Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O emprego do pronome relativo e seus efeitos de sentido

 

16/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os pronomes relativos e seus efeitos de sentido;
  • usar com propriedade os pronome relativos;
  • resolver exercícios envolvendo esses pronomes;
  • produzir um texto utilizando corretamente os pronomes relativos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Reconhecer pronomes relativos;
  • saber que o texto fica melhor quando se evitam repetições desnecessárias;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Discussão em grupo;
  • utilização do Laboratório de Informática.

AULA 1


ATIVIDADE 1

O professor deverá exibir no quadro 0 poema Quadrilha  de Carlos Drummond de Andrade ou entregá-lo xerocopiado:

QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
Fonte: Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 191.

1- Após feita a leitura do texto, o professor deverá explorar oralmente a compreensão do texto. Em seguida, deverá perguntar aos alunos quem reconhece, no texto, algum pronome relativo. Se os alunos reconhecerem o que como pronome, perguntar se eles sabem qual a função desse pronome. Na sequência, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que pesquisem sobre outros pronomes relativos – emprego e função. Ainda no laboratório, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto.


http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm


2- Para exercitar o aprendizado, que não deve ser feito somente com base em regras gramaticais, o professor poderá informar que nem sempre o que é pronome relativo. Só o será se puder ser substituído por outro pronome relativo, isto é, se estiver substituindo uma outra palavra. O professor deverá trabalhar o conteúdo em trechos e textos que poderão incentivar o aluno a refletir sobre o uso dos pronomes relativos e, com isso, perceber os efeitos de sentido desses em um texto.


Sugestões de charges com temas atuais para explorar o assunto:

Disponíveis em:

http://chargesprotestantes.blogspot.com/

CHARGE 1

CHARGE 2

Importante: O professor deve se preparar para explorar as charges, atentando-se para o uso do pronome e o efeito de sentido que possiblita para a interpretação do texto.

AULA 2


ATIVIDADE 1:

O professor poderá apresentar aos alunos atividades que os ajudem a identificar os diferentes pronomes relativos e quando eles devem ser precedidos de preposição. Apresentamos abaixo um  exercício que, embora tradicional, tem o objetivo de fazer com que o aluno veja como a frase fica melhor sem repetições desnecessárias.

Exercício de fixação:

Una as orações abaixo com os pronomes relativos que, o(a) qual, os(as)quais, onde, cujo, quem. Veja o modelo:

Fui a Uberlândia. Mônica mora em Uberlândia. Fui a Uberlândia onde Mônica mora.
Lutavam por direitos. Todos precisavam de seus direitos. Lutavam por direitos de que todos precisavam.

 
1.  Essa é a mulher. A amiga da mulher é respeitada me ligou. ______________________
2.  Vilma falou de sua luta. Sua luta por mim. __________ _____________________ ____
3. Era um garoto. O pai do g aroto fugiu. _______________________________________
4. Desligou a televisão. O barulho da televisão atrapalhava meu sono.________________
5. Referia-se à namorada. Acreditava na integridade da namorada.__________________
6.&nbs p;O cobrador olh ava para o passageiro. O passageiro reclamava.___________________
7. A mulher comprou o sapato. Queria o sapato. ________________________________
8. Tenho saudades da Bahia. Eu vim da Bahia. _________________________________
9. Ele tinha um carro. Ele precisava do carro.___________________________________
10. Este é o aluno. O pai do aluno me escreveu. _________________________________


ATIVIDADE 2

Atividade de produção de texto:

Propor aos alunos que produzam um texto explicando o humor contido na charge 2, atentando para o emprego correto do pronome relativo. Os alunos deverão entregar o texto produzido à professora para correção.

Importante: As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois, com a autorização desses estudantes, expostas no mural da classe ou em outro local apropriado. As produções podem também ser selecionadas para serem divulgadas no Jornal da escola.

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, na realização dos exercícios, e, individualmente, por meio da produção de texto. Ao avaliar o aluno, o professor deve atentar-se para a importância do uso correto dos pronomes nos textos e não para a decoreba de regras gramaticais. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 5/9 - 55.56%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.