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A mancha de pele e o uso de ácidos

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Após esta aula o estudante deverá ser capaz identificar um ácido por meio de fórmulas e ainda, saber que tipo de creme hidratante pode utilizar para eliminar as manhas da pele.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O estudante deve saber o que são substâncias químicas.

Estratégias e recursos da aula

Uma atividade que pode ser divertida e interessante é orientar o(a) estudante a passar suavemente uma folha de papel higiênico macio na zona T do rosto (formada por testa e nariz) e observar se ela fica manchada e assim tentar determinar o tipo de pele.

É comum encontrar pessoas reclamando sobre manchas na pele. Converse com os estudantes, se já presenciaram manchas em sua pele? Porque a pele fica manchada? Como se livrar das manchas de pele? Que é ácido, como definí-los,que tipos existem?

Organize equipes de 5 pessoas. Cada equipe deve explorar um dos assuntos: mancha de pele; melanina; filtro solar e creme hidratante. Após deverão tornar disponível em um blog.

Trabalhe com seus alunos os conceitos de ácidos apresente as semelhanças e diferenças utilizando fórmulas no quadro de giz e a partir de livros didáticos e solicitar para que os alunos se organizem em equipes, analisem e verifiquem como cada um dos livros apresenta o conteúdo ácidos. Apresente aos estudantes imagens de alguns ácidos para que compreendam como estes se estruturam a partir das fórmulas.

Ácidos: é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.

Como exemplo apresente as imagens dos ácidos abaixo. Você pode apresentar outros tipos.

Ácido propanóico

Ácido ascórbico (vitamina C)

Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática. Se nunca trabalhou com a turma neste espaço, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. 

Apresente o recurso para auxiliar na construção de novos conhecimentos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18507

Mancha de pele: parte 1 [Geração saúde]

Podem também consultar o vídeo disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=dwiMfCnkKUA

Individualmente após leitura das notícias os estudantes deverão, registrar em forma de síntese, com ilustrações, em no máximo duas laudas o que compreenderam sobre o assunto em pauta.

http://www.parana-online.com.br/colunistas/259/66975/

http://www.parana-online.com.br/canal/mulher/news/319943/?noticia=NOVA+PESQUISA+NORTE+AMERICANA+DEFINIU+16+TIPOS+DE+PELE+DIFERENTES

Solicite aos estudantes que pesquisem nos livros didáticos sobre ácidos e registrem em uma tabela os diferentes tipos de acordo com suas características e publiquem em uma planilha no google docs. Link: 

http://www.google.com/google-d-s/hpp/hpp_pt-PT_pt.html

praticafinal

O desenvolvimento desta atividade consiste em que a turma assista o vídeo Use filtro solar, organizem um seminário e convidem a comunidade para debater sobre os cuidados com a pele, a utilização de filtro solar e cremes indicados p or especialistas. Para acessar e assistir ao vídeo, utilize o link:

http ://www.youtube.com/wa tch?v=2pv5w7HaPoE
Uma forma de saber o que entenderam sobre o tema é propor que elaborem o jornal da saúde em seu estabelecimento e divulguem na comunidade.

Outras disciplinas poderiam contribuir na elaboração dos jornais.

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Para saber os tipos de melanina você pode clicar no link abaixo.
http://www.mundo educacao.com.br/biologia/melanina.htm

Saber generalidades, sistema melanocitário, melano gênese, etc.

Arbutin são encontradas no link:
http://www.mariaritaesteticaebeleza.com/artigos/artigo_0013.html
Esclarecer os alunos sobre as funções da pele e suas transformações.
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/tudo-questao-pele-475504.shtml
O artigo trata das pintas, sardas ou efélides, fitofotomelanose, etc.

Link: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4737&ReturnCatID=1572

Informar sobre como se livrar das manchas na  pele é o objetivo do site:
http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI1117964-EI7606,00.html
Saber sobre melanócitos, manchas, sarda, etc.

http://www.saudetotal.com.br/artigos/dermatologia/tvescola_manchaspele.asp

No site a seguir há informações interessantes sobre os ácidos.

http://www.brasilescola.com/quimica/acidos.htm

Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crít ica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ácido ascórbico (vitamina C) Imagem
Mancha de pele: parte 1 [Geração saúde] Vídeo
Ácido propanóico Imagem
Recursos Complementares

Neste portal você pode consultar uma aula que trata sobre ácidos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1470

Outro recurso disponível na rede é o vídeo que trata da manchas de pele e que está disponível no link:
http://mais.uol.com.br/view/253023

Neste link está disponível informações relativas à classificado dos tipos de pele. Vale a pena conferir. http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_tipospele.php

No próximo link há informações que tratam das características, tipos de pele e hidratação.

http://www.abihpec.org.br/noticias_texto.php?id=860

As informações do site abaixo explicitam como ocorre a alteração na cor da pele do homem e dos animais.
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dermato_coloracao.htm

Neste link está disponível informações relativas à classificado dos tipos de pele. Vale a pena conferir.
http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_tipospele.php 

Para saber sobre melanina.

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/melanina.htm

Avaliação

A avaliação pode ser feita a partir das produções seria interessante observar a redação e apresentação das informações nos jornais que irão produzir e nas atividades sugeridas nas aulas. A avaliação será diagnóstica, formativa e processual.

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