21/12/2009
Glória Maria Oliveira Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Reconhecer o nome das frutas.
Refletir e avançar na construção da escrita.
Esta atividade favorece a reflexão sobre a escrita em todos os níveis de alfabetização; estimula o trabalho em dupla, valorizando a troca de informações entre as crianças e o conhecimento de cada uma e estabelece normas de convivência, visando respeitar as opiniões de cada membro da dupla.
Com a atividade 3, os alunos que já vivenciaram a construção da escrita das frutas nas atividades 2 e 3, poderão trabalhar em outra atividade o nome das frutas, desta vez dando ênfase a leitura.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Envelopes com as letras da fruta.
Caderno
Cola
Folhas do álbum de figurinhas.
Atividade 1
Montando a palavras:
Cole a figura de uma fruta na frente de um envelope e dentro coloque todas as letras necessárias para a escrita da mesma.
Peça para que, em dupla, os alunos organizem as letras para formar o nome da fruta que está no envelope e colem no caderno, fazendo o desenho da fruta correspondente.
Pode dar quatro envelopes para cada aluno.
Orientem os alunos que a organização das palavras deve ser em duplas, mas cada um recebe quatro envelopes com frutas diferentes.
Atividade 2
Caça-palavras com o nome das frutas entregue as duplas
Modelo do caça-palavras:
ENCONTRE AS FRUTAS QUE VOCÊ E SUA DUPLA MONTARAM. SE PRECISAR CONSULTE O NOME NO SEU CADERNO.
A B A C A X I N H T
A H K S B A N A N A
M O R A N G O D U E
C G U R L I M A O X
L A R A N J A F G Z
V M A M A O V T P L
N U L P D C U V A M
M J R S G O I A B A
Atividade 3
Esta atividade é um álbum de figurinhas diferente, que possibilita aos alunos utilizarem estratégias de leitura.
É importante o professor orientar os alunos a seguirem os passos da atividade conforme descrito na folha.
Durante a atividade o professor precisa passar nas mesas e orientar os alunos a primeiro recortar uma figura, e depois, procurar na página com as palavras. Fazendo desta maneira permite que crianças ainda em fase bem inicial de leitura possam acessar seus conhecimentos para a leitura das palavras.
Caso o professor queira utilizar o álbum de figurinhas para outras palavras, é importante lembrar que, elas devem pertencer ao mesmo campo semântico e um trabalho prévio com as palavras deve ser feito, conforme mostrado nesta aula com as atividades 1 e 2.
A avaliação ocorrerá durante todas as atividades da aula, onde o professor vai observar como cada aluno está avançando em suas hipóteses de escrita e leitura.
No momento do trabalho em grupo, a avaliação será a partir da observação de como os alunos lançam mão de seus conhecimentos para a escrita das palavras e de como interagem com seus pares no processo de construção e respeito ao saber do outro.
Avaliar as questões de liderança, respeito e normas de convivência na relação interpessoal.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2011
Cinco estrelasBOA ESTRATEGIA,AULA MUITO MOTIVADA, MEUS ALUNOS ADORARAM AS ATIVIDADES.
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS ATRAVÉS DELAS PODEMOS AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA, ALÉM DE SUA SOCIALIZAÇÃO COM O GRUPO.