Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


História em Quadrinhos: o que se pode avaliar

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Avaliar os conhecimentos adquiridos de leitura e escrita de histórias em quadrinhos: recursos coesivos e gráficos, estrutura lexical.

Duração das atividades
2 aulas (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve possuir familiaridade com o gênero história em quadrinhos.
Estratégias e recursos da aula

     Os alunos lerão uma historia em quadrinhos e realizarão as atividades relacionadas, individualmente, sem a intervenção do professor ou colegas de sala.

1) Dê respostas bem completas, de acordo com a história em quadrinhos:
a) Observe o 2º quadrinho:
• Como se chamam os dois personagens?
_____________________________________________________
• Onde a moça está?___________________________________
• O que ela está fazendo neste lugar?______________________

b)
• O rapaz está abaixado no 1º quadrinho. O que ele está fazendo?

• Onde ele está?

• O que ele está pensando em fazer?

c) Qual o nome do personagem que chega de carro no 4º quadrinho?


d) O rapaz que surgiu no 4º quadrinho trouxe três presentes para a sua namorada.
Os presentes foram:_____________,________________ e _____________. Esses presentes aparecem nos quadrinhos ___,___e ___.

e) Explique bem o que está acontecendo com os três personagens do último quadrinho.

f) Quem você gostaria que namorasse a moça?______________
Por quê?________________

2) Copie as falas do 5º quadrinho usando parágrafos e travessões
3) Escreva os números dos quadrinhos que possuem:
• Balão de pensamento: quadrinho___________
• Balão de grito: quadrinho___________
• Balão de fala: quadrinho__________

4) Copie da história os sinais que representam:

• Amor:______________________
• Barulho:____________________
• Raiva:______________________

5) Escreva as falas abaixo usando balões:

- Eu não quero namorar você!
- Oh! Como estou infeliz!

6) Na história apareceu algum travessão?____________Por quê?


7)Qual é o autor da história?

Avaliação

      O professor avaliará os trabalhos dos alunos para mudanças da rota didática ou atribuição de notas ou conceitos para o boletim, utilizando os seguintes critérios:

  • Compreendeu as questões propostas?
  • Entendeu a história na sua totalidade?
  • Identificou os personagens da história?
  • Diferencia os diferentes tipos de balões?
  • Reconhece os recursos semióticos?
  • Diferencia as falas?
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gilvanacristofoli, C E I Recanto dos Amiguinhos , Santa Catarina - dijo:
    gilvanacristofoli@gmail.com

    25/07/2013

    Três estrelas

    Esta aula de história em quadrinho muito interessante para trabalhar com 3º ano,fazendo leitura de imagens,sendo que as figuras são atrativas para as cria~ças ele podem a pintar.


  • ana, rio grande do sul meu brasil , Rio Grande do Sul - dijo:
    aninharivarola@yahoo.co.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    achei otimo as suas opnioes


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.