30/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
1ª. Etapa:
Discutindo Felicidade Clandestina....
Pergunte aos seus alunos se já tiveram algum objeto de desejo, algo que queriam muito e que alguém conhecido o tivesse. Instigue-os a detalhar o que desejavam. Motive-os, assim, a ouvir o conto Felicidade Clandestina, informando-lhes que é uma obra de Clarice Lispector, baseada em memórias de infância sobre algo que ela também desejava muito...
Apresente, então, o 1º. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
Estimule as interpretações. É importante que entendam que na discussão de um texto literário não existem respostas certas ou únicas. Para promover e ampliar o debate, estimule-os comentar sobre personagens, sobre os pensamentos e sentimentos do narrador: em que voz fala o narrador? O que caracteriza as personagens? Que recursos da língua o narrador usou para descrevê-las? É interessante conversar sobre como uma descrição pode causar impacto no leitor e como Clarice Lispector optou por descrever detalhadamente o pensamento da personagem, mais do que descrever os fatos no trecho inicial do conto. E mais: incentive-os a fazer antecipações e inferências: o que o título sugere que vai acontecer no conto? Quais palavras são desconhecidas no texto? É possível ter uma idéia do que significam lendo o parágrafo em que estão inseridas?
É interessante que os alunos recebam cópias do trecho ouvido, para que, com o texto em mãos, sejam provocados a trocarem as impressões.
A fonte original está em: Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Você encontra também o conto disponível na Internet. Exemplo : http://www.apetesp.com.br/cursos/obras/livros/classicos/clarisse%20lispector/Clarice%20Lispector%20-%20Felicidade%20clandestina.doc
Durante as discussões, estimule que todos os comentários sejam exempli ficados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” Enfim, provoque seu s alunos a comentarem o conto colocando em jogo seus conhecimentos prévios, fazendo antecipações a respeito dos fatos que ainda virão na segunda parte do texto e buscando indícios para validar suas interpretações.
Desafie-os, então, a criar um desfecho para a história antes de ouvirem a segunda parte do conto.
2ª. Etapa:
Produzindo textos colaborativamente...
Os alunos devem ser organizados em trios ou quartetos para produção de um texto colaborativamente. Peça que façam uma síntese das principais idéias e, em consenso, definam qual será o final da história. Devem então fazer um planejamento do enredo, listando os principais tópicos que irão compor o texto e guiarão a escrita. Lembre-os que devem garantir a coerência do discurso. A produção do texto será iniciada no horário de aula usando os computadores da escola e poderá ter continuidade fora dela.
Para a produção colaborativa é possível utilizar ferramentas gratuitas disponíveis na Internet tais como:
Google docs: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html
EquiText: http://equitext.pgie.ufrgs.br/
Todas as modificações que são feitas usando esses processadores de texto on line ficam guardadas num histórico, podendo-se resgatar o processo de construção.
Escolha uma das ferramentas, oriente-os no processo de cadastro e mãos à obra! Lembre seus alunos que precisarão negociar a eliminação ou alteração do texto até chegarem à versão final.
D urante o processo, deixe anotações nos textos dos grupos, provocando-os a incrementar trechos, detalhar impressões e pensamentos como fez Clarice Lispector em sua obra. Incentive-os o tempo todo a trocarem de papéis: escritores, revisores e leitores.
3ª. Etapa:
Revisando textos...
Durante a fase inicial da produção do texto os alunos preocupam-se com o que dizer e como dizer. Na próxima etapa, devem ser orientados a fazer correções, observar a concordância e a ortografia. Oriente-os a usar os corretores dos próprios processadores de texto e pesquisar em dicionários ou livros sobre gramática os casos sobre os quais tiverem dúvidas.
4ª. Etapa:
Apreciando textos de Clarice, de Marcos, Luana, José...
Apresente o 2º. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
Provoque comentários: surpresa com a reação da personagem? Depois de conhecer o texto inteiro, o que o título nos diz sobre o conto?
Finalmente, promova a socialização das produções dos alunos on line, impressas ou em arquivos de áudio:
É possível utilizar o projetor multimídia caso queiram fazer a socialização das produções em leitura compartilhada
É possível socializar a produção em áudio, assim como ouviram o original de Clarice Lispector. Para isso podem usar a ferramenta de gravação de áudio do Windows. Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:
Após gravação usando um microfone, peça que salvem os arquivos com o título do episódio em uma pasta previamente combinada.
Sugestões:
Crie uma página com links para todos os arquivos em áudio, incluindo os episódios originais de Felicidade Clandestina, usando o Power Point para a socialização
ou façam Podcasts: publiquem os arquivos em áudio gravados em MP3 na Internet !
Nome | Tipo |
---|---|
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias] | Áudio |
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias] | Áudio |
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Estou trabalhando com meus 8ºs anos exatamente este texto. Você me ajudou muito. Amei sua aula.
24/03/2010
Três estrelasAchei muito válida esta sugestão de como trabalhar a obra de Clarice Lipesctor nas aulas de português com predições e participações da turma. A metodologia usada foi bem chamativa para que houvesse uma interação entre os alunos.Os recursos tecnológicos usados fizeram com que aula tivese grande proveito na aprendizagem dos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei e vou usar com as minhas turmas de leitura e com a 3º série
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente plano de aula. Parabéns
24/03/2010
Três estrelasGostei da aula, achei bastante interessante e criativa.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula. Apliquei com meus alunos do 8º ano e o resultado foi muito bom. Eles gostaram muito e querem mais aulas assim.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei pois é uma aula excelente
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula! Vou tentar desenvolvê-la em minha escola. Estou tentando descobrir como fazer isso com poucos recursos de mídias.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns!!! Adorei o trabalho,eu particularmente sou fissurada pelos contos da Clarice,em especial -Felicidade Clandestina. show!!!! Orlândia,SP.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a aula, vou utilizar como sugestão no curso do Teleduc que estou fazendo a distancia.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula! É a PRIMEIRA AULA que percebo que utilizou com maestria os recursos tecnológicos hoje existentes, sem se esquecer, um só momento do objetivo da aula. O professor que copiar ou seguir as idéias aqui apresentadas, conseguirá que seus alunos escrevam e peguem o gosto por essa maravilhosa brincadeira que é a escrita colaborativa da web e, quem sabe, revelar nova geração de escritores! Novamente, parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante a atividade, pois há vários conteúdos a serem explorados em uma atividade. Interagi - los com as obras literárias, levá - los a desenvolver o senso crítico, observar as diferentes leituras entre os alunos e saber criticar as visões dos colegas de forma positiva compartilhando e somando conhecimentos