Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História em Quadrinhos: produzindo falas e reconhecendo balões

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Criar falas para os quadrinhos, observando as características de um texto de histórias em quadrinhos: a pontuação, a ortografia, os recursos de onomatopéias etc

     Compreender as diferenças dos diversos balões existentes nas histórias em quadrinhos. 

Duração das atividades
1 aula e meia (aproximadamente 80 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá estar imerso no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Estratégias e recursos da aula

*Apresentar aos alunos vários balõezinhos no retroprojetor, recordando o significado de cada um.

*Explicar que cada balão representa uma determinada expressão ou sentimento, pois existem balões de fala, de pensamento, de raiva, de susto e assim por diante.

*Deixar que as crianças verbalizem seus conhecimentos sobre os tipos de balões utilizados nas histórias em quadrinhos.

*Colocar no quadro-negro vários cartões com diferentes tipos de balões.

*Em seguida, inventar algumas pequenas histórias orais. Os alunos deverão descobrir qual o balão mais adequado para expressar os sentimentos dos personagens e criar falas para os balões escolhidos.

Exemplos:

- Mônica estava passeando no parque quando viu Cebolinha amarrando as orelhas de seu coelho. Qual seria o balão que representaria o sentimento da Mônica? (Um balão de raiva). O que ela pode estar falando? E o que Cebolinha vai responder? 

- A mãe de Magali comprou uma caixa de bombons e deu para o seu marido. Qual seria o balão que você escolheria? O que Outras opçôes de histórias poderâo ser sugeridas pelos próprios alunos.

* Apresentar outros balões com falas e pedir que verbalizem, oralmente, o que pode ter acontecido na história em quadrinhos de onde foram retirados os balões.

* Após as atividades orais, pedir que observem a história abaixo (atividade 1) e, individualmente, inventem falas de acordo com o balão.

* Para a atividade 2 a sugestão é realizar a seguinte brincadeira:

Adivinhe qual é.

A sala será dividida em dois grupos.

A professora sorteará um número na chamada e pedirá que o aluno sorteado desenhe um  balão solicitado e/ou responda qual é o balão apresentado.

Realizar värias vezes a atividade e vencerá o grupo que reconhecer mais balões.

* Atividade 3 : ligar cada balão ao que ele representa.

Avaliação

 Será avaliado nessa aula se os alunos demonstraram interesse em participar oralmente das atividades, envolvendo-se com o gênero proposto.

 A primeira atividade será corrigida individualmente pela professora e devolvida aos alunos para que façam uma autocorreção.

  Na segunda atividade será avaliado se os alunos conseguem identificar os balões. A professora fará uma correção oral, orientando-os  para que confiram seus trabalhos e corrijam o que não acertaram.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 32 classificações

  • Cinco estrelas 21/32 - 65.62%
  • Quatro estrelas 7/32 - 21.88%
  • Três estrelas 2/32 - 6.25%
  • Duas estrelas 0/32 - 0%
  • Uma estrela 2/32 - 6.25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.