Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a sequência lógica de uma História em Quadrinhos

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância da sequência lógica dos quadrinhos como pré-requisito para o entendimento da história.      

Possibilitar ao aluno perceber a aula também como um espaço lúdico, despertando nele o interesse, a necessidade e o gosto pela leitura.

Duração das atividades
1 aula e meia (aproximadamente 80 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve possuir familiaridade com o gênero história em quadrinhos.

Estratégias e recursos da aula

     ANTES DESSA ATIVIDADE PODEM SER DISTRIBUÍDAS PARTES DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PELA SALA E, COLETIVAMENTE,  SERÁ FEITA A MONTAGEM DA HISTÓRIA COM A TURMA.

OUTRA VARIAÇÃO:TRABALHO EM GRUPOS DE 4 , MONTAGEM DE SEQUÊNCIAS DE HISTÓRIA E APRESENTAÇÃO ORAL À FRENTE DA SALA.

 ASSIM A ATIVIDADE ABAIXO PODE SER INDIVIDUAL PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS: 

 Esta aula poderá ser realizada com os alunos trabalhando em duplas. Os alunos se auxiliarão nas dificuldades e terão mais prazer em realizar a atividade.

A)   Distribuir aos alunos uma história em que os quadrinhos estejam completamente fora de ordem.

B)   Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa de todos os quadrinhos.

C)   Solicitar que recortem os quadrinhos e os ordenem.

D)   Fornecer aos alunos uma folha colorida pra que montem suas histórias.

  Essa e outras histórias da Turma da Mônica em http://monica.com.br/index.htm

E) Distribuir a figura dos dois personagens da história e pedir que inventem um outro final ,substituindo as ações e as falas dos personagens.

Avaliação

       A professora verificará, individualmente, a organização da sequência lógica de cada aluno, antes que colem na definitivamente na folha colorida.

·      Pesquisa oral: Você gostou do trabalho? Por quê? Teve dificuldades? Quem o ajudou? Etc.

·      Leitura oral dos finais produzidos pelos alunos, comparando informações e situações diferentes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.