Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lutas e os Movimentos Gerais

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as lutas, e contemplar movimentos que trataremos de movimentos gerais, como: golpes, desequilíbrio e imobilizações, que estão presentes em quase todas as formas de lutas, mas como execuções diferentes.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.

Links para estudo:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadora/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historidas-lutaseartesmarciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

O professor deverá aplicar em seus alunos, os planos de aula com título de “Lutas ou jogos de oposição”, “Lutas, Jogos de Oposição e a Violência” e “Lutas e a influência da mídia no universo da violência”.

Estratégias e recursos da aula

Espaço para aulas da Educação Física.

Atividade 1

Para execução deste plano de aula, o professor precisará de colchões, tatames, ou um espaço gramado.

Em duplas os alunos agachados de braços esticados e mãos entrelaçadas, tentarão desequilibrar o oponente até tocar bumbum no solo. Nesta atividade também pode dividir a turma em equipes.

Atividade 2

Em duplas, com as mãos nos ombros ou braços do oponente, tentar derrubar somente desequilibrando, usando o peso do adversário (colega), não vale qualquer golpe.

Ter cuidado com: arranhões ou qualquer brutalidade. Sugiro pedir que os alunos retirem relógios, pulseiras, cordões, brincos, etc.

Esta atividade também pode ser realizada em duplas ou equipes, o professor deverá tentar equiparar os alunos, por altura, peso e força. A segurança dos alunos é muito importante para realização da atividade.

Exemplos de desequilibrio:

undefined

http://juizdeforaonline.files.wordpress.com/2009/03/lohane1.jpg

Atividade 3

Linha quente: Colocar uma pessoa no meio da sala (em quadra irá requerer mais pessoas, dependendo do tamanho do local). Os alunos tentarão passar de um lado para o outro da sala sem ser pego pelo guardião que está no meio (uma linha demarcada ou imaginária onde o guardião pode se deslocar). Quando um aluno for pego ajudará o guardião.

Ao finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos, informando que todas as lutas tem suas técnicas e estas são treinadas durante muito tempo para serem executadas, a aula possibilitou aos alunos conhecerem uma pequena parte do universo das lut as.

Recursos Complementares

fotos no plano

Avaliação

Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender o conteúdo da aula durante as atividades propostas. Verificar se identificaram como podem conseguir desequilibrar o outro em um jogo de lutas, se identificaram quando estão se defendendo ou atacando o opositor.

As atitudes dos alunos em relação à violência e respeito ao colega durante as atividades mostram também se a aula atingiu seu objetivo.

Verificar se diferenciam o uso das técnicas, de outros elementos como: força, peso e altura, discutindo o uso desses elementos na luta. Questões podem ser levantadas como: é o mais forte que consegue vencer este tipo de luta proposto? e o mais alto? Por quê? Onde entra a técnica? é necessário a violência?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • antonio wellington, sambo ceara , Ceará - disse:
    farias-wellington1@bol.com.br

    25/02/2015

    Cinco estrelas

    Que aula show ,gostaria de saber mais treinos


  • atelania fátima lima de aquino, unidade escola edgar tito , Piauí - disse:
    atelaniapersonal@hotmail.com

    09/09/2012

    Quatro estrelas

    gostei muito da metodologia , com certeza vai me ajuda na eleboração do meu projeto "lutas nas aulas de educação física", tenho uma certa dificuldade pois não tenho a formação espotiva ,mais estou pesquisando ,elaborando esse projeto no qual breve colocarei em prática,valeu!!!


  • luzimaria C. Nanizaya, Centro Universitário Cândido Rondon , Mato Grosso - disse:
    luzinanizaya@hotmail.com

    29/05/2012

    Cinco estrelas

    É muito importante ter um espaço como este que pode facilitar, informar, e oferecer exemplos de atividades que podemos realizar com os alunos, na disciplina de educação física. Muito obrigado e parabéns!!!


  • douglas cassio strucher, eeef julio de castilhos , Rio Grande do Sul - disse:
    douglasstriker@yahoo.com.br

    25/09/2011

    Cinco estrelas

    ótima aula.


  • Tadia Regina Carvalho, EMEF Prof. Walter Carretero , São Paulo - disse:
    tadia_mac@hotmail.com

    09/06/2011

    Quatro estrelas

    A Unidade Didática é bem legal para mostrarmos o universo das lutas para os alunos, em tempos de violência gratuita, conceituarmos as lutas no seu real sentido torna-se imprescindivel, porém delicado, e estes planos servem bem ao seu propósito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.