25/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Compreender a importância da sequência lógica dos quadrinhos como pré-requisito para o entendimento da história.
Possibilitar ao aluno perceber a aula também como um espaço lúdico, despertando nele o interesse, a necessidade e o gosto pela leitura.
O aluno deve possuir familiaridade com o gênero história em quadrinhos.
ANTES DESSA ATIVIDADE PODEM SER DISTRIBUÍDAS PARTES DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PELA SALA E, COLETIVAMENTE, SERÁ FEITA A MONTAGEM DA HISTÓRIA COM A TURMA.
OUTRA VARIAÇÃO:TRABALHO EM GRUPOS DE 4 , MONTAGEM DE SEQUÊNCIAS DE HISTÓRIA E APRESENTAÇÃO ORAL À FRENTE DA SALA.
ASSIM A ATIVIDADE ABAIXO PODE SER INDIVIDUAL PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS:
Esta aula poderá ser realizada com os alunos trabalhando em duplas. Os alunos se auxiliarão nas dificuldades e terão mais prazer em realizar a atividade.
A) Distribuir aos alunos uma história em que os quadrinhos estejam completamente fora de ordem.
B) Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa de todos os quadrinhos.
C) Solicitar que recortem os quadrinhos e os ordenem.
D) Fornecer aos alunos uma folha colorida pra que montem suas histórias.
Essa e outras histórias da Turma da Mônica em http://monica.com.br/index.htm
E) Distribuir a figura dos dois personagens da história e pedir que inventem um outro final ,substituindo as ações e as falas dos personagens.
A professora verificará, individualmente, a organização da sequência lógica de cada aluno, antes que colem na definitivamente na folha colorida.
· Pesquisa oral: Você gostou do trabalho? Por quê? Teve dificuldades? Quem o ajudou? Etc.
· Leitura oral dos finais produzidos pelos alunos, comparando informações e situações diferentes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!