20/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
• IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS;
• IDENTIFICAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS: TRIÂNGULO EQUILÁTERO E CÍRCULO;
• CONCEITUAR E APRENDER A REPRESENTAR GRAFICAMENTE AS FORMAS GEOMÉTRICAS PROPOSTAS (TRIÂNGULO EQUILÁTERO E CÍRCULO) COM O USO DE PAR DE ESQUADROS e COMPASSO.
• CONCEITUAR E IDENTIFICAR AS CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS.
• As formas Geométricas Planas; triângulo e círculo;
• Traçado das formas geométricas com uso dos instrumentos de desenho;
• Cores Primárias e Secundárias.
PROFESSOR SERIA INTERESSANTE INICIAR A AULA APRESENTANDO VÁRIAS IMAGENS DOS DIVERSOS TIPOS DE TRIÂNGULOS.
APÓS AS IDENTIFICAÇÕES DOS ALUNOS COM A IMAGEM DO TRIÂNGULO EQUILÁTERO, PODERIA SER SOLICITADO A ELES, QUE RELATASSEM AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE TRIÂNGULO.
ESTAS ESTRATÉGIAS PODERIAM SER REPETIDAS PARA A FORMA GEOMÉTRICA DOS CÍRCULOS.
A PRÓXIMA ETAPA SERIA A CONCEITUAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, FAZENDO USO DOS INSTRUMENTOS DE DESENHO(O PAR DE ESQUADROS E O COMPASSO).
PROFESSOR PARA O ACRÉSCIMO DO ESTUDO DAS CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS SUGERE-SE COMO UMA ATIVIDADE ATRATIVA E ARTÍSTICA, A CRIAÇÃO DO CÍRCULO DAS CORES.
Link para vídeo com a construção do círculo passo-a-passo
http://www.4shared.com/file/133695761/b47c59e6/risko.html
Com as formas geométricas do triângulo eqüilátero e o do circulo, pode-se construir um esquema das cores primárias e secundárias. Teríamos um círculo de cores dividido em seis partes, sendo três triângulos eqüiláteros, pintados com as três cores primários (azul, vermelho e amarelo) e três triângulos eqüiláteros pintados com as cores secundárias (verde laranja e roxo). Observe na figura 01, que as formas geométricas são a base para execução do círculo das Cores.
figura 01
figura02
Conforme a figura 02, solicite os alunos que façam um grande Círculo das Cores.
Como sugestão de roteiro para orientação dos alunos durante a atividade, pode- se seguir as etapas abaixo:
- O aluno deve:
- representar um círculo com raio 8,0cm na folha de papel;
- dividir o círculo em seis partes iguais e numerar as divisões;
- usar as divisões numeradas como centro de círculos menores, de raio 1,0cm cada;
- pintar com lápis de cor as cores primárias e secundárias nas letras P e S, respectivamente (conforme figura 02).
Exemplos de triângulos equiláteros que podem ser utilizadas como reforço durante a a ula.
Materiais necessários para a aula:
- Par de esquadros;
- Compasso;
- Lápis de cor;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Folha de papel sulfite branco A4.
Link do programa Geogebra para construções das figuras didáticas
Software gratuito
Download :
- Geogebra
• O professor poderia avaliar seus alunos, observando se souberam identificar as formas geométricas triângulo eqüilátero e o círculo, usaram os instrumentos de desenho(par de esquadros e o compasso)e reconheceram as cores primárias e secundárias.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2010
Cinco estrelaseu amei as formas mais acho que tinha que ter os passos a passos masd esta excelente