24/10/2008
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doesher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
As estratégias utilizadas para as aulas serão:
- aula interativa;
- utilização do laboratório de informática.
AULA 1
Atividade 1
Inicialmente o professor apresentará o tema da aula, isto é “Reciclagem”, e perguntará aos alunos o que eles sabem sobre este assunto.
Ao apresentar o quebra-cabeça aos alunos, o professor deve dizer que ao final de sua montagem eles aprenderão onde se inicia o processo de seleção do lixo, criando um clima de mistério!
Recurso:
Após a atividade, em que todos os alunos tiveram tido o tempo suficiente para montar o quebra-cabeça, o professor poderá conversar com os alunos sobre a coleta seletiva e perguntar qual era a mensagem que havia após a montagem do quebra-cabeça. E então fazer uma explicação do que venha a ser coleta seletiva.
Atividade 2
O professor poderá neste momento fazer uma enquete para saber em quais residências (dos alunos da sala) há coleta seletiva do lixo.
Esta é uma aula que pode ser trabalhada com alunos que tenham alguma deficiência, pois trabalha com diferentes competências.
link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11725/puzzle_das_casas.swf
Nome | Tipo |
---|---|
Puzzle das casas | Animação/simulação |
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2011
Cinco estrelasGostei da ideia, e já estou aplicando junto a alunos da EJA. Excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasgostei da ideia e já estamos trabalhando em nossa escola (CEJA) Cleonice Miranda da Silva na confecção de pufs com garrafas pet.
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula foi bem elaborada, pois o tema abordado é um assunto que trabalhar a conscientização para a cidadania. Devemos obsevar tambem que esse a a reciclagem é uma forma de preservação do meio ambiente, e que temos por obrigação cuidar dele, porque somos parte dele.
24/03/2010
Três estrelasgostei da atividade as crianças em processo de conhecimento vão adorar, produzir também os utencilhos de coletas de lixo do proprio material recolhido pintando latões e produzindo as frasespara cada um.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa atividade: um tema bem aplicado, com poucos recursos que, com certeza, os alunos não esquecerão facilmente.
24/03/2010
Cinco estrelasO uso do recurso utilizado dentro da sala de aula foi de suma importância, pois além do conhecimento foi passado para eles a importância, a necessidade e os beneficios que o homem ganha para entender e utilizar melhor esta reciclagem dentro da sociedade. O quebra-cabeça foi um fator essencial pois através dele a criança começa a ter um raciocinio mais lógico e uma visão mais critica das coisas que acontece ao seu redor, tornando se assim seres pensantes e criticos.
24/03/2010
Cinco estrelasO uso do recurso foi muito bem aplicado. Parabéns! Irei usá-la nas minhas próximas aulas.