30/09/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as lutas, e contemplar movimentos que trataremos de movimentos gerais, como: golpes, desequilíbrio e imobilizações, que estão presentes em quase todas as formas de lutas, mas como execuções diferentes.
O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.
Links para estudo:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadora/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historidas-lutaseartesmarciais
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais
O professor deverá aplicar em seus alunos, os planos de aula com título de “Lutas ou jogos de oposição”, “Lutas, Jogos de Oposição e a Violência” e “Lutas e a influência da mídia no universo da violência”.
Espaço para aulas da Educação Física.
Atividade 1
Para execução deste plano de aula, o professor precisará de colchões, tatames, ou um espaço gramado.
Em duplas os alunos agachados de braços esticados e mãos entrelaçadas, tentarão desequilibrar o oponente até tocar bumbum no solo. Nesta atividade também pode dividir a turma em equipes.
Atividade 2
Em duplas, com as mãos nos ombros ou braços do oponente, tentar derrubar somente desequilibrando, usando o peso do adversário (colega), não vale qualquer golpe.
Ter cuidado com: arranhões ou qualquer brutalidade. Sugiro pedir que os alunos retirem relógios, pulseiras, cordões, brincos, etc.
Esta atividade também pode ser realizada em duplas ou equipes, o professor deverá tentar equiparar os alunos, por altura, peso e força. A segurança dos alunos é muito importante para realização da atividade.
Exemplos de desequilibrio:
http://juizdeforaonline.files.wordpress.com/2009/03/lohane1.jpg
Atividade 3
Linha quente: Colocar uma pessoa no meio da sala (em quadra irá requerer mais pessoas, dependendo do tamanho do local). Os alunos tentarão passar de um lado para o outro da sala sem ser pego pelo guardião que está no meio (uma linha demarcada ou imaginária onde o guardião pode se deslocar). Quando um aluno for pego ajudará o guardião.
Ao finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos, informando que todas as lutas tem suas técnicas e estas são treinadas durante muito tempo para serem executadas, a aula possibilitou aos alunos conhecerem uma pequena parte do universo das lut as.
fotos no plano
Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender o conteúdo da aula durante as atividades propostas. Verificar se identificaram como podem conseguir desequilibrar o outro em um jogo de lutas, se identificaram quando estão se defendendo ou atacando o opositor.
As atitudes dos alunos em relação à violência e respeito ao colega durante as atividades mostram também se a aula atingiu seu objetivo.
Verificar se diferenciam o uso das técnicas, de outros elementos como: força, peso e altura, discutindo o uso desses elementos na luta. Questões podem ser levantadas como: é o mais forte que consegue vencer este tipo de luta proposto? e o mais alto? Por quê? Onde entra a técnica? é necessário a violência?
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/02/2015
Cinco estrelasQue aula show ,gostaria de saber mais treinos
09/09/2012
Quatro estrelasgostei muito da metodologia , com certeza vai me ajuda na eleboração do meu projeto "lutas nas aulas de educação física", tenho uma certa dificuldade pois não tenho a formação espotiva ,mais estou pesquisando ,elaborando esse projeto no qual breve colocarei em prática,valeu!!!
29/05/2012
Cinco estrelasÉ muito importante ter um espaço como este que pode facilitar, informar, e oferecer exemplos de atividades que podemos realizar com os alunos, na disciplina de educação física. Muito obrigado e parabéns!!!
25/09/2011
Cinco estrelasótima aula.
09/06/2011
Quatro estrelasA Unidade Didática é bem legal para mostrarmos o universo das lutas para os alunos, em tempos de violência gratuita, conceituarmos as lutas no seu real sentido torna-se imprescindivel, porém delicado, e estes planos servem bem ao seu propósito.