Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quebra-Cabeça e Reciclagem

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doesher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender como a coleta seletiva do lixo deve ser feita e qual é a sua importância para a natureza. O recurso utilizado é importante para que os alunos trabalhem com o raciocínio lógico e coordenação motora.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estas aulas são introdutórias aos assuntos ligados a Reciclagem e Coleta Seletiva do lixo.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.

AULA 1

Atividade 1

Inicialmente o professor apresentará o tema da aula, isto é “Reciclagem”, e perguntará aos alunos o que eles sabem sobre este assunto.
Ao apresentar o quebra-cabeça aos alunos, o professor deve dizer que ao final de sua montagem eles aprenderão onde se inicia o processo de seleção do lixo, criando um clima de mistério!

Recurso:

 

Após a atividade, em que todos os alunos tiveram tido o tempo suficiente para montar o quebra-cabeça, o professor poderá conversar com os alunos sobre a coleta seletiva e perguntar qual era a mensagem que havia após a montagem do quebra-cabeça. E então fazer uma explicação do que venha a ser coleta seletiva. 

Atividade 2

O professor poderá neste momento fazer uma enquete para saber em quais residências (dos alunos da sala) há coleta seletiva do lixo.

Esta é uma aula que pode ser trabalhada com alunos que tenham alguma deficiência, pois trabalha com diferentes competências. 


 

link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11725/puzzle_das_casas.swf  

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Puzzle das casas Animação/simulação
Recursos Complementares
Sugere-se que o professor disponha aos alunos materiais para a confecção de cartazes, elaborado pelos alunos, para colocar o resultado da enquete feita na sala de aula.
Avaliação
A avaliação para estas aulas pode ser feita nos momentos das atividades, por meio da participação dos alunos nas mesmas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gláucia A. de Oliveira, SME , São Paulo - disse:
    glauciaeja@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da ideia, e já estou aplicando junto a alunos da EJA. Excelente!


  • zenaide vischi, CEJA Cleonice Miranda da Silva , Mato Grosso - disse:
    zenaidevischi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei da ideia e já estamos trabalhando em nossa escola (CEJA) Cleonice Miranda da Silva na confecção de pufs com garrafas pet.


  • adriangela, Colégio Estadual de Caldas NOvas , Goiás - disse:
    adriangelaleao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula foi bem elaborada, pois o tema abordado é um assunto que trabalhar a conscientização para a cidadania. Devemos obsevar tambem que esse a a reciclagem é uma forma de preservação do meio ambiente, e que temos por obrigação cuidar dele, porque somos parte dele.


  • angela maria vieira ehle, escola alfredo josé da silva , Mato Grosso - disse:
    angela_ehle@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    gostei da atividade as crianças em processo de conhecimento vão adorar, produzir também os utencilhos de coletas de lixo do proprio material recolhido pintando latões e produzindo as frasespara cada um.


  • Lindomar Aparecido Riceto, Secretaria Municipal de Educação e Cultura. , Mato Grosso - disse:
    lindomarjra@gmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa atividade: um tema bem aplicado, com poucos recursos que, com certeza, os alunos não esquecerão facilmente.


  • mayara aparecida de oliveira flores, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    mayaraloirinha265@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O uso do recurso utilizado dentro da sala de aula foi de suma importância, pois além do conhecimento foi passado para eles a importância, a necessidade e os beneficios que o homem ganha para entender e utilizar melhor esta reciclagem dentro da sociedade. O quebra-cabeça foi um fator essencial pois através dele a criança começa a ter um raciocinio mais lógico e uma visão mais critica das coisas que acontece ao seu redor, tornando se assim seres pensantes e criticos.


  • Matildes Araujo Lima, Escola Municipal Padre José de Anchieta , Mato Grosso do Sul - disse:
    malima74@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O uso do recurso foi muito bem aplicado. Parabéns! Irei usá-la nas minhas próximas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.