24/09/2008
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Aula 01
Caro professor (a)
Inicie perguntando aos alunos:
• O que precisamos para sobreviver?
• De onde vêm esses produtos?
Leve os alunos a entender que os alimentos que consumimos, o lugar que habitamos, as roupas que vestimos e todos os bens que temos e que são necessários à nossa sobrevivência, são provenientes dos recursos que encontramos na natureza.
Explique aos alunos que o recurso retirado da natureza é considerado bruto e em muitos casos, necessita beneficiamento: seja para o consumo direto, seja para ser transformado em matéria prima. Identifique com eles exemplos dessas duas situações.
Explique aos alunos que é por meio do trabalho que os seres humanos extraem, transformam e utilizam os recursos encontrados na natureza. E que depois de extrair os recursos, para se transformarem em um produto, ele passa por fases que vão refletir a atividade econômica.
Professor, ressalte que as atividades mais elementares, das quais dependem as demais, são aquelas referentes a agricultura, pecuária e extrativismo. Por serem condicionantes das demais atividades, são denominadas primárias e constituem o setor primário da produção.
Destaque que o setor secundário transforma o recurso natural em matéria prima e a matéria prima em produto. Além disso, promove a distribuição dos produtos em forma de atacado (comercialização de grandes quantidades de produtos).
Diga que o setor terciário é responsável pela comercialização do produto, das unidades fabris até os centros de distribuição e desses, às lojas. Além disso, esse setor engloba a prestação de serviços: professores, advogados, vendedores, motoristas, seguranças, entre outros.
A conclusão dessa explicação deverá conduzir os alunos ao entendimento de que todas as atividades econômicas organizam-se por setores.
Com o objetivo de ilustrar essa explicação, passe o vídeo De onde vem o plástico, abaixo especificado. Ressalte que beneficiamento do produto em questão passa por todos os setores de produção econômica
portaldoprofessor.mec.gov.br/downloadResource.action
Após a apresentação, será realizado um debate. Nesse sentido, oriente seus alunos para anotar todas as discussões, a fim de elaborar, como exercício de casa, um texto sobre o assunto. As seguintes questões deverão ser analisadas pelo grupo:
• Qual é a matéria-pr ima utilizada na fabricação do plástico?
• Depois de extraído o recurso, qual é a sua destinação?
• Quando o plástico é produzido, qual é a sua destinação final?
Professor, conduza o debate respondendo a tais questionamentos. Explore o caso do plástico, como um exemplo de produto, que passa por várias etapas de beneficiamento e atesta a distinção entre os setores de produção econômica. Procure identificar outros exemplos.
2ª aula
Professor:
• recapitule as conclusões da aula anterior;
• separe a turma em três equipes;
• peça que eles entrem no site
www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm
• selecione os temas que serão apresentados por cada equipe;
• Estabeleça 15 minutos para preparação da apresentação: cada equipe terá a responsabilidade de ler todo o texto do site e preparar a apresentação
• Estabeleça 20 minutos para apresentação dos grupos
Ao final dessa atividade deverão ser estabelecidas conclusões sobre o tema tratado.
3ª Aula
Recorde as conclusões da aula anterior
Depois disso promova uma competição onde as equipes elaborem uma tabela. Essa deverá ter a especificação de um produto qualquer e identificação das etapas de seu beneficiamento, bem como a especificação do setor da economia onde se insere. Vence o jogo aquele que identificar o maior número de produtos
Exemplo: Milho: cultivo - colheita – debulhagem – armazenamento – beneficiamento – produção de ração – venda
O milho passa pelos três setores da economia até chegar as nossas casas: na agricultura pela produção e beneficiamento do grão (setor primário); na indústria para a transformação do grão em produto e no setor terciário para a venda do produto.
Se houver disponibilidade de tempo na aula, sugira um fórum de discussão sobre as relações existentes entre os setores, para que produtos cheguem até nós. E o que aconteceria se algum dos setores deixasse de existir.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o plástico? | Vídeo |
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/05/2012
Cinco estrelaseu acho as aulas muito legais!!!as palavras nâo me deixam duvidas elas são muito claras!aprendi muito com essasaulas
12/04/2011
Cinco estrelasadoreiiiiiiiiiii bom de mais
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei ..demais.Gostaria de ter acesso a mais aulas sobre transações comercias para adolescente....como faço?
24/03/2010
Quatro estrelasGostei mto da metodologia da aula. promove interação e participação dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasCaro prof a forma que a sua aula pode ser ministrada e maravilhosa, obrigada pelas dicas
24/03/2010
Três estrelasClassifiquei a auula como boa, pois apresenta algumas metodologias de interação entre aluno e professor, porém faltou uma conclusão avaliativa que observassemos com clareza os fins desta aula apresentados nos objetivos traçados no palnejamento, pois há uma enfase no setor de transformação, deixando de lado os outroa setores, principalmente o setor de serviços, logo não há um "casamento perfeito" entre os conteúdos apresentados e os objetivos traçados.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito construtiva