Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sabendo utilizar a água.

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar os diferentes tipos de uso do recurso água; Explicar a importância da preservação do recurso água; Explicitar o significado do uso racional do recurso água; Sensibilizar para a adequada utilização desse recurso;
Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula conversando sobre a utilização do recurso água. Identifique situações cotidianas para iniciar o diálogo, tais como:

• Como vocês utilizam à água em casa?
• Quando vocês tomam banho, deixam o chuveiro aberto todo o tempo?
• Na hora de escovar os dentes, fecham à torneira em algum momento?
• Para lavar a área da sua casa, vocês utilizam água limpa?
• Vocês reutilizam a água que foi utilizada na lavagem de roupa?


A partir dessas respostas, conduza a discussão para a abordagem do tema, ressaltando que a água é indispensável à vida humana e que muitas vezes não a utilizamos de forma adequada.

Professor reforce a idéia de “adequação” para evidenciar que essa água –potável- pode diminuir ou até mesmo acabar, devido à má utilização ou a poluição causada pelo homem. Lembre-se de dizer que nem toda a água pode ser utilizada para o consumo humano, e que é um recurso que pode se renovar desde que utilizado de maneira adequada.

Utilize o vídeo Nina, uma amiga da água, disponível em

portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action


que mostra a utilidade da água.

Na sequência pode ser exibida a animação "Ciclo da Água" disponível em>

portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action


Considerando-se o que foi apresentado no vídeo, inicie uma conversa sobre a questão, explicando quais são as funções da água. Questione também se essas são as únicas possibilidades de uso da água. Identifique outras possibilidades com os alunos. Aproveite a oportunidade para reafirmar a importância de preservação desse recurso. Fale sobre a questão do desperdício no cotidiano, que muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Alguns exemplos são:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/665/imagens/dicas_desperdicio_214145.gif

Depois dessa conversa, solicite aos alunos que formem grupos e escrevam as conclusões a que chegaram. Na seqüência, peça que apresentem oralmente, e sistematiz e as conclusões no quadro negro. Complemente-as, se julgar necessário.

Professor, atenção: esse é o momento onde você deve verificar se todos os conceitos tratados foram empregados de forma correta. Aproveite o momento da sistematização para efetuar as correções que se fizerem necessárias.

Depois dessa sistematização, proponha a elaboração de cartazes, com slogans, que expliquem o uso racional da água e chamem a atenção para a essa necessidade. Peça aos alunos que tirem fotos da boa utilização da água e divulguem em um blog, comentando se aquela utilização é correta ou não e porque.
Para verificar se os alunos compreenderam o sentido da sensibilização quanto ao uso adequado da água, peça que abram o site

http://www.redescola.com.br/software/uacpr062/uacpr062.swf

e cliquem no jogo da memória.

Durante o jogo peça aos alunos para observar as figuras das cartas e vá perguntando o que elas representam em relação à adequada utilização da água.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avaliação
- Participação qualificada nos debates; - Proposição de sugestões para uso da água; - Participação durante o debate no jogo da memória.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniela Huff Galvan, celer , Santa Catarina - disse:
    danigalvan12@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei da sua aula ,com atividades variadas ajudando assim os seus alunos a ter um entendimento global de forma simples sobre o conteudo abordado


  • Carla gisele, Colegio candido portinarui , Bahia - disse:
    carlagisele7@hotmail.com

    09/07/2013

    Cinco estrelas

    Eu amei o site ,porque me ajudou muito na minha atividade ,vou pesquisar muitas coisas aqui ,porque o site fala sobre praticamente tudo,site nota 10*-*


  • Tainan Jesus de Oliveira Ribeiro , Bradesco , Minas Gerais - disse:
    tainanjesusribeiro@bol.com.br

    17/03/2013

    Quatro estrelas

    Ese site é ótimo me ajudou a fazer o meu trabalho de não desperdício de água. Adorei esse site é 10!!! Obrigado galera que fez esse site


  • Darlene Corsi , CEFAPRO/JUINA , Mato Grosso - disse:
    darlene-juina@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O tema abordado é muito importânte, tenho conciência de que se não nos sensibilizarmos para o uso correto da água, muito em breve estaremo sem esse precioso liquido "ÁGUA POTAVEL". E a metodologia usada no desenvolvimento do tema é muito istimulante aos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.