Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Compreendendo História em Quadrinhos

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Ampliar os conhecimentos lingüísticos sobre o gênero, através do trabalho escrito de interpretação e compreensão de uma história em quadrinhos.

Duração das atividades
2 aulas (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar imerso no processo de alfabetização e letramento
Estratégias e recursos da aula
               

A)   Distribuir revistas em quadrinhos para que eles possam interagir livremente com esse gênero. Ouvir comentários sobre algumas histórias.

B)   Distribuir aos alunos uma história em quadrinhos xerocada. Após a leitura silenciosa, os alunos responderão as questões escritas sobre a história.

C)   Deixar que os alunos  levem a revista em quadrinhos para casa ( atividade relacionada)

ATIVIDADES RELACIONADAS:

1)   Quais são os personagens que aparecem na história?

2)   Por que a mãe da Mônica queria que ela dormisse cedo?

3)   O que fez Mônica para chamar o sono?

4)   De quem são as falas do quadrinho 12?

5)   Copie uma fala usando parágrafo e travessão

6)   a) Leia a frase:

                Mônica dá uma coelhada no boi

    b) Agora, escreva A para o que aconteceu antes e D para o que aconteceu depois.

(   )  O Boi não quer dormir.

(   )  Mônica pega o livro.

(  )  A mãe vai ao quarto de Mônica.

( &nbs p; )  Mônica acha que está sonhando.

7)   O que indicam os barulhos:

Puf! (quadrinho 9)_______________________________

Ronc! (quadrinho 11)_____________________________

8)   Quais são ao quadrinhos que mostram:

a)    Que a Mônica estava sem sono:__________ _______

b)    Que a Mônica estava com sono:_________________

Avaliação

     A professora fará uma correção oral conjunta com a turma, colhendo opiniões de cada um, esclarecendo as dúvidas, anotando no quadro as respostas corretas para que todos possam fazer suas comparações e corrigir seus próprios trabalhos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • andre, e.e ana maria pagiossi , São Paulo - dijo:
    andresilvsbiologo@gmail.com

    08/05/2014

    Cinco estrelas

    só não deu pra ler por que tava pequena a letra mas gostei


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.