Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Passa, tempo - tic-tac

 

06/11/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo
• Reconhecer e utilizar medidas de tempo
• Realizar conversões simples

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas. Contudo, é importante salientar que é importante que os alunos já estejam alfabetizados para participar destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

Leitura da poesia musicada O relógio de Vinicius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac . . .

Obs: A poesia musicada O relógio, de Vinicius de Moraes pode ser encontrada em http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87218/

Explorar a poesia, encaminhando a discussão para que percebam o tic-tac do relógio.
Perguntas que podem dar sequência à discussão:
Quem usa relógio?
Todos os relógios são iguais?
Para que usamos os relógios?
Será que o relógio sempre existiu?
Como as pessoas contavam o tempo antigamente?
Que tal uma pesquisa para descobrirmos mais sobre os relógios?

Sugestão: http://cienciahoje.uol.com.br/view/665, onde você encontrará a matéria O tique-taque dos velhos tempos
Resumo: Você conseguiria contar a passagem das horas sem o ritmo ditado pelos relógios? A CHC 107 mostra que isso é possível! Os povos antigos observavam a natureza para marcar o tempo: eles criaram relógios baseados no movimento do sol e nas estrelas. No entanto, antes de usar os astros, existiam objetos para marcar frações de tempo que funcionavam com areia e com água. Muitos destes instrumentos vêm orientando a invenção de novos relógios. Leia logo esta matéria para saber como os povos antigos mediam o tempo!

Aqui os alunos poderão conhecer a diversidade de relógios que já existiram e aqueles que são usados hoje em dia.
Esta atividade deverá ser realizada com a turma dividida em grupos, assim, cada grupo apresentará para o outro seu registro das descobertas mais interessantes e ainda criar uma maneira de marcar o tempo e apresentá-la para a turma.
Caso seja possível, pedir que tragam diferentes tipos de relógio para uma pequena exposição.


Segunda aula

Marcando o tempo, o uso do relógio...

A- Com o auxílio de um relógio grande, observar quantos minutos cabem dentro de uma hora.
B- Com um relógio de pulso descobrir qual é a unidade de tempo menor que um minuto e quantas vezes esta unidade cabe dentro de um minuto.
C- Numa folha branca, peça que seus alunos registrem as suas atividades durante um dia inteiro, com o registro da hora em que aconteceram.
Por exemplo:
11 horas – Tomei banho
12 horas – Saí de casa para a escola
12 horas e 10 minutos – Cheguei à escola

Esta atividade proporciona a exploração dos conteúdos relacionados a conversão das horas, dos minutos e dos segundos. Elaborar problemas de acordo com as dados registrados. Brincar oralmente.
Exemplos:
a- Marcos gastou 10 minutos para vir de casa até a escola. Se um minuto tem 60 segundos, quantos segundos Marcos gastou neste trajeto?
b- Se uma hora tem 60 minutos e nós gastamos 40 minutos para ler e apresentar as pesquisas sobre os relógios, quantos minutos ainda faltam para completar uma hora?


D- Explorar com eles um relógio de ponteiros: ponteiro dos minutos, ponteiro das horas. Mostrar que estes relógios são divididos em doze partes que podem ser numeradas com algarismos arábicos ou romanos (I a XII). Mostrar que os ponteiros giram para a direita, que a cada hora, o ponteiro dos minutos dá uma volta completa no marcador e que cada uma das doze partes (números) correspondem a cinco minutos para o ponteiro maior (aquele que marca os minutos)...


É importante que a cada atividade realizada, os alunos registrem suas descobertas em seus cadernos ou em qualquer outro tipo de material individual utilizado pelos alunos.

Para que a noção de tempo seja construída, é necessário que estas atividades se deem durante todo o decorrer do ano letivo. Assim como é muito interessante ter na sala de aula diferentes relógios e marcar, sempre que possível, a hora e os minutos: hora em que bate o sinal do recreio, o início de uma atividade, o final de outra...

Recursos Complementares

Que tal um passeio virtual pelo museu do relógio?
http://www.dimep.com.br/passeio_virtual.php

Avaliação

Durante todo o processo e na interação com os alunos, o professor deve observar se os objetivos estão sendo atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados e se estão envolvidos com as atividades.
É fundamental também que alguns dos registros feitos durante o processo das aulas sejam individuais. Ler estes registros será uma excelente forma de avaliar a aprendizagem de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.