25/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Estas aulas têm como objetivos estimular nos alunos: a leitura crítica de materiais jornalísticos; promover a leitura e a produção de textos; a reflexão ecológica.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
- Aula interativa;
- Filmadora ou Web Can;
- Acesso à Internet;
- Uso de artigos jornalísticos disponíveis na Internet.
Motivação
Com os alunos sentados em roda, o professor deverá iniciar a atividade mostrando o vídeo (Fig. 1) disponível abaixo, explicando que é um vídeo produzido por alunos de uma escola de Portugal sobre fontes alternativas de produção de energia elétrica.
Recurso:
http://www.youtube.com/watch?v=Nu7CwJNO6UU. Acessado 01 set. 2009.
Figura 1 – Imagem do Vídeo premiado em Portugal sobre as fontes de energia renováveis.
O vídeo, que é uma produção de alunos sobre as fontes de energia renováveis, contribui para a reflexão da turma sobre a importância de se pensar em alternativas para a produção da energia que usamos como combustível.
Após a apresentação do vídeo, diga aos alunos que a turma poderá, através destas aulas, aprender mais sobre o assunto e também produzir um vídeo para sensibilizar as pessoas sobre a questão das fontes renováveis de energia.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e organizá-los em duplas ou trios. Feito isto, sugerimos que o professor peça para que os alunos acessem e leiam os artigos jornalísticos disponíveis abaixo (Figs. 2 e 3). No momento da leitura o professor poderá instigar os alunos a grifar os principais trechos e responder algumas questões estabelecidas no roteiro de leitura (que se encontram abaixo de cada figura).
Recurso:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65631 Acessado em: 28 ago 2009.
Figura 2 – Imagem da Reportagem 1: Contradição Marca a produção de energia (do Valor Econômico e disponível no Jornal da Ciência da SBPC)
Roteiro de Leitura
1 – Qual o grande desafio dos países para a próxima década?
2 – E o desafio brasileiro?
3 – Qual o grande problema da exploração das reservas localizadas no pré-sal?
Recurso:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65693. Acessado em: 28 ago 2009.
Figura 3 – Imagem da Reportagem 2: Energia: esperança vem até de dejetos (Artigo de Washington Novaes, publicado no Jornal O Estado de SP e disponível no Jornal da Ciência da SBPC ).
Roteiro de Leitura 2:
1 - Qual é o compromisso assumido pelo governo brasileiro?
2 - Porque a tecnologia pode contribuir para a redução de emissões de poluentes?
3 - Qual a importância das fontes de energia renováveis na diminuição de emissões de gases poluentes?
Após a finalização da atividade de leitura sugerimos que o professor peça para as duplas, com todos os alunos em roda, ler pelo menos uma resposta dada ao roteiro de leitura. A partir das respostas apresentadas pelos alunos o professor poderá promover um deb a te estimulando a reflexão dos alunos. Esta atividade é importante para que o professor possa analisar a compreensão da turma sobre a leitura feita ao mesmo tempo que sistematiza as informações passadas pelos alunos conduzindo a construção do conhecimento.
Atividade 2
Ainda no laboratório de informática, disponibilize para os alunos o recurso (Fig.4) disponível abaixo.
Recurso:
http://www.tomeciencia.com.br/sinopse.htm. Acessado em:01 set. 2009.
Figura 4 – Imagem do Vídeo sobre alternativas energéticas.
O recurso é um vídeo de um programa de televisão produzido pelo Portal Tome Ciência e que reúne uma série de especialistas para debater a questão da produção energética. Os alunos poderão assistir o primeiro bloco do programa, que tem cerca de 13 minutos de duração, e dá mais ênfase a produção de biodisel e sua relação com a queda na produção de alimentos e sua ameaça à biodiversidade, gerando como conseqüência o aumento dos preços dos produtos alimentícios.
Sugestão ao professor: Se o professor preferir ele poderá gravar em DVD e projetar para a turma em sala de aula. O professor também poderá projetar os outros blocos disponíveis no mesmo endereço, caso tenha tempo disponível para isso.
Após a apresentação do vídeo, o professor poderá estimular um debate sobre o que foi visto. O debate deverá servir para que os alunos opinem sobre o que foi visto e que, concomitantemente, o professor possa criar uma sistematização do que está sendo dito pelos alunos. O professor poderá usar algumas questões pontuadas abaixo para ajudar na condução do debate:
1 - O que é biodisel?
2 - Qual é a crítica feita ao biodisel?
3 - Quais são os principais críticos do biodisel?
4 - Porque no Brasil a produção de biodisel é diferenciada?
5 - Qual o papel da ciência na produção de biodisel?
Essa reflexão poderá ajudar os alunos a compreender a importância das fontes renováveis de energia e o papel do biodisel neste processo.
Atividade 3
Com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, o professor deverá pedir que escrevam um texto, baseado no que foi debatido, para ser transformado em uma apresentação, como se fosse um programa jornalístico. Se o professor tiver disponível na escola uma filmadora ou a webcan poderá finalizar a atividade filmando a apresentação produzida pelos alunos.
Sugestão ao professor: Se for possível produzir o vídeo o professor poderá portá-lo na internet por meio do site Youtube (Fig. 5). A inscrição é livre, basta acessar e se inscrever.
Recurso:
http://www.youtube.com/create_account. Acessado em 07 set. 2009.
Figura 5 – Imagem da área de inscrição no Youtube.
Observamos que, se este recurso (filmadora ou webcan) não estiver disponível a apresentação será, ainda assim, produzida de forma criativa como um telejornal (Fig. 6) ou debate de televisão. O professor poderá sugerir para os alunos a criação de um cenário e ainda que eles convidem algum entrevistado, que poderá ser o professor da área de ciências ou algum pai que estuda ou trabalhe com essa temátic a.
Figura 6 – Alunos fazendo uma apresentação nos moldes de um telejornal. Disponível em: http://radiobloem.nafoto.net/images/photo20071031065052.jpg Acessado 02 set 2009.
O professor poderá sugerir uma pesquisa na Internet nos endereços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia#Formas_de_produ.C3.A7.C3.A3o_de_energia
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, exploração do recurso, leitura dos textos até o envolvimento nas produções textos e da apresentação para a turma. O professor deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente as fontes renováveis de energia, como também a capacidade individual e coletiva de apresentar sugestões e alternativas para o problema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!