Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lutas e a influência da mídia no universo da violência

 

01/10/2009

Autor e Coautor(es)

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como a mídia divulga a violência e como esta divulgação é realizada em relação as lutas. Distinguir o que se caracteriza como violência no esporte das lutas regidas por regras. Entender diferentes formas de violência e relacionar a influência da mídia (desenhos, filmes) com o comportamento e relacionamento entre os alunos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá antes dessa aula, desenvolver os conteúdos da aula com título de “Lutas ou jogos de oposição” e “Lutas, Jogos de Oposição e a Violência”.

links para estudo:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Sala de vídeo ou computador. O material áudio-visual desta aula poderá ser anteriormente editado (gravado) em DVD, utlilizando os links abaixo:

Espaço para aulas da Educação Física.

Atividade 1

Começar a aula exibindo os filmes dos links abaixo, esses vídeos mostram como a mídia retrata a violência implícita para realidade dos alunos;

Links: http://www.youtube.com/watch?v=qCe6P2E4mh4

       http://www.youtube.com/watch?v=lM38vdo2MDc&NR=1

       http://www.youtube.com/watch?v=dVsxF2ei93E

O professor deverá fazer uma discursão com os alunos  a respeito dos vídeos mostrados, fazendo algumas perguntas:

Vocês acharam que os vídeos apresentados são violentos?

De alguma forma os desenhos e vídeos que vocês assistiram incentivam à violência?

Vocês se apropriam de alguns desses filmes ou desenhos para criar alguma brincadeira?

Já o segundo link o professor deverá avaliar se a turma tem maturidade para assistir.

Aula 2

Atividade 1

Retormar a conversa da aula anterior (violência, lutas e influência da mídia) e propôr aos alunos algumas atividades relacionadas com as lutas (desiquilíbrio e imobilização).

Atividade 2

Jogo de “pegar o tesouro: uma bola será o tesouro, um guardião deverá protegê-la sem usar as mãos e o caçador deverá roubar esta bola, mas sem usar qualquer brutalidade, determinar um tempo para toda ação e delimitar uma pequena área para que possa realizar a atividade

Atividade 3

Essa atividade nos aproximará mais do universo das lutas, utilizaremos a imobilização, movimento este presente em várias modalidades de luta (judô, jiu-jitsu, etc.)

Exemplos:

undefined

http://www.flamengo.com.br/portal/var/ezwebin_sit/storage/images/banco-de-imagens/judo.leo-chao.cbj/1622093-1-por-BR/Judo.Leo-chao.CBJ_large.jpg

undefined

http://gupossi.vilabol.uol.com.br/artes_marciais.htm

Jogo da imob ilização: em duplas agachadas, um aluno colocará as mãos nos ombros dos outros. Tentar deixar o colega com as costas no chão por 25 segundos, seguindo algumas regras como: não usar de brutalidade, unhada, arranhões, socos ou chutes.

Terminar as atividades falando aos alunos sobre a importância de um senso crítico diante de informações, noticiários mostrados pela mídia, para que eles possam entender e diferenciar o que é briga, violência e lutas de forma consciente.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender o conteúdo da aula, verificando oralmente se distinguem violência, de lutas com regras,  e se compreendem como a mídia divulga a violência e o esporte.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.