Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensando as fontes de energia renováveis com o jornal!

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas têm como objetivos estimular nos alunos: a leitura crítica de materiais jornalísticos; promover a leitura e a produção de textos; a reflexão ecológica.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;

- Filmadora ou Web Can;

- Acesso à Internet;

- Uso de artigos jornalísticos disponíveis na Internet.

Motivação

Com os alunos sentados em roda, o professor deverá iniciar a atividade mostrando o vídeo (Fig. 1) disponível abaixo, explicando que é um vídeo produzido por alunos de uma escola de Portugal sobre fontes alternativas de produção de energia elétrica. 

Recurso:

http://www.youtube.com/watch?v=Nu7CwJNO6UU. Acessado 01 set. 2009.

Figura 1 – Imagem do Vídeo premiado em Portugal sobre as fontes de energia renováveis. 

O vídeo, que é uma produção de alunos sobre as fontes de energia renováveis, contribui para a reflexão da turma sobre a importância de se pensar em alternativas para a produção da energia que usamos como combustível.

Após a apresentação do vídeo, diga aos alunos que a turma poderá, através destas aulas, aprender mais sobre o assunto e também produzir um vídeo para sensibilizar as pessoas sobre a questão das fontes renováveis de energia.

Atividade 1

Neste momento, o professor deverá  levar os alunos para o laboratório de informática e organizá-los em duplas ou trios. Feito isto, sugerimos que o professor peça para que os alunos acessem e leiam os artigos jornalísticos disponíveis abaixo (Figs. 2 e 3). No momento da leitura o professor poderá instigar os alunos a grifar os principais trechos e responder algumas questões estabelecidas no roteiro de leitura (que se encontram abaixo de cada figura). 

Recurso:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65631 Acessado em: 28 ago 2009.

Figura 2 – Imagem da Reportagem 1: Contradição Marca a produção de energia (do Valor Econômico e disponível no Jornal da Ciência da SBPC) 

Roteiro de Leitura

1 – Qual o grande desafio dos países para a próxima década?

2 – E o desafio brasileiro?

3 – Qual o grande problema da exploração das reservas localizadas no pré-sal?

Recurso:

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=65693. Acessado em: 28 ago 2009.

Figura 3 – Imagem da Reportagem  2:  Energia: esperança vem até de dejetos (Artigo de Washington Novaes, publicado no Jornal O Estado de SP e disponível no Jornal da Ciência da SBPC ). 

Roteiro de Leitura 2:

1 - Qual é o compromisso assumido pelo governo brasileiro?

2 - Porque a tecnologia pode contribuir para a redução de emissões de poluentes?

3 - Qual a importância das fontes de energia renováveis na diminuição de emissões de gases poluentes?

Após a finalização da atividade de leitura sugerimos que o professor peça para as duplas, com todos os alunos em roda, ler pelo menos uma resposta dada ao roteiro de leitura. A partir das respostas apresentadas pelos alunos o professor poderá promover um deb a te estimulando a reflexão dos alunos. Esta atividade é importante para que o professor possa analisar a compreensão da turma sobre a leitura feita ao mesmo tempo que sistematiza as informações passadas pelos alunos conduzindo a construção do conhecimento. 

Atividade 2

Ainda no laboratório de informática, disponibilize para os alunos o recurso (Fig.4) disponível abaixo.

Recurso:

http://www.tomeciencia.com.br/sinopse.htm. Acessado em:01 set. 2009. 

Figura 4 – Imagem do Vídeo sobre alternativas energéticas. 

O recurso é um vídeo de um programa de televisão produzido pelo Portal Tome Ciência e que reúne uma série de especialistas para debater a questão da produção energética. Os alunos poderão assistir o primeiro bloco do programa, que tem cerca de 13 minutos de duração,  e dá mais ênfase a produção de biodisel e sua relação com a queda na produção de alimentos e sua ameaça à biodiversidade, gerando como conseqüência o aumento dos preços dos produtos alimentícios.

Sugestão ao professor: Se o professor preferir ele poderá gravar em DVD e projetar para a turma em sala de aula. O professor também poderá projetar os outros blocos disponíveis no mesmo endereço, caso tenha tempo disponível para isso.

Após a apresentação do vídeo, o professor poderá estimular um debate sobre o que foi visto. O debate deverá servir para que os alunos opinem sobre o que foi visto e que, concomitantemente, o professor possa criar uma sistematização do que está sendo dito pelos alunos. O professor poderá usar algumas questões pontuadas abaixo para ajudar na condução do debate:

1 - O que é biodisel?

2 - Qual é a crítica feita ao biodisel?

3 - Quais são os principais críticos do biodisel?

4 - Porque no Brasil a produção de biodisel é diferenciada?

5 - Qual o papel da ciência na produção de biodisel?

Essa reflexão poderá ajudar os alunos a compreender a importância das fontes renováveis de energia e o papel do biodisel neste processo. 

Atividade 3

Com os alunos divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, o professor deverá pedir que escrevam um texto, baseado no que foi debatido, para ser transformado em uma apresentação, como se fosse um programa jornalístico. Se o professor tiver disponível na escola uma filmadora ou a webcan poderá finalizar a atividade filmando a apresentação produzida pelos alunos.

Sugestão ao professor: Se for possível produzir o vídeo o professor poderá portá-lo na internet por meio do site Youtube (Fig. 5). A inscrição é livre, basta acessar e se inscrever.

Recurso:

http://www.youtube.com/create_account. Acessado em 07 set. 2009.

Figura 5 – Imagem da área de inscrição no Youtube. 

Observamos que, se este recurso (filmadora ou webcan) não estiver disponível a apresentação será, ainda assim, produzida de forma criativa como um telejornal (Fig. 6) ou debate de televisão. O professor poderá sugerir para os alunos a criação de um cenário e ainda que eles convidem algum entrevistado, que poderá ser o professor da área de ciências ou algum pai que estuda ou trabalhe com essa temátic a.

Figura 6 – Alunos fazendo uma apresentação nos moldes de um telejornal. Disponível em: http://radiobloem.nafoto.net/images/photo20071031065052.jpg Acessado 02 set 2009.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, exploração do recurso, leitura dos textos até o envolvimento nas produções textos e da apresentação para a turma. O professor deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente as fontes renováveis de energia, como também a capacidade individual e coletiva de apresentar sugestões e alternativas para o problema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.