25/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Criar falas para os quadrinhos, observando as características de um texto de histórias em quadrinhos: a pontuação, a ortografia, os recursos de onomatopéias etc
Compreender as diferenças dos diversos balões existentes nas histórias em quadrinhos.
*Apresentar aos alunos vários balõezinhos no retroprojetor, recordando o significado de cada um.
*Explicar que cada balão representa uma determinada expressão ou sentimento, pois existem balões de fala, de pensamento, de raiva, de susto e assim por diante.
*Deixar que as crianças verbalizem seus conhecimentos sobre os tipos de balões utilizados nas histórias em quadrinhos.
*Colocar no quadro-negro vários cartões com diferentes tipos de balões.
*Em seguida, inventar algumas pequenas histórias orais. Os alunos deverão descobrir qual o balão mais adequado para expressar os sentimentos dos personagens e criar falas para os balões escolhidos.
Exemplos:
- Mônica estava passeando no parque quando viu Cebolinha amarrando as orelhas de seu coelho. Qual seria o balão que representaria o sentimento da Mônica? (Um balão de raiva). O que ela pode estar falando? E o que Cebolinha vai responder?
- A mãe de Magali comprou uma caixa de bombons e deu para o seu marido. Qual seria o balão que você escolheria? O que Outras opçôes de histórias poderâo ser sugeridas pelos próprios alunos.
* Apresentar outros balões com falas e pedir que verbalizem, oralmente, o que pode ter acontecido na história em quadrinhos de onde foram retirados os balões.
* Após as atividades orais, pedir que observem a história abaixo (atividade 1) e, individualmente, inventem falas de acordo com o balão.
* Para a atividade 2 a sugestão é realizar a seguinte brincadeira:
Adivinhe qual é.
A sala será dividida em dois grupos.
A professora sorteará um número na chamada e pedirá que o aluno sorteado desenhe um balão solicitado e/ou responda qual é o balão apresentado.
Realizar värias vezes a atividade e vencerá o grupo que reconhecer mais balões.
* Atividade 3 : ligar cada balão ao que ele representa.
Será avaliado nessa aula se os alunos demonstraram interesse em participar oralmente das atividades, envolvendo-se com o gênero proposto.
A primeira atividade será corrigida individualmente pela professora e devolvida aos alunos para que façam uma autocorreção.
Na segunda atividade será avaliado se os alunos conseguem identificar os balões. A professora fará uma correção oral, orientando-os para que confiram seus trabalhos e corrijam o que não acertaram.
Quatro estrelas 33 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/08/2014
Cinco estrelasMuito bom...
11/02/2014
Cinco estrelasGostei !!!!
05/11/2013
Cinco estrelasme ajudou bastante
27/08/2013
Cinco estrelasamei!!!!!! vc professora me ajudou no dever de casa!!!!!
04/05/2013
Cinco estrelasgostei muito sucesso
13/04/2013
Uma estrelao site é otimo mais a ultima foto dos baloes estao com nomes errados[embaralhados]e presisam de mais baloes para ficar mais completo ,e fasam as fotos mais escuras e maiores de se ver espero que possa corrigir para o site ser um dos melhores porque voces tem tudo para isso.
28/02/2013
Três estrelasadorie me ajudou no meu trbalho de português, mas poderia ter mais balões né??! poderia ter o da idéia, o da música, o balão do dinheiro e o balão q mais personagens falam juntos!
06/12/2012
Uma estrelaesta faltando baloes !
18/10/2012
Cinco estrelasUsei para o meu trabalho de artes.
15/10/2012
Cinco estrelasMutissímo bom !
06/09/2012
Quatro estrelasaghei bem claro, mas acho que poderia também ter os tipos de letras que preenchem os balões conforme o modo de falar dos personagens.
10/06/2012
Cinco estrelasFoi muito bom , ajudou muito no meu trabalho de artes .
28/05/2012
Cinco estrelasAmei a aula..
22/05/2012
Cinco estrelasA atividade 2 criativa e dinamica. A aula foi muito bem planejada, Parabéns.
09/04/2012
Cinco estrelasestá bem explicado.
21/02/2012
Cinco estrelasótimo! Uma excelente aula pra trabalhar a produção textual,atendendo ao gênero quadrinho explorando a ortografia.
24/10/2011
Cinco estrelasAdorei essa aula. Estou fazendo uma história em quadrinhos na minha aula e essas informações foram muito úteis para mim
24/10/2011
Cinco estrelasMt legal mesmo. 8@
04/10/2011
Cinco estrelaseu acho que vcs deviam deixar os nomes dos baloes embaixo ou encima dos baloes para saber melhor
29/09/2011
Cinco estrelasadorei estava precisando disso para terminar meu trabalho de arte.adorei o site.
28/09/2011
Cinco estrelasgostei muito estava precisando para fazer o meu trabalho de arte agora consegui taerminar.adorei o site
28/09/2011
Quatro estrelasadorei a aula me ajudou no meui trabalho de artes
15/09/2011
Quatro estrelasmuito interresante achei muito bom me ajudou muito no meu trabalho de portugues
05/09/2011
Quatro estrelase muito bom e d+ vcs precisam ler um so vez e não esquece mais
02/09/2011
Três estrelaseu gostei muito me ajundo muito a fazer um trabalho da escola valei brigandão
27/08/2011
Cinco estrelasamei era tudo o que eu realmente esperava!
11/07/2011
Cinco estrelasmuito bom gostei bastante estava precisando para um trabalho de portugues parabens me ajudou d +
21/06/2011
Quatro estrelasachei bem intresante
23/10/2010
Cinco estrelasAmei, estava precisando para trabalhar em um projeto. Ler pra mim?
20/10/2010
Cinco estrelasAchei sua aula o máximo!Parabéns!
28/09/2010
Quatro estrelasexcelente este programa, ajudou-me muito. obrigado.
29/08/2010
Cinco estrelasJosina, parabéns pelo projeto!!! Estou trabalhando pela primeira vez com o ensino fundamental (2º ano) e adorei encontrar seu trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela idéia, me auxiliou muito em minha aula.