30/09/2009
![]() |
![]() |
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Sem conhecimentos prévios necessários.
Atividade 01
Em grupo, no laboratório de informática, solicite aos alunos que façam a leitura do seguinte recurso.
Disponível em: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/flashs/diversos/ConstruindoCidadania/construindo.htm, acesso em 19 de set. de 2009.
Professor, proponha aos alunos que realizem a atividade de simulação a seguir, apresentando a seguinte questão:
Na atividade anterior conhecemos a Vila Esperança, nela foi realizada um movimento pelos moradores para resolver os problemas da localidade. Você saberia como agir em tal situação?
Vamos simular uma situação de gerencia dos recursos municipais na atividade a seguir.
Atividade 02
Esse jogo simula uma administração pública através do orçamento público que possibilita aos governantes o orçamento e a execução das finanças públicas da cidade de Legislândia.
Como já estudado na atividade anterior, as finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, por meio dos impostos, sua gestão e seu gasto para atender às necessidades da coletividade e do próprio Estado.
O desafio neste jogo é que os alunos administrem o dinheiro da cidade de Legislândia e resolvam os problemas que afligem os cidadãos. A cidade tem 50 mil habitantes, os parques estão abandonados, a metade dos postos de saúde foram fechados, o transporte público funciona mal. Mesmo com todos estes problemas a segurança e educação vão bem. Mas...mesmo assim a população tem se manifestado com protestos em frente à prefeitura. A moeda de Legislândia ;e o LEGAL (L$).
Todas as intruções devem ser lidas para que possam realizar o jogo com sucesso.
Disponível em: http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/Jogos/jogo_do_orcamento/jogo_do_orcamento.htm, acesso em 19 de set. de 2009.
Atividade 03
Solicite aos alunos que apresentem individualmente um relatório final, em forma de dissertação, do jogo realizado, relatando sobre a opinião dos cidadãos, o total de recursos, as áreas e os itens nos quais ele realizou os investimentos.
A população ficou contente com os resultados?
O que poderia ser feito para melhores resultados serem alcançados?
Nome | Tipo |
---|---|
Jogo do orçamento | Animação/simulação |
Educação fiscal é lição de cidadania e de Matemática - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/educacao-fiscal-licao-cidadania-matematica-427088.shtml, acesso em 19 de set. de 2009.
Avaliação permeará a:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2010
Cinco estrelasAdorei a atividade e estava a procura de algo assim para dinamizar minhas aulas, parabéns!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasEsta aula é criativa. Estou fazenda o um curso da receita federal e muito contribuiu para o meu projeto.