Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Revolução Industrial

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender sobre a Revolução Industrial: -por que ela teve início na Inglaterra; -quais as suas consequências sócio-econômicas e culturais. Percebendo-a como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento econômico e social.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Transição do feudalismo para o capitalismo.
  • Desenvolvimento das manufaturas na Inglaterra.
  • Cercamentos: expulsão dos camponeses das terras e sua consequënte transformação em mão-de-obra fabril.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

É importante destacar que a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea. A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.

DESENVOLVIMENTO:

No laboratório de informática, divida a turma em quatro gupos.

Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:

  • GRUPO 1 - Os motivos do pioneirismo industrial inglês. Neste tópico, os alunos irão listar os fatores responsáveis para que a Inglaterra fosse o primeiro país a se industrializar.
  • GRUPO 2 - A separação entre capital e trabalho. Aqui, a pesquisa dos alunos objetiva caracterizar como ocorreu a divisão de funções nas fábricas, com ênfase na separação do trabalhador de suas ferramentas de trabalho.
  • GRUPO 3 - Consolidação do trabalho assalariado. Os alunos irão apontar as características do trabalho assalariado, acrescentando uma análise comparativa entre o trabalho assalariado e a mão-de-obra camponesa do período.
  • GRUPO 4 - Surgimento de uma nova classe social: o proletariado. É importante, neste tópico, que os alunos busquem informações sobre esse novo grupo social: Como ele surge? Quais as suas condições de vida? Como eram suas moradias?

Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a seguir. Durante a pesquisa nos links os alunos vão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após a coleta dos dados eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de reportagens para serem colocados no Jornal Mural.

http://www.suapesquisa.com/industrial/

http://www.webartigos.com/articles/3703/1/revolucao-industrial-na-inglaterra/pagina1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php

A partir do que foi coletado nas pesquisas os alunos farão um Jornal Mural:

1º Passo: Se a escola tiver um espaço adequado para exposição de trabalhos o jornal pode ser montado diretamente ali. Caso não e xista esse espaço utilize cartolinas, que podem ser coladas para que o tamanho fique maior.

2º Passo: Os alunos farão uma manchete para o Jornal Mural, que será dividido em quatro partes, relativas aos tópicos e com imagens de cada tema. Cada grupo é responsável pela montagem de sua parte. Mas é importante que todos trabalhem juntos, revezando as atividades.

Fábricas inglesas no século XVIII.

10

CONCLUSÃO:

A partir do Jornal Mural, faça uma ligação entre o surgimento do proletariado e a situação dos trabalhadores atuais.

Utilizando o texto 'Desemprego entre jovens é 3,2 vezes maior que entre adultos', encontrado no link abaixo, os alunos irão buscar caractrísticas como:

-as mudanças ocorridas no mundo do trabalho;

-o desemprego.

http://www.estadao.com.br/noticias/economia,desemprego-entre-jovens-e-32-vezes-maior-que-entre-adultos,396327,0.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Os grupos devem apresentar para a turma os resultados das pesquisas utilizando o Jornal Mural e o texto, cada ponto será debatido entre os alunos, para que os conhecimentos sejam socializados entre eles.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 2/7 - 28.57%
  • Quatro estrelas 5/7 - 71.43%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • NIVALDO BUENO DA SILVA, NAIR HANNICKEL ROMARO , São Paulo - disse:
    buenodasilva@uol.com.br

    22/10/2014

    Quatro estrelas

    São aulas interessantes, que nos tira da mesmice do livro didático. Da sugestões para sala de informática, na qual os alunos despertam o conhecimento com a curiosidade da internet, já que a maioria não tem acesso. Ótima sugestão, na qual, estou aproveitando muito. Obrigado.


  • Carlos Eduardo Ribeiro Campos, CIEP 346 Queimados , Rio de Janeiro - disse:
    carlosercampos@ig.com.br

    21/08/2013

    Quatro estrelas

    Gostei, porém o tempo é insuficiente.


  • Pedro Barbosa, CE Gomes Freire de Andrade , Rio de Janeiro - disse:
    pedrohisceob@gmail.com

    23/06/2013

    Quatro estrelas

    Gostei das sugestões de aulas.


  • Valdeci Lessa, E.E.E.F.M. DOM MÁRIO DE MIRANDA VILAS BOAS , Pará - disse:
    valdolessa@hotmail.com

    03/03/2011

    Quatro estrelas

    Os alunos farão uso de recursos tecnológicos e de midiática para produzir e expressar seus conhecimentos. Ótima sugestão de aula


  • valkiria França, Colégio Estadual Brazilino Viegas , Bahia - disse:
    valkiriaoliveirafranca02@gmail.com

    09/08/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula é de excelemte qualidade. Prática , muito dinâmica, com um grau de cooperatividade e compartilhamento de informações muito grande e de extrema importância para a aquisição dos conhecimentos hitóricos.


  • Patrícia Leles de Oliveira, SENAI C FORM PROFIS GERSON DIAS , Minas Gerais - disse:
    patleles@gmail.com

    28/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão! Aplicarei a metodologia, pois é uma forma interessante para a faixa etária que trabalho no ensino técnico.


  • Claudete Costa Quaresma, SEDUC , Pará - disse:
    deteranieri@hotmail.com

    06/04/2010

    Quatro estrelas

    A aula de História sobre Revolução Industrial está muito boa. As divisões do grupo e pesquisa nas páginas da internet enriquecerão o teor do trabalho e apresentará uma dimensão dos fatos que envolve o tema. Apenas acrescentaria um momento de exposição oral com os demais alunos da modalidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.