30/09/2009
Luciana Lacerda de Castro; Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Obs. Depois do sol a lua é o corpo celeste mais visível no céu. Isto acontece por que a Lua é o objeto do sistema solar mais próximo à Terra.
1º Momento: O (a) professor (a) deve selecionar textos informativos e imagens sobre a lua e promover discussões em relação ao tema com as crianças.
Problematização
Fonte: http://wendelcandido.files.wordpress.com/2009/06/mosaico_lua_web1.jpg
2º Momento: O professor senta com as crianças em uma roda e solicita que as mesmas, oralmente falem o que sabem sobre a lua e a medida que vão oralizando o o professor anota as informações. A partir das discussões os alunos iniciam um processo de observação durante a noite e cada observação é registrada por meio do desenho.
Obs: O professor deverá iniciar essa atividade, preferencialmente, no início do ciclo lunar, podendo assim solicitar essa observação durante quatro vezes no mês. É importante que o professor acompanhe no calendário essas mudanças de fases da lua para então escolher os dias nos quais as atividades serão enviadas. Ao final do estudo poderá ser organizado um calendário lunar a partir das observações e registros das crianças.
O nível das representações da criança através do desenho e linguagem escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!