Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de passe como ferramenta para o ensino do handebol nas aulas de educação física do CAp / UFRJ.

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícioas Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar diferentes formas de passar a bola, através de passes curtos, longos, com saltos e frontais;
Experimentar diferentes formas de salto; com as duas pernas, com apenas uma perna, parado, em progressão, com giro no ar;
Elaborar formas de interceptar os passes e marcar os adversários;
Desenvolver estratégias de trabalho em grupo nas atividades propostas e;
Cooperar com os colegas e com o professor respeitando as regras e funções determinadas nas tarefas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos precisam dominar minimamente o fundamento domínio / manipulação da bola e os passes curtos, longos e frontais

Estratégias e recursos da aula

Caro professor o esporte, assim como a ginástica, as lutas, as danças e os jogos populares fazem parte da cultura corporal de movimento,  são elementos culturais que estão presentes na sociedade e vem sendo transmitidos através das gerações, por isso tem uma significativa relevância cultural na sociedade moderna. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da disciplina educação física, documento que serve de eixo norteador para a elaboração dos currículos escolares apresentam o tema esporte como um dos elementos de significativa importância para ser desenvolvido nas aulas de educação física.

O tema desta aula está relacionado ao ensino e a aprendizagem do esporte handebol, porém ao trabalharmos com o handebol na escola precisamos dar a ele um trato pedagógico, ou seja, estruturar este processo de ensino e aprendizagem de forma que facilite a assimilação deste conhecimento pelos alunos. Nos jogos pré-esportivos as adaptações podem ser feitas em relação ao espaço de jogo; ao número de participantes; ao número de implementos (bolas); a quantidade de alvos ou metas e as regras. Estas adaptações feitas servem para que os alunos tenham maiores possibilidades de participar efetivamente da atividade; estimular o jogo coletivo (em oposição ao individualismo); tornar o jogo mais fácil de ser compreendido; diminuir o nível de exigência em relação as habilidades motoras. A proposta apresentada nesta aula de trabalhar com os jogos pré-esportivos, assim como em qualquer outra atividade desenvolvida na escola, não deve ter como objetivo final, apenas transmitir conhecimentos específicos de cada uma das disciplinas, é preciso que os alunos que participarem desta aula levem com eles outros conhecimentos, no caso dos jogos pré-esportivos além de aprenderem os fundamentos básicos do esporte handebol, podem aprender também a trabalhar em equipe, criar estratégias individuais e coletivas para a resolução dos problemas apresentados, solidariedade e inclusão.

Iniciando as atividades: Caro professor, inicie a atividade  formando dois grupos mistos (meninos e meninas) com os alunos, estes grupos jogarão em contra o outro por todo o espaço da quadra.
As atividades propostas são: o "jogo da ponte aérea" e o jogo "bola nos cantos".
Atividade I - A atividade será o "jogo da ponte aérea", neste jogo é preciso que dois quadrados – do tamanho de duas tabelas de basquete – sejam desenhados no chão da quadra um em cada metade dela.
O objetivo do jogo é fazer com os alunos passem a bola entre si de forma que um deles possa recebê-la no ar, pulando de fora da área do quadrado, e caindo com a bola nas mãos dentro do quadrado, marcando um ponto para sua equipe. O aluno obrigatoriamente tem que receber a bola no ar – não pode estar com nenhum dos pés em contato com o solo – para que o ponto seja válido. Na fase de vôo o aluno pode receber a bola na área do quadrado. Não permita que os alunos corram com a bola nas mãos, a bola deve circular pela quadra através de passe ou através de dribles consecutivos realizados por um aluno em deslocamento, não vale driblar (quicar) a bola parado. Não é permitido segurar, agarrar, empurrar os colegas. Também não é permitido deslocar o colega que está saltando ou em fase de vôo. Pergunte aos alunos se desejam criar algum tipo de penalidade para esse caso específico, e qual seria a proposta deles.

Atividade II -A segunda atividade realizada será a "bola nos cantos": neste jogo cada equipe tem três quadrados – do tamanho de uma tabela de bas quete – em cada quadrado deve ficar um jogador da equipe, a distribuição dos seis quadrados pela quadra fica a critério do professor. Os times devem passar a bola entre os seus componentes e fazê-la chegar aos jogadores que estão dentro do quadrado, marcando assim, um ponto para sua equipe. A bola deve circular somente através de passes, não é permitido driblar a bola nem correr com ela nas mãos. Enquanto uma equipe está com a posse de bola, a outra equipe deve tentar recuperá-la através da interceptação dos passes, não permita que os alunos recuperem a bola para o seu grupo tirando a bola das mãos do colega, se isso acontecer uma falta deve ser marcada e cobrada através de um passe para um colega do time, do local em que a falta ocorreu.

Dica I - Os dois jogos deverão ser disputados em dois tempos de seis minutos, no intervalo entre os tempos, estimule os alunos a conversarem sobre o jogo e a criar estratégias de ataque e defesa. È importante valorizar a criação de novas estratégias pelos alunos, em especial, os debates ficam mais ricos de propostas e soluções;

Dica II - Professor, um dos principais objetivos da aula é estimular a participação efetiva de todos os alunos no jogo, uma boa estratégia pode ser a inclusão de mais uma ou duas bolas em cada jogo, dessa forma possibilitando que os alun os tenham mais chances de trocar passes com seus companheiros de equipe;


Dica III -Professor,assista ao vídeo de uma aula de educação física escolar, onde os alunos executam diversas formas de passes no jogo de handebol.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=a_m1avC6QSY

Finalizando a aula: Caro Professor, selecione de 5 a 10 minutos do final da aula para propor um desafio aos alunos: que eles executem e recepcionem passes das formas mais variadas e criativas que puderem. Em geral, são chamados de "freestyles". Peça-os que avaliem quem são aqueles alunos que estão ousando na criação dessa atividade.

Recursos Complementares

ROSSETTO JUNIOR, A.J.; D`ANGELO, F.L.; COSTA, C.M. Práticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional: unidade didática como instrumento de ensino e aprendizagem. São Paulo: Phorte, 2008.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=a_m1avC6QSY

Avaliação

Peça para os alunos realizarem uma auto-avaliação das suas participações nos dois jogos levando em consideração questões como: a sua motivação durante a aula, a sua relação com os adversários, a sua colaboração com os colegas de equipe, o respeito às regras e a relação com o mediador / árbitro da partida e a criatividade em relação ao momento dos arremessos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.