16/09/2009
Andrëa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno terá oportunidade de se apropriar do gênero receitas culinárias, através de atividades de fixação, adquirindo, cada vez mais, familiaridade com esse texto
Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado ao gênero receitas e que já tenha compreendido as singularidades desse texto.
Será necessário, ainda, que ele tenha a noção matemática de dobro para realização da atividade proposta.
Momento 1
Apresentar a receita escrita de
amendoim doce para que os alunos leiam e colem no caderno:
Amendoim doce
Ingredientes:
1Kg de amendoim sem casca
2 xícaras de açúcar (chá)
3 colheres de Toddy ou Nescau
1 colher de sopa de água
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, deixando por último a água. Colocar num tabuleiro e colocar para torrar no forno.
Essa receita não contém a parte do rendimento, dessa forma, o professor, proporá a seguinte atividade (no caderno)
- Responda:
* Qual é a parte da receita que está faltando?
* Invente um rendimento para essa receita. (Ressaltar que cada receita tem um rendimento apropriado, por exemplo: a receita de uma vitamina tem rendimento em litros, não em pedaços ou porções, como na receita do amendoim).
Momento 2
Entregar a receita do bolo de fubá com coco, para que os alunos leiam e colem no caderno
Bolo de fubá com coco
Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras de chá de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de leite
9 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras (chá) de coco ralado
Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes numa tigela grande e levar ao forno para assar em forma untada e polvilhada.
Rendimento:
20 pedaços
Em seguida, problematizar no quadro negro:
* Mamãe quer fazer 2 bolos. Quais ingredientes ela irá precisar? (Nessa atividade, os alunos terão que copiar os ingredientes, dobrando a receita).
Momento 3
Atividade de reorganização das partes de uma receita. O professor deverá entregar a receita do suco de laranja com cenoura, recortada em partes e desorganizada, para que eles colem no caderno na ordem em que normalmente aparecem. (Título, ingredientes, modo de fazer e rendimento)
Suco de laranja com cenoura
Ingredientes:
3 cenouras
6 laranjas
Açúcar a gosto
Modo de fazer:
Corte as cenouras em pedaços pequenos. Corte as laranjas ao meio.
Esprema as laranjas. Bata tudo no liquidificado e coloque açúcar a gosto.
Sirva gelado.
Rendimento:
Meio Litro
A professora deixará os alunos realizarem as atividades propostas individualmente, corrigindo-as, em seguida, para avaliar a aprendizagem dos alunos, bem como suas dificuldades.
Durante a avaliação a professora deverá observar se o aluno está estruturando corretamente a receita, seguindo os passos: título, ingredientes, modo de fazer, rendimento.
Duas estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/02/2012
Uma estrelafaltaram muitos detalhes uso do verbo no imperativo, o do adverbio...
08/11/2010
Quatro estrelasIniciativa pefeita. Está de parabéns! Vou adaptar e usar com alunos de cursos de qualificação para o trabalho.