26/11/2009
Glória Maria de Oliveira Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Através do estímulo dos órgãos dos sentidos, em especial do olfato, e contando com a curiosidade das crianças e o prazer da descoberta, nesta proposta, os alunos devem aprender a utilizar outros sentidos, e não apenas o da visão, para perceber o mundo.
Com esse estímulo, espera-se que os alunos sintam-se mais motivados no registro das frutas, ajudando a tornar estes vocábulos estáveis para a turma e ampliando o repertório de palavras conhecidas para que, com elas, tenham cada vez mais elementos para a construção da escrita.
Os alunos devem ter em sala uma lista de frutas para que possam consultar a escrita das mesmas (lista da aula 1), caso sintam necessidade e, já terem incorporado a prática de buscar, através de estratégias próprias de leitura, o reconhecimento das palavras que desejarem encontrar.
Painel com o nome das frutas para ficar exposto na sala;
Quatro caixinhas escuras e com furinhos na tampa;
Quatro frutas de cheiro forte picadinhas;
Folha conforme modelo abaixo:
Atividade 1
Jogo da descoberta sensorial
Passar pelas crianças quatro potes com frutas picadas. Estes potes devem ser de cor escura, para não permitir a visualização da fruta, e ter alguns furinhos na tampa, para permitir a saída do cheiro.
Cada criança sentirá o aroma do recipiente e tentará adivinhar que fruta está ali dentro. Depois, escreverá numa folha de papel números de um a quatro.
Obs.: todos os potes serão numerados para a criança anotar o nome da fruta correspondente ao número escrito no pote.
Modelo da folha de anotação:
NOME DA ESCOLA
NOME DO ALUNO(A)
DATA:
DESCOBRINDO AS FRUTAS ATRAVÉS DOS SEUS AROMAS
ESCREVA O NOME DA FRUTA QUE VOCÊ ACHA QUE TEM EM CADA POTINHO. FIQUE ATENTO AO NÚMERO DO POTE.
1________________________________________
2________________________________________
3________________________________________
4________________________________________
Os alunos farão esta escrita consultando a lista de frutas feita na aula 1, que ficará por um tempo exposta na sala, Quem não fizer a aula 1 poderá somente fazer a lista de frutas e deixar na sala, em lugar visível.
Depois de todos escreverem, a professora abrirá os potes e mostrará as frutas Os alunos deverão verificar se descobriram que fruta estava em que pote. A professora escreverá no quadro o nome das frutas, pedindo que os alunos comparem a sua própria escrita com a da professora.
A avaliação acontecerá durante todo o processo da aula, observando a participação de cada aluno, o interesse pela atividade, as estratégias que utilizam para escrever e ler.
A avaliação formativa será a escrita de cada criança, na folha a ser preenchida com o nome das frutas e, a capacidade de observação e acompanhamento da escrita da criança com a escrita da professora em relação as quatro frutas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!