01/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender como a mídia divulga a violência e como esta divulgação é realizada em relação as lutas. Distinguir o que se caracteriza como violência no esporte das lutas regidas por regras. Entender diferentes formas de violência e relacionar a influência da mídia (desenhos, filmes) com o comportamento e relacionamento entre os alunos.
O professor deverá antes dessa aula, desenvolver os conteúdos da aula com título de “Lutas ou jogos de oposição” e “Lutas, Jogos de Oposição e a Violência”.
links para estudo:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
Aula 1
Sala de vídeo ou computador. O material áudio-visual desta aula poderá ser anteriormente editado (gravado) em DVD, utlilizando os links abaixo:
Espaço para aulas da Educação Física.
Atividade 1
Começar a aula exibindo os filmes dos links abaixo, esses vídeos mostram como a mídia retrata a violência implícita para realidade dos alunos;
Links: http://www.youtube.com/watch?v=qCe6P2E4mh4
http://www.youtube.com/watch?v=lM38vdo2MDc&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=dVsxF2ei93E
O professor deverá fazer uma discursão com os alunos a respeito dos vídeos mostrados, fazendo algumas perguntas:
Vocês acharam que os vídeos apresentados são violentos?
De alguma forma os desenhos e vídeos que vocês assistiram incentivam à violência?
Vocês se apropriam de alguns desses filmes ou desenhos para criar alguma brincadeira?
Já o segundo link o professor deverá avaliar se a turma tem maturidade para assistir.
Aula 2
Atividade 1
Retormar a conversa da aula anterior (violência, lutas e influência da mídia) e propôr aos alunos algumas atividades relacionadas com as lutas (desiquilíbrio e imobilização).
Atividade 2
Jogo de “pegar o tesouro: uma bola será o tesouro, um guardião deverá protegê-la sem usar as mãos e o caçador deverá roubar esta bola, mas sem usar qualquer brutalidade, determinar um tempo para toda ação e delimitar uma pequena área para que possa realizar a atividade
Atividade 3
Essa atividade nos aproximará mais do universo das lutas, utilizaremos a imobilização, movimento este presente em várias modalidades de luta (judô, jiu-jitsu, etc.)
Exemplos:
http://gupossi.vilabol.uol.com.br/artes_marciais.htm
Jogo da imob ilização: em duplas agachadas, um aluno colocará as mãos nos ombros dos outros. Tentar deixar o colega com as costas no chão por 25 segundos, seguindo algumas regras como: não usar de brutalidade, unhada, arranhões, socos ou chutes.
Terminar as atividades falando aos alunos sobre a importância de um senso crítico diante de informações, noticiários mostrados pela mídia, para que eles possam entender e diferenciar o que é briga, violência e lutas de forma consciente.
Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender o conteúdo da aula, verificando oralmente se distinguem violência, de lutas com regras, e se compreendem como a mídia divulga a violência e o esporte.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!