25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Após esta aula o estudante deverá ser capaz identificar um ácido por meio de fórmulas e ainda, saber que tipo de creme hidratante pode utilizar para eliminar as manhas da pele.
O estudante deve saber o que são substâncias químicas.
Uma atividade que pode ser divertida e interessante é orientar o(a) estudante a passar suavemente uma folha de papel higiênico macio na zona T do rosto (formada por testa e nariz) e observar se ela fica manchada e assim tentar determinar o tipo de pele.
É comum encontrar pessoas reclamando sobre manchas na pele. Converse com os estudantes, se já presenciaram manchas em sua pele? Porque a pele fica manchada? Como se livrar das manchas de pele? Que é ácido, como definí-los,que tipos existem?
Organize equipes de 5 pessoas. Cada equipe deve explorar um dos assuntos: mancha de pele; melanina; filtro solar e creme hidratante. Após deverão tornar disponível em um blog.
Trabalhe com seus alunos os conceitos de ácidos apresente as semelhanças e diferenças utilizando fórmulas no quadro de giz e a partir de livros didáticos e solicitar para que os alunos se organizem em equipes, analisem e verifiquem como cada um dos livros apresenta o conteúdo ácidos. Apresente aos estudantes imagens de alguns ácidos para que compreendam como estes se estruturam a partir das fórmulas.
Ácidos: é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
Como exemplo apresente as imagens dos ácidos abaixo. Você pode apresentar outros tipos.
Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática. Se nunca trabalhou com a turma neste espaço, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente.
Apresente o recurso para auxiliar na construção de novos conhecimentos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18507
Mancha de pele: parte 1 [Geração saúde]
Podem também consultar o vídeo disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=dwiMfCnkKUA
Individualmente após leitura das notícias os estudantes deverão, registrar em forma de síntese, com ilustrações, em no máximo duas laudas o que compreenderam sobre o assunto em pauta.
http://www.parana-online.com.br/colunistas/259/66975/
http://www.parana-online.com.br/canal/mulher/news/319943/?noticia=NOVA+PESQUISA+NORTE+AMERICANA+DEFINIU+16+TIPOS+DE+PELE+DIFERENTESSolicite aos estudantes que pesquisem nos livros didáticos sobre ácidos e registrem em uma tabela os diferentes tipos de acordo com suas características e publiquem em uma planilha no google docs. Link:
http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html
O desenvolvimento desta atividade consiste em que a turma assista o vídeo Use filtro solar, organizem um seminário e convidem a comunidade para debater sobre os cuidados com a pele, a utilização de filtro solar e cremes indicados p or especialistas. Para acessar e assistir ao vídeo, utilize o link:
http ://www.youtube.com/wa tch?v=2pv5w7HaPoE
Uma forma de saber o que entenderam sobre o tema é propor que elaborem o jornal da saúde em seu estabelecimento e divulguem na comunidade.
Outras disciplinas poderiam contribuir na elaboração dos jornais.
Para saber os tipos de melanina você pode clicar no link abaixo.
http://www.mundo educacao.com.br/biologia/melanina.htm
Saber generalidades, sistema melanocitário, melano gênese, etc.
Arbutin são encontradas no link:
http://www.mariaritaesteticaebeleza.com/artigos/artigo_0013.html
Esclarecer os alunos sobre as funções da pele e suas transformações.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/tudo-questao-pele-475504.shtml
O artigo trata das pintas, sardas ou efélides, fitofotomelanose, etc.
Link: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4737&ReturnCatID=1572
Informar sobre como se livrar das manchas na pele é o objetivo do site:
http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1117964-EI7606,00.html
Saber sobre melanócitos, manchas, sarda, etc.
http://www.saudetotal.com.br/artigos/dermatologia/tvescola_manchaspele.asp
No site a seguir há informações interessantes sobre os ácidos.
http://www.brasilescola.com/quimica/acidos.htm
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crít ica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Nome | Tipo |
---|---|
Ácido ascórbico (vitamina C) | Imagem |
Mancha de pele: parte 1 [Geração saúde] | Vídeo |
Ácido propanóico | Imagem |
Neste portal você pode consultar uma aula que trata sobre ácidos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1470
Outro recurso disponível na rede é o vídeo que trata da manchas de pele e que está disponível no link:
http://mais.uol.com.br/view/253023
Neste link está disponível informações relativas à classificado dos tipos de pele. Vale a pena conferir. http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_tipospele.php
No próximo link há informações que tratam das características, tipos de pele e hidratação.
http://www.abihpec.org.br/noticias_texto.php?id=860
As informações do site abaixo explicitam como ocorre a alteração na cor da pele do homem e dos animais.
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dermato_coloracao.htm
Neste link está disponível informações relativas à classificado dos tipos de pele. Vale a pena conferir.
http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_tipospele.php
Para saber sobre melanina.
A avaliação pode ser feita a partir das produções seria interessante observar a redação e apresentação das informações nos jornais que irão produzir e nas atividades sugeridas nas aulas. A avaliação será diagnóstica, formativa e processual.
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