20/01/2009
Karin Patricia da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Sala de aula
• Apresente aos alunos a proposta de conhecer um pouco da obra Jackson Pollock e as influências que ele sofreu do cubismo de Pablo Picasso e das técnicas de Max Ernst (dripping). Dê informações sobre:
• A biografia do autor.
• Contextualize o momento histórico que viveu.
• Caracterize o Cubismo e o Expressionismo.
Sala de Informática
• Acesse no site www.youtube.com/watch?v=CrVE-WQBcYQ (o pintor realizando uma de suas obras). Comente a técnica por ele utilizada. A atividade fica melhor sem o áudio.
• Abra o programa Paint Bruch. Crie um clima colocando uma musica suave, reduza a luminosidade da sala. Solicite os alunos com o auxílio do pincel (com fundo de tela branco) ou a borracha (com fundo de tela colorido), que realize o desenho cego. Convide-os a sentirem com o uso do mouse as mesmas sensações que o artista experimentou com o uso pincel e tinta. Se o fundo de tela for branco, com o uso do balde, preencher com cores os espaços limitados pelos riscos criados. Os alunos poderão ainda realizar alguns testes com a ferramenta Spray.
• Após o desenho no Paint Brush peça que os alunos acessem no site WWW.Google.com.br , em imagens, algumas obras do autor. Proponha que compare suas produções com as do pintor. Registre as opiniões e sensações experimentadas por cada aluno no prórpio programa. Com o uso do projetor exponha as produções e os comentários.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima sua sugestão de aula, criativa e divertida.