Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ALIMENTAÇÃO DAS FORMIGAS: FAZENDO RELAÇÕES MATEMÁTICAS

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula:
 Fazer relações de quantidade um a um.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A alimentação das formigas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Fazendo relações


1º Momento: Inicialmente o professor deve conversar com as crianças sobre a alimentação das formigas e destacar as folhas para a realização da atividade. O professor deve trazer para a roda imagens de quatro formigas recortadas e pedir para que as crianças contem quantas formigas tem. Depois o professor explica que as crianças vão alimentar as formigas dando uma folha para cada formiga (essas folhas podem ser figuras ou naturais). Nesse momento o professor deve fazer problematizações: Eu tenho quatro formigas, e quero dar uma folha para cada uma, quantas folhas eu tenho que pegar? Solicitar que as crianças peguem as folhas e distribua para as formigas, conte com elas as folhas, conte as formigas, pergunte se alguma ficou com mais folhas que as outras. Instigue as crianças a falarem suas hipóteses, observe como elas estão pensando, faça registro das idéias das crianças.


2º Momento: O professor pode entregar uma folha de papel ofício com quatro figuras de formiga recortadas e coladas, e deixar muitas folhas sobre a mesa e solicitar que cada criança cole uma folha para cada formiga.


SUGESTÃO: Distribuir nas mesas potinhos com cola para que as crianças colem as folhas.

Figura 1 - Imagem da atividade

Avaliação

Avaliar se as crianças:
 Fizeram relações de quantidade um a um;
 Contaram as formigas e as folhas.
 Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 1/6 - 16.67%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vanusa, sou estudante , Paraná - disse:
    vanusagasparelo@yahoo.com.br

    06/03/2011

    Cinco estrelas

    Olá, amei essa idéia ela é maravilhosa, super dinamica, você esta de parabéns, dessa forma os alunos entre eles mesmo podem trocar idéias e conversarem sobre o tema e fazerem marcações em suas folhas sobre as questões que a professora lançar... meus parabéns!! excelente!!!


  • marcia ferreira alves, escola est.josé rodrigues cordeiro , Amapá - disse:
    marciaegarcia@gmail.com

    21/10/2010

    Quatro estrelas

    A atividade é interessante e principalmente envolvente,chama a atenção da criançada que é o mais importante,positiva hem!


  • katyany anny ricarte dutra, liberalimes,,uniasselvi , Mato Grosso do Sul - disse:
    katyanybrasil06@hotmail.com

    13/07/2010

    Quatro estrelas

    ola . muito interessante , a relaçao entre quantidade e participaçao dos alunos.


  • Iolanda Sá Freire, Secretaria Municipal de Educação , Amapá - disse:
    sa.iolanda@hotmail.com

    30/04/2010

    Quatro estrelas

    ótima, a forma como organizado a aula foi dinâmica e criativa.


  • Maria de Fátima Azevedo, Escola Estadual Joaquim Berto , Goiás - disse:
    fatimazevedo2010@gmail.com

    10/04/2010

    Três estrelas

    A aula poderia ser mais descontraida,se vc desse inicioa mesma com o filme "Vida de Inseto".Após o filme fazer o comentário sobre sua alimentação.


  • Roselene, C.M.E.I. "Sebastiana Rosa França" , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosimoraes2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    As nossas crianças já estão integradas em uma sociedade que desde cedo já problematizam operações mais dificeis, por essa razão achei a aula um tanto não chamadora de atenção das crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.