Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichos de artista

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão desenvolver uma visão de como os animais, desde a época das primeiras pinturas rupestres, vem sendo representados pelo homem na arte. A proposta é mostrar animais variados, feitos por muitos artistas em épocas e técnicas diferentes, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Os alunos deverão desenvolver trabalhos neste sentido, bucando representar animais de seu convívio, estima e/ou interesse, mediante a técnica do desenho e da colagem, inspirados no livro "Bicho de artista", de Katia Canton.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Antes de apresentar o livro aos alunos com a temática - Bichos - o professor poderá passar préviamente uma pesquisa para que os alunos tragam para a sala de aula no mínimo 4 figuras de animais de que eles mais gostam, como tarefa de casa. Assim, pode-se estabelecer um envolvimento e aquecimento no imaginário do aluno. Geralmente eles chegam para a aula já querendo mostrar os animais e contar algo sobre eles, o que enriquecerá mais a aula.
Estratégias e recursos da aula

O professor deverá iniciar a aula verificando as pesquisas e imagens trazidas pelos alunos, observando seus comentários e animais de sua escolha, para estabelecer um vínculo com a proposta a ser trabalhada.

Aula 01:

• Primeiramente apresentar o livro aos alunos "Bicho de artista", de Katia Canton, que preferencialmente fará parte da lista de material de artes para utilização durante o ano letivo. O livro incentiva o pequeno leitor a observar os animais de acordo com o estilo de representação de cada época. A autora busca desde animais selvagens até os mais domesticados e revela como a natureza integrou-se no cenário da civilização.
O texto explica as técnicas utilizadas pelos artistas, por exemplo a modelagem em cera, passo a passo.

• Iniciar a temática da aula contando um pouco da história da representação dos animais na arte e distribuir os livros aos alunos.

• Fazer uma leitura em conjunto com eles, motivando-os a perceber os diferentes tipos de expressão dos artistas na arte, em suas diferentes obras (pinturas, esculturas, instalações, etc). Neste momento é possível seguir com a leitura e percepção das obras até a página 15. Refletir com eles a respeito e responder as perguntas que surgirem.

• Incentivar os alunos a observar as demais obras do livro e realizarem comentários sobre as de maior interesse.

• Entregar uma folha de jornal para cada aluno, um pincel atômico ou hidrocor e orientá-los a desenhar um animal de sua escolha, diretamente sobre o jornal.

• Recolher os desenhos e os livros ao final da aula.

Aula 02:


• Entregar os desenhos do jornal a cada aluno, juntamente com folhas de papel colorido, tamanho A4.

• Orientá-los a recortar os desenhos e realizar a colagem sobre a folha colorida.

• Depois que todos terminarem seus trabalhos, o professor poderá realizar um círculo e incentivar os alunos a apresentarem seus trabalhos individualmente, relatando o motivo da escolha de seu animal representado, tecendo comentários e/ou curiosidades sobre ele, além da relação existente com seu cotidiano. Será interessante perceber também se o aluno estabelece alguma relação entre o seu trabalho e a obra de algum artista do livro.

• Logo a seguir, estão algumas fotos de trabalhos dos alunos. Alguns alunos pedem para representar insetos como borboletas, libélulas, abelhas, etc.

ESQUILO1

GATO VERDE

BORBOLETA

PEIXE

GATO LARANJA

PORCO

Recursos Complementares

Sugestões bibliográficas:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

CANTON, Kátia. Bicho de artista. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de seus animais, verificando as idéias elaboradas. Deverá observar a capacidade de percepção no desenho de memória sobre o jornal, como também a habilidade em realizar a colagem. Analisar atenciosamente a apresentação dos alunos diante da turma, ao comentarem sobre os animais escolhidos e representados por eles.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Regina Ferreira Barra, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF , Minas Gerais - disse:
    regbarra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, Cláudia! Achei muito criativa sua proposta de trabalho com a utilização de recursos simples e riqueza alcançada com as produções das crianças! Ficou muito legal! Abraços!


  • laurita, escola paulo freire , Rondônia - disse:
    lausbq3371@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estava procurando sugestão de aula para trabalhar arte, encontrei essa sugestão maravilhosa para trabalhar com meus alunos. Você está de parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.