Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O CAVALO – Uma história bem contada e dramatizada.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Dominique Cristina Souza de Sena
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o prazer pela leitura e escrita;
Conhecer elementos do gênero textual: conto;
Vivenciar a leitura e a contação de uma história, percebendo suas diferenças;
Sequenciar os fatos contados.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipo de texto, leitura e contação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- O professor a partir da leitura do conto “A boneca e o cavalo branco” deverá combinar com as crianças uma contação da história, na qual ele utilizará alguns elementos do faz de conta para a dramatização (uma boneca e um cavalinho branco).

cavalo boneca 4

cavalo boneca 1


Figura 1 - A BONECA E O CAVALO

1º Momento – O professor deverá ler a história “A boneca e o cavalo branco” e durante a leitura deve mostrar a ilustração para que as crianças visualizem e possam fazer a leitura imagética. Após a leitura o professor deve fazer alguns questionamentos:

Sugestão de leitura: Texto da “A Boneca e o cavalo branco”. Extraído do site e acessado no dia 24 de junho de 2008: http://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/2007/10/23/a-boneca-e-o-cavalo-branco/


Quem eram os personagens da história?
Do que tratava a história?

2º Momento – O professor deverá contar a história “A boneca e o cavalo branco”, dramatizando-a, utilizando como suporte uma boneca e um cavalo branco. Após a contação, o professor deve questionar:


Vocês gostaram mais de ouvir a história do livro ou a dramatizada?
Qual a diferença entre as histórias?

cavalo boneca 5

cavalo boneca 10

cavalo boneca 8

cavalo boneca 6

cavalo boneca 5


Obs: Deixe que as crianças expressem suas idéias, responda suas dúvidas, indague sempre que achar necessário, assim as crianças refletem sobre suas hipóteses.

Avaliação

Avaliar se as crianças:
Compreenderam a diferenciação da contação e da leitura de texto;
Apreciaram a contação da história a partir da dramatização.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rivania Maria da Silva Souza, Colègio Estadual Professor Fernando Azevedo , Sergipe - disse:
    rivania.alex@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Acredito muito nesta estratègia que encanta e desperta o interesse das crianças para o aprendizado màgiCO! Se todos os educadores se utilizassem desta forma màgica de ensinar nas sèries iniciais > nossas crianças (das escolas pùblicas principalmente) teriam uma melhor qualidade no desempenho de suas produçoes orais e escritas >sinto_me como se estivesse viajando pelo mundo da imaginaçao com elas e somos capazes de vivenciar experiências que ninguèm imagina < E AS HISTÒRIASDELAS!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.