24/03/2010
Quatro estrelasA proposta de trabalho com texto é muito interessante, pois sugere atividades práticas e objetivas que podem ser trabalhadas com todas as séries, e principalmente, os alunos podem participar ativamente de todas as etapas propostas.
24/03/2010
Cinco estrelasFoi bom me comunicar com vc
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante, mas o que você falou tem relevância, vai muito da turma com o qual vc esta trabalhando, mas acredito que dá pra desenvolver com alunos do 1º ao 5º com algumas pequenas mudanças e adequaçoes.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão de aula, a leitura de diversos portadores de textos é um ótimo recursos para a construção do conhecimento e para a alfabetização dos nossos alunos
24/03/2010
Cinco estrelasEstou encantada com tantas dicas maravilhasos, sou professora de Língua Portuguesa e Inglesa. Beijos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da metodologia da aula e com certeza, contribuirá muito no meu fazer diário.
24/03/2010
Três estrelasBons para as séries iniciais, mas eu trabalho mais com alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Estou precisando de novas idéias, novas formas de ensinar para 2010.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem colocado, realmente é isto mesmo. Me ajudou muito tirei minhas duvidas. Agradeço imensamente
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula muito boa por que não considerá-la excelente?
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente para educação infantil. Se bem trabalhado os alunos não mais encararão atividads com texto um tormento.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo!! A diversidade de gêneros enriquece o nível de letramento das crianças.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Legal sua aula. Aplicare-a a meus alunos. Dê uma olhada na minha e poste um comentário. Preciso de 800 para poder ser avaliada em minha escola. Obrigada. Taciana
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bem elaborada, pois apresenta um dinamismo ao trabalhar com os gêneros textuais. Uma boa aula se faz assim, com práticas de letramento. Breve publicarei meu projeto aqui.
24/03/2010
Cinco estrelasLívia, a diversidade textual é excelente sugestão a serem trabalhadas nos anos iniciais, como instrumento para instigar a imaginação, a criatividade e a desenvolver a ortografia, e um dos fatores importantes foi a avaliação realizada, que vc fez muito bem, trabalhando os três momentos da avaliação: a inicial quando vc trabalhou os conhecimentos prévios através de questionamentos, a processual quando acompanhou a produção do aluno e a final quando os alunosforam capazes de fazerem a releitura.
24/03/2010
Cinco estrelasESTA E UMA OTIMA SUGESTAO DE AULA.ADOREI.MUITO OBRIGADA AO AUTOR.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente.parabéns pela forma dinâmica de expor o conteúdo
24/03/2010
Cinco estrelasAchei super interessante a aula sobre leitura, inclusive porque fiz um projeto bastante parecido com esse que a Professora nos apresentou. Estou com um projeto de vários tipos de leitura, e vou copiar a parte sobre a historia contada. Vou culminar meu projeto com leitura sobre receita, onde meus alunos trarão cada um uma receita e ai faremos uma ou duas receitas em sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasOpiniões: Gostei muito do projeto acima principalmente sobre gêneros textuais, se no Brasil tivesse 60% de professores alfabetizadores que preocupasse com a questão da leitura e contextualizasse as atividades gramaticais e ortográficas a educação estaria bem melhor. E os alunos no processo de alfabetização não perderiam tanto tempo fazendo cópias muitas vezes sem sentido. Parabéns pelo trabalho achei genial.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bem elaborada, portanto gostaria que tivesse aulas para o emsino médio. Aula lúdicas com gêneros textuais.
24/03/2010
Cinco estrelasNo meu ponto de vista, considero esta página excelente!!!!!!!!!!! Beijos
24/03/2010
Cinco estrelasOlà! Excelente aula!!! A investigação de conhecimentos linguísticos, antes de se iniciar qualquer atividade é fundamental para o sucesso da aula. Parabéns e abraço, Magna Aspásia Fontenelle
24/03/2010
Quatro estrelasEu gostei muito dos textos que foram selecionados para esse plano , gosto muito de trabalhar com diferentes gêneros de textos. No entento, trabalho no ensino fundamental final, queria uma sugestão para esse nível.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula muito criativa
24/03/2010
Três estrelasotima
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom , sempre com as experiências dos outros aprendemos muitas coisas e essa troca de experiência é muito válida.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei!foi tudo de bom.Dicas como essas só enriquecem a vida tanto dos alunos como do professor. Parabéns,obrigada e um grande abraço.
24/03/2010
Quatro estrelasLívia, gostei bastante da sua aula, irei aplicá-la com os alunos do 1º ano, fazendo as adaptações necessárias. Como sugestão; a leitura de paradidáticos também nos auxiliam muito na prática de produção textual e os alunos adoram.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei porque demonstra explicitamente o processo de ensino sobre o conteúdo específico - tipos de texto - e oferece uma abertura para que cada professor complemente com seu conhecimento e experiência. Continue oferecendo essas pérolas de conhecimento acumulado.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns uma excelente aula. Compartilhar experiências boas é sempre muito gratificante, vou seguir sua orientações muito obrigada por compartilhar, fique com DEUS sempre iluminando seu caminho e o de todos nós que fazemos educação.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito proveitoso o tema e gostaria de aplicar na minha prática pedagógica.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da forma de trabalhar os textos, tenha certeza que vou aproveitar suas sugestões
24/03/2010
Cinco estrelasPARABÉNS, A SUGESTÃO DESTA AULA É MUITO BOA, É ÓTIMO PODER OBSERVAR AS EXPERIENCIAS DE OUTROS COLEGAS E PODER COMPARTILHAR UNS COM OS OUTROS. MAIS UMA VEZ PARABÉS E CONTINUE COM ESTE TRABALHO LINDO.
24/03/2010
Uma estrelaNa formação do leitor a criança consegue divertir-se, chorar, admirar-se diante de uma história envolvente, encontrando prazer na leitura que ouve.
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalhar com diversidade textual nos proporciona fazer um trabalho de excelente qualidade,pois colhemos resultados significativos no processo de alfabetização dos nossos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasA autora desta aula está de parabéns, pois ela ensina de forma lúdica diferentes tipois de texto. Como ouvindo a uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha. Neste momento, outros aspectos da alfabetização podem ser trabalhados, como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais etc.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula apresentada é de uma excelente qualidade é muito importante este contato com diferentes tipos de texto que na maioria das vezes passam despercebidos.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns prof.,procurado tenho trabalho desta forma ,onde a leitura e o debate sobre os textos obtenha a linha de pensamento e oralidade doas crianças.
24/03/2010
Quatro estrelasA diversideda de textos dentro do ambiente alfabetizador é de excelência.
24/03/2010
Quatro estrelasOTIMO
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelascara colega gostei muito da sua aula
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito
24/03/2010
Quatro estrelasEssas sugestões de aulas com diversos tipos de textos,achei muito boa,o tempo todo os alunos participam ativamente de todas as etapas.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa maneira de dar aula utilizando e despertando o interesse dos alunos, é muito prazeroso e tem uma significação para prof/aluno,pois ambos se completam nas realizaçôes do sentir,aprender e agir.Contando também com a possibilidade de se desenvolver de maneira mais efíciente,participativa e organizada. Paranés!!!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ maravilhoso o modo como podemos trabalhar a diversidade dos textos. A interatividade, um ponto bastante nítido nesta atividade deixa claro como uma aula pode ser proveitosa em todos seus aspectos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAprendendo com os diferentes tipos de texto é a demonstraçõ de que temos em nossa volta inúmeros materias de aprendizagem e as vezes não percebemos. Esse modo de ensinar é fantástico.
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula é muito interativa e participativa.
24/03/2010
Quatro estrelasaula muito interessante
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da sua criatividade,o mundo precisa de pessoas criativas assim
24/03/2010
Três estrelasÉ de modelos como esses de incentivo e criatividade que a educação necessita...
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante os recursos utilizados para ministrar a aula, possibilitando novas estratégias para trabalhar com outros textos.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom, amei todas as informações com certeza sera de grande valia no meu cotidiano. Pois trabalho com uma turma da classe de alfabetização. MUITO BOM
24/03/2010
Quatro estrelasA aula é ótima e dinâmica. Atualmente trabalhamos muito os tipos de textos, porém a clientela (alunos) não está acostumada a pensar e nem a refletir. Mas, não vamos desistir.
24/03/2010
Três estrelasLi as sugestões e vou aplicá-las em minhas aulas sobre "Tipos Textuais". Tenho certeza que meus alunos irão gostar.
24/03/2010
Cinco estrelassimplesmente MARAVILHOSA!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula veio no momento certo. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula, pois acredito no texto e em diferentes textos literários para completar e ampliar a alfabetização
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula apresentada com os diferentes tipos de texto. A criança deve ter o contato, desde as séries iniciais, com tipologias textuais variadas. Trabalho semelhante desenvolvemos aqui na nossa escola. Parabéns aos autores.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula ficou muito bem elaborada.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa as aulas de como alfabetização
24/03/2010
Três estrelasA aula é bastane rica e metodologicamente fácil de ser aplicada pelos professores.
24/03/2010
Cinco estrelasusarei em minhas aulas
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Quatro estrelasNa minha opiniao a professora , usou varios recursos e variededes de textos para despertar a curiosidade o interesse e atençao do aluno promovendo dessa maneira a socializaçao interaçao e participaçao de todos os discentes no desenvolvimento da leitura , escrita e oralidade de forma dinamica e produtiva.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa .Parabens!!!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasTexto claro e objetivo trazendo ao encontro do leitor aquilo que procura como apoio pedagógico.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o trabaho, e principalmente porque atuo com sala multisseriada (1 ano, 2 ano e 2ªsérie)e também estou desenvovlendo o meu tcc no curso de letras sobre os generos textuais nas series iniciais. Estas aulas, sugestões e orientações foram excelentes para a minha prática pedagogica e para as aulas que elaborarei, parabéns!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! A sequencia didática permite ao educador preparar sua aula a partir dos objetivos e não dos conteúdos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula e o vídeo utilizado sobre leitura é muito bom. Telma Weiss contribui muito! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente.gostaria que me ensinasse a fazer um tcc na area de lingua portuguesa.urgente!
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimas as atividades sugeridas, vou aplicá-las com meus alunos de Redação do 7º ano. Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei pois é bem articulada as etapas.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante a atividade com música, pois torna a aula mais atrativa para o aluno e a organização da turma em círculo proporciona um diálogo mais harmonioso.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula excelente, continue preperando estas aulas maravilhosas, um abraço Rosania
24/03/2010
Quatro estrelasAchei interessante e de acordo com a idade série das turmas a quem foram indicadas. Vou tentar co- piar estas sujestões. Se ouver como fazer isto. Amei este Portal do Professor.
24/03/2010
Quatro estrelasConsidero de suma importância explorar as inumeras variedades de texto existentes.Sabendo que os alunos não se apropriam do gênero do texto com tão pouco contato,gostaria de sugerir que a prof. esgotasse o texto eleito pela turma, para depois poder dar condições aos alunos compará-los.Uma ótima atividade é a construção coletiva , onde os mesmos poderão produzir, corrigir, ajustar e observar de maneira interativa todos os aspectos do texto.,além de proporcionar intervenções pontuais do prof.
24/03/2010
Uma estrelamuito criativa,e com certeza irá ajudar muito em sala de aula. eu gostaria de outras sugestoes,de como trabalhar em escola no interior,onde nao tem energia,e nem muitos recursos,que sujestao vc me daria meu mail é:regis_selma@yahoo.com.br,por favor responda-me.obrigada!
24/03/2010
Cinco estrelasa referida atividade integra o aluno numa outra ótica interpretativa;na minha opinião,excelente
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão e com certeza irei acatá-la ! Gostaria mto de receber outras nas demais áreas do conhecimento ! Obrigada ! Abraços
24/03/2010
Quatro estrelasTenho certeza que os meus alunos(privados de liberdade) vão gostar deste tipo de atividade, pois tudo que envolve audiovisual é de interesse e participação deles. Obg. pelas sugestões de atividades. Trabalho com uma clientela de adolescentes hiperativos, imediatistas e com grande dificuldade de concentração, o que muitas vezes atrapalha o desenvolvimento cognitivo deles, porém as atividades devem ser diversificadas e interessantes, que sejam de valor para que a aprendizagem aconteça.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ a primeira vez que acesso. Estou fazendo pesquisa de férias e adorei a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da maneira como foi trabalhado os gêneros textuais. Trabalho com gêneros variados também e percebo que os alunos gostam muito.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante.
24/03/2010
Cinco estrelasA meu ver esse tipo de aula é muito interessante. A medida em que o conhecimento do aluno é socializado deixam a inibição, expõe sua opinião, tiram suas dúvidas, se sentem valorizadas e através da interação aprendem uns com os outros.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei, pois sou escritora e adoro literatura. Todos os dias percebo quantas dificuldades os alunos tem em trabalhar gêneros textuais, principalmente porque os alunos acostumaram-se em usar a internet de forma errônea, ou seja, apenas para msn, etc. Infelizmente, "fogem" de literatura e, principalmente, dos clássicos literários.
24/03/2010
Cinco estrelasUm suporte nota 10(dez) nas aulas de português do fundamental menor.Obrigado!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula,pois abordou diferentes tipos de textos e de fácil apliacação em sala de aula com nossos alunos. Muita rica!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante esta aula, pois trabalha bem a diversidade de gêneros textuais. Com o auxílio da tecnologia esta atividade se torna mais proveitosa e agradável. Outro ponto positivo é que possibilita a interação, como por exemplo alunos com deficiência visual também podem desenvolver esta atividade em braile.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi muito bem planejada e aborda um assunto muito interessante pois, o trabalho com os diferentes tipos de textos desenvolve a capacidade leitora e interpretativa dos alunos.A atividade 1 leva ao encontro da realidade vivenciada pelos mesmos sendo uma excelente maneira de levá-los a querer participar ativamente do que vai ser apresentado.