Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura do poema Convite, de Paulo Paes

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marilda Clareth Bispo de Oliveira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Interpretar o poema Convite de Paulo Paes.

2. Desenvolver estratégias de leitura de poemas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre conceitos como poesia, poeta e linguagem poética.
4. Identificar a importância do uso da linguagem figurativa, no processo de interpretação de poemas.
5. Estabelecer relações entre  imagens e textos poéticos.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Saber que o poema é um discurso, através do qual o poeta pode apresentar conceitos.
2. Identificar imagens e expressões figurativas.
3. Conhecimentos básicos sobre a linguagem literária.
4. Ler poemas e atribuir sentidos a expressões metafóricas
5. Identificar argumentos em um texto.

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa

1. Iniciar uma conversa com os alunos, dizendo que gostaria de lhes fazer um convite. Pedir para  imaginarem qual seria o convite, que convite gostariam de receber e se eles acham que poderiam aceitar o convite a ser feito.

2. Depois desta conversa, escrever no quadro, o título "Convite" e dizer que é uma poesia de Paulo Paes.

Comentar um pouco sobre a vida de Paulo Paes. O professor pode consultar o endereço abaixo ou outro site.

Sugestão: Pedir para os alunos pesquisarem em sites da internet ou em outro material disponível  e escreverem um pequeno texto com informações sobre o poeta Paulo Paes.

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo.html

2ª Etapa

1. Apresentação do poema em power point. Ler o poema, slide por slide.

http://www.empressr.com/View.aspx?token=CBrbQY%2bIYJE%3d&e=xT2z6GrYapHUYTKQOXW2pkHdc6VqJIeWKPZ5QDwxK%2bQ%3d

2. Interação oral entre professor e aluno.Durante a aula o professor segue o roteiro de questões abaixo para mediar e facilitar o processo de leitura/ interpretação do poema. As respostas dos alunos contribuem para o professor identificar dificuldades em relação a conceitos como poesia, ponto de vista do poeta sobre o conceito poesia, reconhecimento da intenção comunicativa do autor e a relação entre poesia e brincadeira. A partir das respostas dos alunos, o professor pode interferir e contribuir para que os alunos possam construir ou aprofundar seus conhecimentos e suas estratégias de leitura de textos literários e/ou poéticos. Assim o professor pode  iniciar uma conversa com os alunos, perguntando:

2.1. Você aceita brincar de ler poesias? Por quê?

2.1. O que é poesia para Paulo Paes?

2.3. Quem é o poeta, de acordo com a visão do autor do poema?

2. 4.O que o autor pretende dizer ao seu leitor?

2.5. Ler poesia pode ser uma brincadeira? Por quê?

3ª Etapa

1. Ler com os alunos, em voz alta, o poema “ Convite” de José Paulo Paes. Pedir a alguns alunos para fazerem a leitura. Cada um dos alunos pode ler uma estrofe ou um verso. 

Convite
Poesia
é brincar com palavra s
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

O poema está disponível no endereço abai xo.

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo.html

2. Após a leitura do poema, organizar a turma em grupos formados por 04 alunos e pedir  para eles responderem por escrito as perguntas propostas abaixo.


2. 1. Explique, em poucas linhas, o significado dos versos abaixo.

“ Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião”

2.2. Com base na compreensão do poema, podemos perceber que “A leitura de poesias é uma brincadeira mais interessante do que a de brincar de pião.” Escreva os argumentos usados pelo poeta para defender esta idéia.

2.3.  Encontre exemplos de metáfora e comparação.

2.4.  Escolha um exemplo de  metáfora e um de comparação e explique em poucas palavras o sentido de cada uma das figuras de linguagem.

2.5.   Por que as palavras não se gastam de tanto brincar, como acontece com a bola, por exemplo?

2.6.  Para o poeta a palavra é como a água que está sempre nova. O que o poeta estaria nos dizendo ao fazer esta afirmação? Justifique a sua resposta.

2.7.  Para manter a idéia de que a palavra, a poesia e a água estão sempre novas, o poeta cria uma metáfora. Identifique-a e explique o sentido que esta metáfora adquire neste poema.

“ Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião”

2.2. Com base na compreensão do poema, podemos perceber que “A leitura de poesias é uma brincadeira mais interessante do que a de brincar de pião.” Escreva os argumentos usados pelo poeta para defender esta idéia.

2.3.  Encontre exemplos de metáfora e comparação.

2.4.  Escolha um exemplo de  metáfora e um de comparação e explique em poucas palavras o sentido de cada uma das figuras de linguagem.

2.5.   Por que as palavras não se gastam de tanto brincar, como acontece com a bola, por exemplo?

2.6.  Para o poeta a palavra é como a água que está sempre nova. O que o poeta estaria nos dizendo ao fazer esta afirmação? Justifique a sua resposta.

2.7.  Para manter a idéia de que a palavra, a poesia e a água estão sempre novas, o poeta cria uma metáfora. Identifique-a e explique o sentido que esta metáfora adquire neste poema.

Recursos Complementares

Para pesquisa e leitura para o professor

http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no2_18.pdf

http://www.sitedeliteratura.com/Litbras/socraticas.htm

Avaliação

Os alunos poderão fazer um relato escrito sobre suas reflexões e conclusões a respeito do que aprenderam durante as aulas sobre o processo de produção e de leitura de poesias. Os alunos poderão, também, serem solicitados a apresentar, em slides ou desenhos, uma nova leitura do poema "Convite" de Paulo Paes.A interpretação do poema deve ser apresentada para os colegas e pode ser organizada a partir da utilização de recursos visuais e sonoros. A declamação do poema também pode ser uma forma de interpretar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.