28/09/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Os alunos poderão desenvolver uma visão de como os animais, desde a época das primeiras pinturas rupestres, vem sendo representados pelo homem na arte. A proposta é mostrar animais variados, feitos por muitos artistas em épocas e técnicas diferentes, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
Os alunos deverão desenvolver trabalhos neste sentido, bucando representar animais de seu convívio, estima e/ou interesse, mediante a técnica do desenho e da colagem, inspirados no livro "Bicho de artista", de Katia Canton.
O professor deverá iniciar a aula verificando as pesquisas e imagens trazidas pelos alunos, observando seus comentários e animais de sua escolha, para estabelecer um vínculo com a proposta a ser trabalhada.
Aula 01:
• Primeiramente apresentar o livro aos alunos "Bicho de artista", de Katia Canton, que preferencialmente fará parte da lista de material de artes para utilização durante o ano letivo. O livro incentiva o pequeno leitor a observar os animais de acordo com o estilo de representação de cada época. A autora busca desde animais selvagens até os mais domesticados e revela como a natureza integrou-se no cenário da civilização.
O texto explica as técnicas utilizadas pelos artistas, por exemplo a modelagem em cera, passo a passo.
• Iniciar a temática da aula contando um pouco da história da representação dos animais na arte e distribuir os livros aos alunos.
• Fazer uma leitura em conjunto com eles, motivando-os a perceber os diferentes tipos de expressão dos artistas na arte, em suas diferentes obras (pinturas, esculturas, instalações, etc). Neste momento é possível seguir com a leitura e percepção das obras até a página 15. Refletir com eles a respeito e responder as perguntas que surgirem.
• Incentivar os alunos a observar as demais obras do livro e realizarem comentários sobre as de maior interesse.
• Entregar uma folha de jornal para cada aluno, um pincel atômico ou hidrocor e orientá-los a desenhar um animal de sua escolha, diretamente sobre o jornal.
• Recolher os desenhos e os livros ao final da aula.
Aula 02:
• Entregar os desenhos do jornal a cada aluno, juntamente com folhas de papel colorido, tamanho A4.
• Orientá-los a recortar os desenhos e realizar a colagem sobre a folha colorida.
• Depois que todos terminarem seus trabalhos, o professor poderá realizar um círculo e incentivar os alunos a apresentarem seus trabalhos individualmente, relatando o motivo da escolha de seu animal representado, tecendo comentários e/ou curiosidades sobre ele, além da relação existente com seu cotidiano. Será interessante perceber também se o aluno estabelece alguma relação entre o seu trabalho e a obra de algum artista do livro.
• Logo a seguir, estão algumas fotos de trabalhos dos alunos. Alguns alunos pedem para representar insetos como borboletas, libélulas, abelhas, etc.
Sugestões bibliográficas:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
CANTON, Kátia. Bicho de artista. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, Cláudia! Achei muito criativa sua proposta de trabalho com a utilização de recursos simples e riqueza alcançada com as produções das crianças! Ficou muito legal! Abraços!
24/03/2010
Cinco estrelasEstava procurando sugestão de aula para trabalhar arte, encontrei essa sugestão maravilhosa para trabalhar com meus alunos. Você está de parabéns.