Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos teatrais – Uso da Voz

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Peceber a importância do uso correto da voz;
- Observar como a entonação na leitura do texto interfere na compreensão que o público faz da encenação;

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Jogos teatrais - Pantomima

Estratégias e recursos da aula

A aula pode ser iniciada com o comentário sobre o fato de que em algumas encenações o ator para se fazer compreender, deve associar de maneira correta a expressividade dos gestos e a clareza das palavras. Para isso ele não precisa subir no palco e gritar seu texto. Os alunos devem entender que o que comunica não é o que se diz e sim como se diz. Para isso eles devem ser convidados a se colocarem de pé em círculo.

A partir daí podem ser iniciados alguns exercícios de aquecimento que podem ajudar o aluno a se posicionar e emitir sons de acordo com determinada intenção. Por exemplo:
Peça que eles inspirem e soltem o ar contando até 10. Em seguida, peça que inspirem e soltem o ar contando até dez, mas começando muito baixo, quase sussurrando e gradativamente aumentando o tom de voz chegando ao limite sem gritar. Em seguida pode ser feito o contrário: inspirar, contar até dez falando alto e vai diminuindo o volume da voz até desaparecer. Esta mesma contagem pode ser feita como se todos estivessem muito alegres e depois muito tristes dentre outras possibilidades.


Após este aquecimento, os alunos podem fazer a seguinte atividade citada no livro: Jogos Teatrais - Exercício para Grupos e Sala de Aula e que funciona muito bem. Em duplas eles devem simular um encontro de duas pessoas. Um aluno vem de um lado e o outro vem do lado oposto, caminham até se encontrarem, se cumprimentam e seguem seus caminhos para lados opostos. Só que eles devem substituir as palavras por números, mantendo somente a entonação da fala. Por exemplo, se um aluno de forma alegre fala: Oi, tudo bem!!!! E o outro responde: Tudo jóia! Ao substituir as palavras por números o primeiro diz: 1, 2 3!!!! E o outro responde: 4 5! Após a explicação o professor pode demonstrar com a ajuda de um aluno. Começando de lados opostos, cumprimentando-se apenas com números e continuando caminhando até chegar ao outro lado.
Cada dupla pode inventar uma forma diferente para fazer a situação. Exemplo:
                   Como duas crianças;
                   Como bêbados;
                   Como pessoas apressadas;
                   Como inimigos;
                   Com sotaque;

Eles devem contar com alguns minutos (cerca de 5 a 10 minutos) para combinarem. Encerrado o tempo, todos os alunos formam grande círculo onde cada dupla por vez se apresentam para o restante da turma.

Recursos Complementares

Novelly, Maria C. Jogos Teatrais: Exercícios Para Grupos e Sala de Aula – Campinas, SP: Papirus Editora, 1996 ( Coleção Ágere)

Revebel, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola - São Paulo: Editora Scipione, 1989. 

Além disso o professor pode usar imagens de peças teatrais como exemplo do uso da voz. Sugiro os dois links abaixo que contém imagens da atuação de dois importamtes grupos teatrais:

Ponto de partida: http://www.grupopontodepartida.com.br/ Grupo mineiro que há 26 anos atua e criou uma marca muito particular aglutinando a interpretação, canto, dança para contar belas histórias.

No link: http://www.cpcd.org.br/dpl/ é possível encontrar imagens da peça: "Pra Nhá Terra". Este trabalho pode servir de referência pois os atores são preparados para

não só atuar como também cantar. Os alunos podem observar as faces do exercício da atuação;

O Teatro Mágico: http://www.oteatromagico.mus.br/ Grupo formado há 4 anos mas que reúne em suas apresentações elementos do circo, dança, canto e atuação.

No link: http://www.oteatromagico.mus.br/novo/videos/ há vários vídeos de apresentações do grupo. Destaco [O Teatro Mágico em Palavras] - A Programação do Dia e [O Teatro Mágico em Palavras] - Menino-Varrido onde os atores fazem leituras dramatizadas de textos.

Avaliação

O professor pode questionar a turma sobre o uso da voz no teatro. Isso pode ser feito através da comparação de cenas em pantomima e cenas faladas. A turma pode observar que nem sempre o uso da fala ajuda na compreensão da cena, se o ator não a faz corretamente. Eles podem observar em filmes e programas de televisão e trazerem os relatos e observações para a aula.

Após se apresentarem, a dupla é avaliada pela turma, percebendo os pontos positivos e negativos de sua representação. A turma deve observar se eles conseguiram atingir o objetivo estabelecido, ou seja se cumprimentar com números sem perder a entonação da fala.

O professor pode estabelecer que a dupla repita a ação tentando corrigir as falhas para se aperfeiçoarem a partir das observações e comentários feitos durante a avaliação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.