20/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical.
O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.
O aluno irá refletir sobre a diferença entre sons de altura definida (notas musicais), ruído e silêncio (pausa).
Parâmetros do som, conhecimento não formal sobre música em geral.
1. Caro professor, inicie o trabalho discutindo com os alunos sobre a matéria-prima da Música. De que são feitas as canções e as outras obras musicais? Com frequência, podemos ouvir a resposta: "As músicas são feitas de sons ou de notas musicais". Toque sons de altura definida ou notas musicais para os alunos em um instrumento qualquer: violão, teclado, cavaquinho ou qualquer instrumento de sopro. Enfim, qualquer instrumento capaz de produzir sons de altura definida.
2. Pergunte se não é verdade que o silêncio também é parte integrante das obras musicais.
3. Pondere sobre a existência de outro material sonoro diferente dos sons de altura definida (notas musicais) e do silêncio para a música: o ruído. São muito bons os exemplos de boa parte do repertório de música contemporânea. Muitas correntes contemporâneas de composição, como a música concreta e a música eletrônica, ambas surgidas na segunda metade do século XX, usam o ruído para a criação musical. Exemplos:
“Étude aux chemin de fer”, de Pierre Schaeffer
http://www.youtube.com/watch?v=N9pOq8u6-bA
“Williams Mix”, de John Cage
http://www.youtube.com/watch?v=T6pgklMAgIA
“Klangstudie”, de Herbert Eimert
http://www.youtube.com/watch?v=KKmIgDL4eGQ
“Forbidden Planet”, de Louis and Bebe Barron.
http://www.youtube.com/watch?v=ZIuc1_Qg4A8
4. Assim, a partir dessa discussão e desses exemplos, proponha a seguinte tarefa para os alunos: em grupos de até quatro alunos, componha pequenas peças musicais usando apenas os próprios nomes dos alunos como matéria-prima. Estimule-os com dicas como: “você pode distorcer seu nome, alongá-lo, picotá-lo, etc.”. Se achar adequado, exemplifique. No link abaixo, há um exemplo em que foram utilizados os nomes Gustavo e Rodrigo.
http://www.youtube.com/watch?v=MahpSPGc_mI
5. Durante a elaboração, visite os grupos e observe como os trabalhos estão se estruturando. Estimule-os a explorar todas as sonoridades que os nomes escolhidos podem oferecer.
6. Ao final da atividade os grupos devem apresentar suas composições.
Os alunos devem apresentar suas impressões a respeito das peças apresentadas.
Você pode e deve ajudar apontando características relevantes de cada trabalho realizado. Não permita que a discussão seja muito breve, estimule ressaltando aspectos que você poderá anotar durante as execuções. Uma boa ideia é fazer o trabalho com turmas diferentes, gravá-las e levar todas as músicas para apreciação e discussão em sala de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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01/10/2013
Cinco estrelasSou professor de musica, porem minha formação é em artes plásticas. As sugestões de aulas do Rodrigo tem me ajudado muitissimo. Não apenas nesta aula mas em outras que já executei com meus alunos e tenho tido bons frutos... estimula a criatividade a experimentação e exercita novas aberturas musicais... incluse tenho aprendido muito... Obrigado