24/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Professor inicie a aula conversando sobre a utilização do recurso água. Identifique situações cotidianas para iniciar o diálogo, tais como:
• Como vocês utilizam à água em casa?
• Quando vocês tomam banho, deixam o chuveiro aberto todo o tempo?
• Na hora de escovar os dentes, fecham à torneira em algum momento?
• Para lavar a área da sua casa, vocês utilizam água limpa?
• Vocês reutilizam a água que foi utilizada na lavagem de roupa?
A partir dessas respostas, conduza a discussão para a abordagem do tema, ressaltando que a água é indispensável à vida humana e que muitas vezes não a utilizamos de forma adequada.
Professor reforce a idéia de “adequação” para evidenciar que essa água –potável- pode diminuir ou até mesmo acabar, devido à má utilização ou a poluição causada pelo homem. Lembre-se de dizer que nem toda a água pode ser utilizada para o consumo humano, e que é um recurso que pode se renovar desde que utilizado de maneira adequada.
Utilize o vídeo Nina, uma amiga da água, disponível em
portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action
que mostra a utilidade da água.
Na sequência pode ser exibida a animação "Ciclo da Água" disponível em>
portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action
Considerando-se o que foi apresentado no vídeo, inicie uma conversa sobre a questão, explicando quais são as funções da água. Questione também se essas são as únicas possibilidades de uso da água. Identifique outras possibilidades com os alunos. Aproveite a oportunidade para reafirmar a importância de preservação desse recurso. Fale sobre a questão do desperdício no cotidiano, que muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Alguns exemplos são:
Depois dessa conversa, solicite aos alunos que formem grupos e escrevam as conclusões a que chegaram. Na seqüência, peça que apresentem oralmente, e sistematiz e as conclusões no quadro negro. Complemente-as, se julgar necessário.
Professor, atenção: esse é o momento onde você deve verificar se todos os conceitos tratados foram empregados de forma correta. Aproveite o momento da sistematização para efetuar as correções que se fizerem necessárias.
Depois dessa sistematização, proponha a elaboração de cartazes, com slogans, que expliquem o uso racional da água e chamem a atenção para a essa necessidade. Peça aos alunos que tirem fotos da boa utilização da água e divulguem em um blog, comentando se aquela utilização é correta ou não e porque.
Para verificar se os alunos compreenderam o sentido da sensibilização quanto ao uso adequado da água, peça que abram o site
http://www.redescola.com.br/software/uacpr062/uacpr062.swf
e cliquem no jogo da memória.
Durante o jogo peça aos alunos para observar as figuras das cartas e vá perguntando o que elas representam em relação à adequada utilização da água.
Nome | Tipo |
---|---|
Nina, a amiga da água | Animação/simulação |
Ciclo da água | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasMuito interessante, mais infelizmente não consegui ver os vídeo, gostaria de saber se existe outro caminho que eu possa entrar para vê-los, grata.
25/07/2013
Cinco estrelasGostei da sua aula ,com atividades variadas ajudando assim os seus alunos a ter um entendimento global de forma simples sobre o conteudo abordado
09/07/2013
Cinco estrelasEu amei o site ,porque me ajudou muito na minha atividade ,vou pesquisar muitas coisas aqui ,porque o site fala sobre praticamente tudo,site nota 10*-*
17/03/2013
Quatro estrelasEse site é ótimo me ajudou a fazer o meu trabalho de não desperdício de água. Adorei esse site é 10!!! Obrigado galera que fez esse site
24/03/2010
Quatro estrelasO tema abordado é muito importânte, tenho conciência de que se não nos sensibilizarmos para o uso correto da água, muito em breve estaremo sem esse precioso liquido "ÁGUA POTAVEL". E a metodologia usada no desenvolvimento do tema é muito istimulante aos alunos.