08/10/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a identificar as diferentes formas geométricas e suas dimensões.
O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles entendem sobre formas e dimensões. Peça a eles que procurem exemplos de formas na sala de aula.
Especifique em cada objeto citado como exemplo o número de dimensões, diferenciando fronteira, domínio, espessura, comprimento e largura.
Sugira que os alunos confeccionem dados, que são cubos (forma geométrica espacial), mas que para confeccionarem, terão que fazer uma figura plana para depois recortá-la e montar o dado.
Ajude os alunos a pensar como poderiam planificar um cubo, como poderiam encaixá-lo etc.
Esse dado pode servir também para fixar o conteúdo que o professor já tenha trabalhado em sala de aula com os alunos.
Segue exemplo de dois modelos de dados.
Figura 1 – Molde de dado convencional. Veja figura em maior tamanho no link
http://www.4shared.com/file/132937001/50f181ae/dado_molde1.html
Figura 2 – Molde de dado para fixação das diversas formas de linhas e tipos de traçado. Veja figura maior tamanho no link
http://www.4shared.com/file/132937000/27f6b138/dado_molde2.html
Durante a realização da atividade, questione aos alunos o que é fronteira e o que é domínio no objeto que estão produzindo.
- Sugestão de materiais a serem utilizados para a aula:
· Papel cartão
· Caneta hidrográfica
· Tesoura de ponta arredondada
· Régua
· Cola
Avalie os alunos pelos objetos que produziram em aula, verificando se eles conseguem diferenciar as formas planas das fomas espaciais durante a confecção do dado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!