18/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro.
É importante que os alunos tenham vivenciados as aulas sobre a História do Teatro, antes de participar dessa aula, para que possam reconhecer as máscaras como símbolo do teatro.
Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal, intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, que faz uma introdução sobre esta temática.
Por ser o símbolo do Teatro a máscara representa esse tema, assim o professor pode sugerir para o grupo sua confecção.Para tanto, será necessário um planejamento anterior, a fim de organizar o material necessário para a confecção da máscara.
• Tiras de papéis (para serem reciclados) |
1º MOMENTO - Primeiramente o professor solicita que os alunos recortem tiras finas de papéis ja utilizados que possam ser reaproveitados;
2º MOMENTO – Em seguida, em dupla, uma das crianças com tiras de papeis maiores e fita adesiva contorna a cabeça da outra criança colocando uma tira de papel rodeando o rosto, outra o queixo, e uma última tira contornando toda cabeça a partir do nariz. Todas essas tiras precisam ser fixadas uma com a outra, para montar a estrutura inicial da máscara. Como apresentamos na imagem abaixo.
3º MOMENTO - Com a estrutura montada na primeira criança, a outra criança da dupla deverá preencher com tiras de papel, pincel e cola, todo o rosto da primeira, lembrando que essas tiras papel deverão ser coladas na estrutura que já se encontra montada no seu rosto, sempre seguindo esse molde.
4ª MOMENTO - Depois de colar as tiras, retiramos com cuidado a máscara do rosto e preenchemos, por dentro dela, com pequenos pedaços de papéis, pincel e cola, até que se completem todos os espaços.
5ª MOMENTO - Recomendamos que a máscara fique secando de um dia para o outro. Depois de seca pode enfeitá-la como quiser.
Nesta atividade o professor poderá analisar se as crianças participaram da confecção das máscaras e como elas participaram.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Cinco estrelasÓTIMA ATIVIDADE, PRÁTICA E DIFERENTE O MODO DE TRABALHAR COM O ALUNO.
18/06/2010
Cinco estrelasinteresante
24/03/2010
Cinco estrelasUma aula maravilhosa, adorei como as crianças interagiram umas com as outras. Aprenderam em uma aula várias coisas além do interesse com o trabalho. Mas infelizmente uma sala de aula com 25 a 30 alunos de 6 anos e uma única professora é impossível conseguir um trabalho como este.