Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AGUÇANDO OS SENTIDOS – PRÁTICAS ALFABETIZADORAS

 

26/11/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria de Oliveira Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do estímulo dos órgãos dos sentidos, em especial do olfato, e contando com a curiosidade das crianças e o prazer da descoberta, nesta proposta, os alunos devem aprender a utilizar outros sentidos, e não apenas o da visão, para perceber o mundo.

Com esse estímulo, espera-se que os alunos sintam-se mais motivados no registro das frutas, ajudando a tornar estes vocábulos estáveis para a turma e ampliando o repertório de palavras conhecidas para que, com elas, tenham cada vez mais elementos para a construção da escrita.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter em sala uma lista de frutas para que possam consultar a escrita das mesmas (lista da aula 1), caso sintam necessidade e, já terem incorporado a prática de buscar, através de estratégias próprias de leitura, o reconhecimento das palavras que desejarem encontrar.

Estratégias e recursos da aula

Painel com o nome das frutas para ficar exposto na sala;

Quatro caixinhas escuras e com furinhos na tampa;

Quatro frutas de cheiro forte picadinhas;

Folha conforme modelo abaixo:


Atividade 1

Jogo da descoberta sensorial

Passar pelas crianças quatro potes com frutas picadas. Estes potes devem ser de cor escura, para não permitir a visualização da fruta, e ter alguns furinhos na tampa, para permitir a saída do cheiro.

Cada criança sentirá o aroma do recipiente e tentará adivinhar que fruta está ali dentro. Depois, escreverá numa folha de papel números de um a quatro.

Obs.: todos os potes serão numerados para a criança anotar o nome da fruta  correspondente ao número escrito no pote.

Modelo da folha de anotação:

NOME DA ESCOLA
NOME DO ALUNO(A)
DATA:

DESCOBRINDO AS FRUTAS ATRAVÉS DOS SEUS AROMAS


ESCREVA O NOME DA FRUTA QUE VOCÊ ACHA QUE TEM EM CADA POTINHO. FIQUE ATENTO AO NÚMERO DO POTE.


1________________________________________

2________________________________________

3________________________________________

4________________________________________

Os alunos farão esta escrita consultando a lista de frutas feita na aula 1, que ficará por um tempo exposta na sala, Quem não fizer a aula 1 poderá somente fazer a lista de frutas e deixar na sala, em lugar visível.

Depois de todos escreverem, a professora abrirá os potes e mostrará as frutas  Os alunos deverão verificar se descobriram que fruta estava em que pote. A professora escreverá no quadro o nome das frutas, pedindo que os alunos comparem a sua própria escrita com a da professora.

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o processo da aula, observando a participação de cada aluno, o interesse pela atividade, as estratégias que utilizam para escrever e ler.

A avaliação formativa será a escrita de cada criança, na folha a ser preenchida com o nome das frutas e, a capacidade de observação e acompanhamento da escrita da criança com a escrita da professora em relação as quatro frutas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.