08/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a diferenciar as relações de pertinência e inclusão e utilizá-las adequadamente.
O aluno deverá ter noções de ponto, linha e plano.
- Introdução ao tema
Professor, antes de iniciar a atividade proposta, converse brevemente com os alunos sobre elementos e conjuntos, citando como exemplo pontos, linhas e planos.
- Atividade
Leve os alunos para o pátio da escola ou um espaço mais amplo. Como a atividade é fora do ambiente de aula convencional, é importante que o professor faça um acordo com a turma, para que os alunos não se dispersem. Para isso, divida a turma em três grupos antes de sair da sala de aula e nomeie dois alunos responsáveis por cada grupo. Combine com a turma que os alunos escolhidos serão responsáveis pelo bom comportamento do grupo.
Se não for possível a locomoção da turma para um lugar do tipo, arrume a sala de aula de forma que haja um bom espaço livre para a realização da atividade.
Solicite aos grupos definidos previamente delimitem um lugar para utilizarem como plano e desenhe esse espaço no chão com giz.
Determine que cada aluno seja um ponto e em seguida instrua para que se arrumem como linhas (dando as mãos entre eles) e pontos soltos no plano escolhido.
Peça para que os alunos se denominem como pontos e linhas (exemplo: João é o ponto J que está compondo a linha f, Maria é um ponto M do plano).
Esclareça para os alunos que ao se arrumarem como linhas, estão formando um grupo, composto por pontos.
Depois que todos se arrumarem da maneira solicitada, faça perguntas do tipo:
- Lucas, o ponto L, pertence a que linha?
- A linha c está contida em que plano?
- O ponto T, que é o Thiago, pertence a que plano?
Após realizar a atividade, explique para os alunos a diferença na utilização dos sinais de pertinência e inclusão, que um utilizamos para elementos (pontos) e outro para conjuntos (linhas).
Mostre para os alunos os símbolos correspondentes a cada relação e dê e xemplos de como utilizá-los através de exercícios.
Avalie se, durante a realização da atividade, os alunos conseguem utilizar as diferentes relações da maneira correta
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!