Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ATIVIDADES EM DUPLAS: UMA PROPOSTA ENRIQUECEDORA

 

21/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria Oliveira Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o nome das frutas. 

Refletir e avançar na construção da escrita.

Esta atividade favorece a reflexão sobre a escrita em todos os níveis de alfabetização; estimula o trabalho em dupla, valorizando a troca de informações entre as crianças e o conhecimento de cada uma e estabelece normas de convivência, visando respeitar as opiniões de cada membro da dupla.

Com a atividade 3, os alunos que já vivenciaram a construção da escrita das frutas nas atividades 2 e 3, poderão trabalhar em outra atividade  o nome das frutas, desta vez dando ênfase a leitura. 


Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Envelopes com as letras da fruta.
Caderno
Cola

Folhas do álbum de figurinhas.

Atividade 1

Montando a palavras:

Cole a figura de uma fruta na frente de um envelope e dentro coloque todas as letras necessárias para a escrita da mesma.

Peça para que, em dupla, os alunos organizem as letras para formar o nome da fruta que está no envelope e colem no caderno, fazendo o desenho da fruta correspondente.

Pode dar quatro envelopes para cada aluno.

Orientem os alunos que a organização das palavras deve ser em duplas, mas cada um recebe quatro envelopes com frutas diferentes.


Atividade 2

Caça-palavras com o nome das frutas entregue as duplas


Modelo do caça-palavras:


ENCONTRE AS FRUTAS QUE VOCÊ E SUA DUPLA MONTARAM. SE PRECISAR CONSULTE O NOME NO SEU CADERNO.

A B A C A X I N H T
A H K S B A N A N A
M O R A N G O D U E
C G U R L I M A O X
L A R A N J A F G Z
V M A M A O V T P L
N U L P D C U V A M
M J R S G O I A B A

Atividade 3

Esta atividade é um  álbum  de figurinhas diferente, que possibilita aos alunos utilizarem estratégias de leitura.

É importante o professor orientar os alunos a seguirem os passos da atividade conforme descrito na folha.

Durante a atividade o professor precisa passar nas mesas e orientar os alunos a primeiro recortar uma figura, e depois, procurar na página com as palavras. Fazendo desta maneira permite que crianças ainda em fase bem inicial de leitura possam acessar seus conhecimentos para a leitura das palavras.

Caso o professor queira utilizar o álbum de figurinhas para outras palavras, é importante lembrar que, elas devem pertencer ao mesmo campo semântico e um trabalho prévio com as palavras deve ser feito, conforme mostrado nesta aula com as atividades 1 e 2.

undefined

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todas as atividades da aula, onde o professor vai observar como cada aluno está avançando em suas hipóteses de escrita e leitura.

No momento do trabalho em grupo, a avaliação será a partir da observação de como os alunos lançam mão de seus conhecimentos para a escrita das palavras e de como interagem com seus pares no processo de construção e respeito ao saber do outro.

Avaliar as questões de liderança, respeito e normas de convivência na relação interpessoal.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CLAUDIA BRANDAO, EM NILZA DE OLIVEIRA PIPINO , Mato Grosso - disse:
    CLAUDIASTANKEVIS@HOTMAIL.COM

    06/05/2011

    Cinco estrelas

    BOA ESTRATEGIA,AULA MUITO MOTIVADA, MEUS ALUNOS ADORARAM AS ATIVIDADES.


  • Samara, CEF 07 , Distrito Federal - disse:
    silva.samara@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, POIS ATRAVÉS DELAS PODEMOS AVALIAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA, ALÉM DE SUA SOCIALIZAÇÃO COM O GRUPO.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.