30/09/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Despertar o prazer pela leitura e escrita;
Conhecer elementos do gênero textual: conto;
Vivenciar a leitura e a contação de uma história, percebendo suas diferenças;
Sequenciar os fatos contados.
Tipo de texto, leitura e contação.
Atividade 1- O professor a partir da leitura do conto “A boneca e o cavalo branco” deverá combinar com as crianças uma contação da história, na qual ele utilizará alguns elementos do faz de conta para a dramatização (uma boneca e um cavalinho branco).
Figura 1 - A BONECA E O CAVALO
1º Momento – O professor deverá ler a história “A boneca e o cavalo branco” e durante a leitura deve mostrar a ilustração para que as crianças visualizem e possam fazer a leitura imagética. Após a leitura o professor deve fazer alguns questionamentos:
Sugestão de leitura: Texto da “A Boneca e o cavalo branco”. Extraído do site e acessado no dia 24 de junho de 2008: http://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/2007/10/23/a-boneca-e-o-cavalo-branco/
Quem eram os personagens da história?
Do que tratava a história?
2º Momento – O professor deverá contar a história “A boneca e o cavalo branco”, dramatizando-a, utilizando como suporte uma boneca e um cavalo branco. Após a contação, o professor deve questionar:
Vocês gostaram mais de ouvir a história do livro ou a dramatizada?
Qual a diferença entre as histórias?
Obs: Deixe que as crianças expressem suas idéias, responda suas dúvidas, indague sempre que achar necessário, assim as crianças refletem sobre suas hipóteses.
Avaliar se as crianças:
Compreenderam a diferenciação da contação e da leitura de texto;
Apreciaram a contação da história a partir da dramatização.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Acredito muito nesta estratègia que encanta e desperta o interesse das crianças para o aprendizado màgiCO! Se todos os educadores se utilizassem desta forma màgica de ensinar nas sèries iniciais > nossas crianças (das escolas pùblicas principalmente) teriam uma melhor qualidade no desempenho de suas produçoes orais e escritas >sinto_me como se estivesse viajando pelo mundo da imaginaçao com elas e somos capazes de vivenciar experiências que ninguèm imagina < E AS HISTÒRIASDELAS!!!