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O Ciclo do Nitrogênio

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais características da substância nitrogênio;
  • Identificar as aplicações do nitrogênio;
  • Identificar as causas no aumento da fixação do nitrogênio atmosférico;
  • Relacionar a queima de combustíveis fósseis e de biomassa com o aumento na emissão de gases de nitrogênio.
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Elemento Químico;
  • Representação das substâncias.
Estratégias e recursos da aula

Professor, antes de iniciar a aula salve o link da simulação e as questões na área de trabalho de cada um dos computadores.

Aula 01: O nitrogênio

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet, nos sites de busca, informações sobre o elemento químico nitrogênio. Para direcionar os alunos, salve um documento de texto, com as informações abaixo, na área de trabalho de cada um dos computadores. Os alunos deverão completar esse documento com as informações pesquisadas.

Informações sobre o nitrogênio
Informações Respostas
Símbolo atômico: N
Número atômico 7
Massa atômica 14,0067
Estado físico a 25ºC: Gasoso
Ponto de Fusão -209,9 ºC
Ponto de Ebulição -195,8 ºC (1 atm)
Descoberto por Daniel Rutherford / 1772
Origem do nome Nome dado por Jean-Antoine-Claude Chaptal em 1790 (do grego, genio, formador de, nitron, de nitratos)
Nome dado por Lavoisier Azoto

Obs.: professor, você poderá selecionar outras perguntas para que os alunos possam responder.

Espere aproximadamente 15 minutos para que os alunos concluam a atividade.

Professor, crie um blog junto com os alunos e coloque o título: Nitrogênio. Revise as respostas dos alunos e peça para que eles postem essas informações no blog.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Após isso, pergunte aos alunos onde podemos encontrar o nitrogênio na natureza? Caso os alunos não respondam, peça para eles pesquisem. Eles encontrarão que o nitrogênio (N2) é muito abundante na atmosfera, mas é relativamente escasso na crosta terrestre.

Peça para que eles pesquisem sobre qual a utilização do nitrogênio (N2). Eles encontrarão que o nitrogênio é muito utilizado como fertilizante para as plantas. Em seguida, eles deverão pesquisar imagens de plantas que não foram adubadas com nitrogênio. Os alunos deverão selecionar algumas imagens e postá-las no blog.

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Figura 1 - Sintomas de deficiência de nitrogênio.
Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Sorgo/CultivodoSorgo_3ed/adubacao.htm Acessado em 04/09/2009

Aula 2: O Ciclo do Nitrogênio

Após isso, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9128

Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio

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Figura 2 – Tela inicial do recurso

Os alunos deverão ver a simulação e responder as questões abaixo:

1 – Por que ocorreu um aumento em mais de 100% na fixação do nitrogênio atmosférico?
2 – Quais são as atividades que são responsáveis pelo aumento da emissão de gases de nitrogênio?
3 – Por que podemos considerar que o ciclo do nitrogênio está em equilíbrio?
4 – Faça um desenho esquemático do ciclo do nitrogênio.

Professor, informe aos alunos para que eles coloquem as suas respostas no blog para compor a avaliação da aula.

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Figura 3 – Ciclo do nitrogênio

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre o ciclo do nitrogênio. Deverão também postar no blog a sua conclusão da aula.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - O Ciclo do Nitrogênio Animação/simulação
Recursos Complementares

Artigo da Revista Química Nova na Escola


http://www.foco.lcc.ufmg.br/ensino/qnesc/qnesc-01.html


Outros Artigos

Exemplo de deficiência de Nitrogênio nas plantas

http://www.fundagres.org.br/downloads/pi-mamao/NITROGENIO.pdf
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e das informações postadas no blog.
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