25/11/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
1.Interpretar o poema Convite de Paulo Paes.
2. Desenvolver estratégias de leitura de poemas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre conceitos como poesia, poeta e linguagem poética.
4. Identificar a importância do uso da linguagem figurativa, no processo de interpretação de poemas.
5. Estabelecer relações entre imagens e textos poéticos.
1. Saber que o poema é um discurso, através do qual o poeta pode apresentar conceitos.
2. Identificar imagens e expressões figurativas.
3. Conhecimentos básicos sobre a linguagem literária.
4. Ler poemas e atribuir sentidos a expressões metafóricas
5. Identificar argumentos em um texto.
1ª Etapa
1. Iniciar uma conversa com os alunos, dizendo que gostaria de lhes fazer um convite. Pedir para imaginarem qual seria o convite, que convite gostariam de receber e se eles acham que poderiam aceitar o convite a ser feito.
2. Depois desta conversa, escrever no quadro, o título "Convite" e dizer que é uma poesia de Paulo Paes.
Comentar um pouco sobre a vida de Paulo Paes. O professor pode consultar o endereço abaixo ou outro site.
Sugestão: Pedir para os alunos pesquisarem em sites da internet ou em outro material disponível e escreverem um pequeno texto com informações sobre o poeta Paulo Paes.
2ª Etapa
1. Apresentação do poema em power point. Ler o poema, slide por slide.
2. Interação oral entre professor e aluno.Durante a aula o professor segue o roteiro de questões abaixo para mediar e facilitar o processo de leitura/ interpretação do poema. As respostas dos alunos contribuem para o professor identificar dificuldades em relação a conceitos como poesia, ponto de vista do poeta sobre o conceito poesia, reconhecimento da intenção comunicativa do autor e a relação entre poesia e brincadeira. A partir das respostas dos alunos, o professor pode interferir e contribuir para que os alunos possam construir ou aprofundar seus conhecimentos e suas estratégias de leitura de textos literários e/ou poéticos. Assim o professor pode iniciar uma conversa com os alunos, perguntando:
2.1. Você aceita brincar de ler poesias? Por quê?
2.1. O que é poesia para Paulo Paes?
2.3. Quem é o poeta, de acordo com a visão do autor do poema?
2. 4.O que o autor pretende dizer ao seu leitor?
2.5. Ler poesia pode ser uma brincadeira? Por quê?
3ª Etapa
1. Ler com os alunos, em voz alta, o poema “ Convite” de José Paulo Paes. Pedir a alguns alunos para fazerem a leitura. Cada um dos alunos pode ler uma estrofe ou um verso.
Convite
Poesia
é brincar com palavra s
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
O poema está disponível no endereço abai xo.
2. Após a leitura do poema, organizar a turma em grupos formados por 04 alunos e pedir para eles responderem por escrito as perguntas propostas abaixo.
2. 1. Explique, em poucas linhas, o significado dos versos abaixo.
“ Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião”
2.2. Com base na compreensão do poema, podemos perceber que “A leitura de poesias é uma brincadeira mais interessante do que a de brincar de pião.” Escreva os argumentos usados pelo poeta para defender esta idéia.
2.3. Encontre exemplos de metáfora e comparação.
2.4. Escolha um exemplo de metáfora e um de comparação e explique em poucas palavras o sentido de cada uma das figuras de linguagem.
2.5. Por que as palavras não se gastam de tanto brincar, como acontece com a bola, por exemplo?
2.6. Para o poeta a palavra é como a água que está sempre nova. O que o poeta estaria nos dizendo ao fazer esta afirmação? Justifique a sua resposta.
2.7. Para manter a idéia de que a palavra, a poesia e a água estão sempre novas, o poeta cria uma metáfora. Identifique-a e explique o sentido que esta metáfora adquire neste poema.
“ Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião”
2.2. Com base na compreensão do poema, podemos perceber que “A leitura de poesias é uma brincadeira mais interessante do que a de brincar de pião.” Escreva os argumentos usados pelo poeta para defender esta idéia.
2.3. Encontre exemplos de metáfora e comparação.
2.4. Escolha um exemplo de metáfora e um de comparação e explique em poucas palavras o sentido de cada uma das figuras de linguagem.
2.5. Por que as palavras não se gastam de tanto brincar, como acontece com a bola, por exemplo?
2.6. Para o poeta a palavra é como a água que está sempre nova. O que o poeta estaria nos dizendo ao fazer esta afirmação? Justifique a sua resposta.
2.7. Para manter a idéia de que a palavra, a poesia e a água estão sempre novas, o poeta cria uma metáfora. Identifique-a e explique o sentido que esta metáfora adquire neste poema.
Os alunos poderão fazer um relato escrito sobre suas reflexões e conclusões a respeito do que aprenderam durante as aulas sobre o processo de produção e de leitura de poesias. Os alunos poderão, também, serem solicitados a apresentar, em slides ou desenhos, uma nova leitura do poema "Convite" de Paulo Paes.A interpretação do poema deve ser apresentada para os colegas e pode ser organizada a partir da utilização de recursos visuais e sonoros. A declamação do poema também pode ser uma forma de interpretar.
Quatro estrelas 3 classificações
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09/04/2012
Cinco estrelasMuito Boa, ótimos slides. estão de parabéns.
14/08/2011
Cinco estrelasMuito boa a aula. Criativa e não casativa para o aluno.
13/02/2011
Quatro estrelasBastante enriquecedoras as atividades propostas.