24/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Olá Professor, hoje vamos colocar alguns recursos para que seus alunos possam entender melhor os elementos de uma circunferência, tais como: raio, diâmetro, comprimento e área do círculo. Seria interessante verificar quais são os conhecimentos prévios de seus alunos. Para isto, provoque uma discussão que envolva os seguintes temas:
Após a discussão, leve seus alunos a um laboratório de informática, depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dg_circunferência.pdf e façam a leitura sobre os conceitos descritos.
Agora será necessário que você, professor, oriente seus alunos em uma atividade para eles possam entender como se calcula o comprimento de uma circunferência e a área do círculo. Para isto, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/circunferencia/index.html, conforme a figura abaixo:
Na parte esquerda da tela, já existem algumas atividades propostas pela autora do sítio em questão. Vamos organizar as atividades por meio de passos, conforme abaixo:
Passo | Descrição |
1 | Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado, no centro da circunferência, ponto Q, e em seguida arrastem e verifiquem o que acontece com os valores da medida do raio, da medida do diâmetro e da medida do comprimento da circunferência. |
2 | Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado sobre o ponto R, extremidade do raio, e movam para qualquer posição, em seguida executem o “passo 1” novamente. |
3 | Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado sobre o ponto D, extremidade do diâmetro, e movam para qualquer posição, em seguida execute o “passo 1” novamente. |
4 | Peça aos seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado, sobre o ponto C, extremidade da corda, e movam para uma posição de forma que ele passe sobre o ponto Q, centro da circunferência, em seguida execute o “passo 1” novamente. |
Agora que seus alunos já sabem utilizar o aplicativo, vamos fazer algumas anotações. Peça a seus alunos que construam uma tabela e novamente executem os passos acima citados e façam as seguintes anotações e cálculos:
Professor, comente com seus alunos os resul tados do ”Cálculo A” e do “Cálculo B”, aproveite o momento para apresentar a fó rmula do cálculo do comprimento da circunferência em função da medida do raio, C=2 πr.
Agora, vamos utilizar mais uma atividade para consolidar a fórmula do cálculo da fórmula do comprimento de uma circunferência em função do raio. Para isso, peça a seus alunos para acessarem a atividade “Comprimento 2”, na parte superior da tela. Será apresentada a seguinte tela:
Professor oriente a seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado, na extremidade direita do segmento de reta identificado como raio, sobre a extremidade da seta, arraste-a para direita ou para esquerda para alterar a medida do segmento de reta, ou seja, o raio da circunferência apresentada. Peça que observem o valor da medida do diâmetro da circunferência. Agora peça aos seus alunos que cliquem com o mouse, e permaneçam com o botão pressionado, no ponto P e o desloque em cima do segmento de reta apresentado. O valor numérico apresentado ao lado do ponto é medida do arco. Peça a eles que desloquem o ponto P até o final do segmento e em seguida, alterem novamente o valor da medida do raio e observem os valores apresentados, se possível, verifiquem os resultados do comprimento da circunferência, C=2 πr utilizando uma calculadora.
Para finalizar, sugerimos que, para a avaliação, você, professor, elabore uma lista de exercícios e peça a seus alunos que a resolva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!